LinkedIn vagas: Como anunciar vagas de emprego e procurar candidatos na plataforma

Tempo de leitura: 6 minutos

Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais mudaram a maneira como interagimos social e profissionalmente. Nesse sentido, o LinkedIn Vagas tem se mostrado uma ferramenta de recrutamento e seleção eficaz. Isso porque, essa rede social focada em networking permite que recrutadores e candidatos se conectem de maneira mais dinâmica.

Mais do que uma forma de expor currículos virtualmente, o LinkedIn permite que profissionais publiquem artigos, fotos, certificações ou vídeos, todos voltados para sua atuação profissional, tornando-se uma verdadeira vitrine que atrai empresas que dão “match” com o fit cultural do candidato.

Mas você, como membro do RH, sabe como anunciar vagas de emprego e procurar de modo assertivo candidatos no LinkedIn? Caso sua resposta seja “não”, preparamos este artigo para tirar todas as suas dúvidas e ajudar a encontrar o candidato ideal para a sua empresa nessa plataforma. Confira!

Como divulgar uma vaga no LinkedIn

Existem duas formas de postar vagas no LinkedIn. A primeira é por meio de anúncios pagos, cobrados por quantidade de “cliques”. Já a segunda opção é o modo gratuito, via publicações na página das empresas ou grupos da plataforma.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Anúncio pago

Se a sua empresa ainda não tem um perfil no LinkedIn, o primeiro passo é criar uma conta. Depois, siga o seguinte caminho:

  • passo 1: acesse a página principal do LinkedIn no seu navegador e clique em “Soluções”, no menu superior;
  • passo 2: com o menu lateral direito aberto, selecione o item “Anunciar vaga”;
  • passo 3:  nesse momento, você preencherá o campo informando empresa, cargo e endereço. Além disso, é possível divulgar vagas remotas. Logo após o preenchimento, clique em “Iniciar anúncio de vagas”;
  • passo 4: aqui, preencha os campos indicando a função, tipo de trabalho, setor da empresa e crie uma descrição bem detalhada da vaga;
  • passo 5: adicione palavras-chave relacionadas para tornar a vaga mais visível e atingir seu público-alvo. Além disso, escolha como você gostaria de receber as candidaturas. Logo depois, clique em “Continuar”;
  • passo 6: após clicar no botão “Promover vaga”, é chegada a hora de adicionar os detalhes do seu cartão de crédito na página de checkout;
  • passo 7: finalizando, revise todos os tópicos preenchidos antes de publicar a vaga. Após publicá-la, o LinkedIn Vagas permite ainda que você visualize seu orçamento diário, orçamento total, além de outros detalhes, como perfil dos candidatos que têm visualizado a vaga, possibilitando uma análise dos mesmos;
  • passo 8: para aumentar o alcance da publicação, o LinkedIn Vagas também permite que você compartilhe seu anúncio nas demais mídias sociais

Em relação ao pagamento, se você já tiver uma forma de pagamento registrada como padrão, ela será exibida. Clique em “Adicionar pagamento”, caso deseje adicionar uma nova forma de pagamento para essa compra.

Quanto aos valores, você pode pagar definindo um orçamento médio diário. O valor que será cobrado dependerá do seu orçamento e do número de visualizações do anúncio de vaga por candidatos. 

Anúncio gratuito

Claro que não são todas as empresas que têm condições de postar anúncios de forma paga no LinkedIn Vagas. Mas existem duas maneiras de você aproveitar o grande volume de acessos da rede social para encontrar aquele candidato que dá “match” com a vaga da sua empresa. Acompanhe! 

Utilize o perfil da sua empresa para postar vagas

Se você busca manter a página da sua empresa sempre atualizada, com postagens interessantes, como artigos, vídeos que agregam um conteúdo informativo de qualidade, isso fará com que potenciais candidatos sigam seu perfil. 

Assim, você pode anunciar vagas por meio de postagens, fazendo com que pessoas interessadas demonstrem interesse ao comentar se marcando ou marcando colegas que tenham o fit cultural da vaga em questão. 

Além disso, profissionais da área podem até mesmo compartilhar a vaga em seus próprios perfis com intuito de auxiliar colegas de profissão. Dessa forma, você terá uma publicidade gratuita, assertiva e de longo alcance dentro do LinkedIn. 

Publique vagas em grupos do LinkedIn

Os grupos do LinkedIn reúnem diversos profissionais de uma mesma área de atuação, com o objetivo de fazer networking, buscar novos conhecimentos ou trocar experiências. 

Logo, publicar vagas dentro desses grupos pode ser uma ótima maneira de encontrar profissionais que contam com as soft e hard skills que a sua empresa busca. Ainda, alguns desses grupos contam com abas específicas de “Vagas no LinkedIn”, onde você pode publicar de modo gratuito e assertivo. 

Soft Skills

Boas práticas para encontrar o candidato ideal no LinkedIn Vagas

Agora que você já sabe como anunciar a vaga da sua empresa, tanto de forma paga quanto gratuita no LinkedIn Vagas, separamos algumas dicas com as melhores práticas de recrutamento e seleção para encontrar profissionais que tenham as competências necessárias para o cargo e que combinem com a cultura da empresa.

Seja específico na descrição da vaga

Para que a vaga alcance os profissionais certos, não basta somente descrever as hard skills que o cargo demanda. Aqui, é preciso também utilizar o processo de “Hunting”. 

Trata-se de uma metodologia que consiste em enfatizar, ao publicar uma vaga ou realizar um processo de R&S, a cultura da empresa, como é a rotina dentro do ambiente organizacional, forma de vestimenta exigida, se tem horários flexíveis, dentre outras especificações. 

Por fim, o método Hunting é uma peça-chave para atrair somente profissionais que estejam alinhados com a cultura da empresa, poupando o tempo do profissional de RH na triagem de potenciais candidatos. 

Utilize a tecnologia para filtrar candidatos

Atualmente, a maioria das redes sociais, dentre elas, o LinkedIn, permite buscas específicas por meio de filtros, pesquisas citadas e palavras-chave. Esse mecanismo também é conhecido por “Busca Booleana”.

Assim, o recrutador consegue fazer buscas e filtragens de maneira mais apurada dentro da plataforma, reduzindo o tempo do processo seletivo e aumentando as chances de contratar a pessoa certa para a vaga. 

Viu só como é simples anunciar vagas de emprego e procurar os melhores candidatos no LinkedIn?

Além de acabar com pilhas de currículos em papel, contar com essa rede social focada no mundo corporativo, com mais de 660 milhões de usuários em todo o mundo, auxilia o RH, oferecendo um leque de opções de candidatos com as mais diversas experiências de mercado e de cultura, além de soft e hard skills que interessam à empresa.

Por isso, se a sua empresa ainda não tem um perfil e não publica no LinkedIn Vagas, atente-se a essa tendência do mercado empresarial, criando uma conta agora mesmo!

Para ser ainda mais assertivo nas suas contratações, aproveite para baixar nosso e-book sobre como fazer recrutamento online com a Sólides.

3 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments