5 livros de Gestão que a universidade não mandou você ler

Tempo de leitura: 4 minutos

Sabemos que fazer gestão de pessoas não é uma tarefa fácil. Em muitos casos, é necessário ter anos de prática, autoconhecimento e bagagem acumulada no trabalho para então atingir um resultado excelente, liderando uma equipe com bons profissionais.

Para agilizar este processo de amadurecimento na carreira, uma boa solução é sempre recorrer aos estudos, pesquisando por artigos em fontes especializadas e lendo livros recomendados ou escritos por especialistas da área desejada, que quase sempre atingiram o sucesso através de muito esforço e motivação.

Contudo, ainda é comum encontrar as mesmas listas de livros tradicionais para liderança, treinamento e gerenciamento de times. Estes livros costumam estar desatualizados, em questão de estrutura narrativa ou técnica, e podem não ser ideais para a sua capacitação como um líder moderno.

Por este motivo, nós selecionamos para você alguns dos melhores livros de gestão de pessoas da atualidade para a sua lista de leitura. Dentre eles, temos grandes autores contemporâneos, assim como referências dos setores de tecnologia e inovação no mundo dos negócios. Abra o seu bloco de notas (ou encontre um lápis e papel) e vamos lá!

1.    “ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS”
(Salim Ismail, Michael S. Malone, Yuri Van Geest, 2015.)

Neste livro, os autores inserem o conceito de que nenhuma empresa irá acompanhar o ritmo das organizações exponenciais (Airbnb, Uber, Xiaomi, Netflix, Valve, Google e etc.), caso não estejam dispostos a realizar algo “radicalmente novo”, uma nova visão do negócio que se encaixe neste mundo tecnológico e inteligente em que vivemos.

Portanto, é necessário conhecer e entender o padrão de gerenciamento existente dentro destas grandes empresas, para atingir um resultado tão bom quanto ou semelhante ao delas, certo?

É possível encontrar o livro em português para comprar neste link.

2.    “O PRINCÍPIO 80/20”
(Richard Kock, 2015)

O subtítulo deste livro esclarece bem o seu propósito: “Os Segredos Para Conseguir Mais com Menos”.  Baseado em um estudo do século XIX do economista italiano Vilfredo Pareto, criador da famosa “Lei de Pareto”, o autor consegue atualizar este conceito e mostrar que ainda hoje, basicamente em todos os aspectos da vida moderna, 20% do que se faz produz 80% do resultado final (e 80% do que é feito pode não gerar tanto resultado). Interessante, não?

Recomendamos este livro para que você aprenda a ter mais produtividade ao executar suas tarefas no dia-a-dia, economizando seu tempo e, ainda assim, atingindo suas metas com a qualidade necessária.

Você também encontra este livro disponível em português para compra neste link.

3.    “COMO O GOOGLE FUNCIONA”
(Eric Shmidt, Jonathan Rosenberg, 2015)

Para aumentar ainda mais a relevância desta lista com alguns dos melhores livros de gestão de pessoas pra você ler, trouxemos um best-seller que reúne diversas lições valiosas sobre a empresa sinônimo de inovação em gerenciamento de pessoas e em tecnologia: a Google.

Como o próprio título já diz, aqui você terá boas noções sobre como “funcionar” igual ao Google, aprendendo métodos de como recrutar pessoas que sejam “criativas-inteligentes” (como são chamados os funcionários deles), encontrar inspirações técnicas em seus problemas e, consequentemente, fazer a diferença dentro da empresa. Recomendadíssimo!

Novamente, você encontra este livro disponível em português para compra neste link.

4.    “CRIATIVIDADE S. A.”
(Ed Catmull, 2014)

Escrito por uma das personalidades mais importantes para a história do cinema de animação mundial, Ed Catmull (presidente da Pixar Animation e Disney Animation) ensina como criar uma cultura de criatividade dentro de uma empresa, sendo também um livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.

Neste livro, Catmull mostra que o “segredo” para se obter sucesso e aumentar resultados em uma companhia, é ter um ambiente que estimule a ousadia e a liberdade, além de contar passo a passo a história de como ele criou um dos maiores estúdios de animação do planeta.

Você encontra este livro disponível em português para compra neste link.

5.    “SPRINT”
(Jake Knapp, John Zeratsky, Braden Kowitz, 2017)

Para finalizar esta lista com 5 dos melhores livros de gestão de pessoas, recomendamos mais um livro relacionado ao Google, escrito por um de seus mais notáveis funcionários: o designer Jake Knapp. Enquanto trabalhava lá, ele fazia um pouco de tudo na empresa, até que começou a desenvolver e testar suas ideias em apenas cinco dias, um método que passou a ser muito utilizado por diversas equipes e que mais tarde seria batizado de “Sprint”.

Neste livro, você irá aprender a conduzir e participar de sprints em equipe para tirar suas ideias do papel e botá-las em prática dentro de um curto prazo, tornando seus projetos cada vez mais ágeis e aumentando o engajamento do seu time.

O Design Sprint hoje é tendência dentro de startups e empresas bem-sucedidas, portanto não deixe de entender como a metodologia funciona e comece a resolver seus problemas com mais velocidade.

Encontre mais informação e o livro disponível em português para compra neste link.

Gostou das nossas recomendações? Deixe nos comentários deste post quais outros livros de gestão de pessoas podem ser interessantes para líderes (ou futuros líderes) de empresas.

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