5 livros sobre gestão de pessoas para aprofundar o conhecimento

Tempo de leitura: 3 minutos

A área de gestão de pessoas é cada vez mais valorizada pelas empresas. Segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), desde a década de 1990, o setor tem se voltado para o engajamento dos colaboradores. Mantê-los motivados para melhorar o desempenho pessoal e da empresa é o desafio da equipe de gestão de pessoas

Isso porque a gestão de pessoas se define pelo conjunto de técnicas para incentivar o comportamento de um grupo na organização e potencializar seu desempenho.

Esses profissionais são essenciais para manter a equipe coesa, já que também selecionam os colaboradores mais adequados para cada posto e assim, contribuem para elevar a produtividade e assegurar que as metas da empresa sejam atingidas.  

Atender essa demanda exige conhecimento e expertise, que vem com a qualificação. Há no mercado uma oferta extensa de obras sobre o assunto. Muitos deles foram escritos por especialistas, com vasta experiência e que hoje já se tornaram referência em Recursos Humanos no Brasil. Para ajudar a escolher entre elas, preparamos uma lista com alguns dos principais títulos sobre gestão de pessoas. Confira!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

1. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações — Idalberto Chiaveneto

Essa é uma das obras básicas que devem estar na prateleira dos profissionais de gestão de pessoas. O texto se desenrola a partir dos desafios enfrentados pelos profissionais da área.

Para gerenciá-los, o autor, que é referência na área de administração, elenca seis métodos para trabalhar os problemas de se gerenciar pessoas nas organizações: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e aplicar pessoas.

2. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes — Stephen R. Covey

Este livro também é um guia para os profissionais de gestão de pessoas. A primeira edição foi publicada há mais de 25 anos, mas o texto continua atual e é considerado o livro de negócios mais influente do mundo, segundo a Amazon. 

O autor também foi consagrado pela revista Time como um dos 25 mais influentes norte-americanos. Uma das principais lições do livro é oriunda das fábulas de Esopo: a eficácia é oriunda da harmonia. Isso que os gestores devem almejar para sua equipe de colaboradores. 

3. Como fazer amigos e influenciar pessoas —Dale Carnegie

Este é outro título muito aclamado entre os gestores da área. Uma habilidade mandatória para esses profissionais é saber lidar bem com as pessoas e comunicar com clareza as demandas e feedbacks. 

Para tanto, o autor indica aos leitores técnicas que podem ser aplicadas não só no âmbito corporativo, com métodos de persuasão e empatia, mas também pessoal, para tornar os relacionamentos mais saudáveis.

4. Comunicação Não-Violenta — Marshall B. Rosenberg

Este livro também está voltado para a construção de relacionamentos mais saudáveis entre as pessoas. A construção de um ambiente de trabalho leve é uma das tarefas do profissional de gestão de pessoas. Por isso, os métodos apresentados nesta obra para evitar ruídos de comunicação são primordiais. 

5. O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança — James C. Hunter

A partir da história de um executivo que se tornou monge, o autor ressalta as qualidades que um bom líder deve desenvolver, características que o gestor também deve possuir para influenciar a equipe de modo positivo. 

Os livros podem ser uma ótima maneira para aprender mais sobre técnicas e aplicações da gestão de pessoas. Os autores são especializados na área e contribuem para o aprendizado com propostas que podem ser aplicadas no dia a dia.

Com essas leituras e experiências, você pode embasar sua atuação na gestão de pessoas da empresa e potencializar o desempenho dos profissionais e da organização. Aproveite a sua visita e confira 14 frases inspiracionais sobre gestão de pessoas.


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