Liderança organizacional: qual é a importância e como desenvolvê-la na sua empresa?

Tempo de leitura: 4 minutos

Sem dúvidas, um dos principais componentes de uma empresa são os seus colaboradores. Sem eles, as organizações não conseguiriam se sustentar. Por isso, como profissional de Recursos Humanos você já sabe que prezar por esses profissionais é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio!

Mas como fazer isso? Contar com líderes preparados ajuda muito, pois são eles que engajam, organizam e incentivam os colaboradores. É daí que vem a importância de contar com pessoas preparadas nos cargos de liderança em sua empresa!

Hoje vamos falar de liderança organizacional, como desenvolvê-la e qual é a sua importância para a empresa. Quer saber como alcançar resultados ainda mais positivos para a sua gestão de pessoas? É só continuar a leitura deste artigo!

O que é liderança organizacional?

A liderança organizacional se consiste em um conjunto de ações, como: organização de atividades, engajamento e desenvolvimento dos colaboradores, gestão de conflitos, preservação do relacionamento interpessoal, entre outros pontos.

Quais são as vantagens?

Contar com bons líderes organizacionais traz diversas vantagens para a empresa. Consequentemente, com colaboradores bem orientados e de acordo com os propósitos do negócio, você alcança ótimos resultados em seus indicadores de RH!

Confira quais são os benefícios de ter lideranças organizacionais bem preparadas na empresa:

  • Organização

Equipes que são coordenadas por pessoas preparadas conseguem ter uma organização muito mais efetiva das suas atividades e demandas! Assim, mantêm um fluxo de atividades estruturado e conseguem cumprir os prazos de forma mais simples.

  • Produtividade

Contar com uma boa liderança organizacional faz com que os setores da sua empresa consigam ser bem mais produtivos! Isso porque, além da organização, as pessoas normalmente estão sempre motivadas com o trabalho que fazem, têm um acompanhamento constante e conseguem manter um bom ritmo de trabalho.

  • Engajamento

Pessoas preparadas para liderar conseguem engajar e apoiar a equipe! Tanto nos projetos internos do setor, como nas iniciativas da empresa. Assim os colaboradores se sentem mais realizados em relação à vida profissional e criam um bom relacionamento com a organização – o que, além de aumentar a produtividade, diminui a taxa de turnover.

  • Resultados

Com equipes mais organizadas, produtivas e engajadas, é claro que os resultados da empresa e, principalmente, os indicadores de RH vão crescer e melhorar! Isso sem queda de qualidade e com colaboradores satisfeitos no seu trabalho, proporcionando satisfação não só para o público interno, como para o público externo também.

Como encontrar e desenvolver bons líderes?

Colocar a liderança organizacional em prática é muito importante para todos os setores da empresa. Mas como o setor de Recursos Humanos pode ajudar a encontrar e desenvolver bons líderes dentro das equipes?

Saiba quais são as características de um líder

Encontrar um líder não é uma tarefa fácil! Mas saber quais são as características mais comuns que eles normalmente têm é um bom começo. Por isso, preparamos uma lista com algumas pra você:

  • Boa comunicação;
  • Respeito;
  • Ética;
  • Criatividade;
  • Empatia;
  • Autoconhecimento;
  • Bom relacionamento;
  • Iniciativa.

Converse com os colaboradores

Para encontrar líderes na empresa é importante conversar com os colaboradores de cada equipe. Eles com certeza vão destacar alguém que possui algumas das características que citamos, vão falar mais sobre uma pessoa específica que provavelmente já tem uma aptidão para a tarefa e que é bem vista no grupo.

Invista em Gestão Comportamental

Investir em Gestão Comportamental a opção ideal para encontrar novos líderes na sua empresa! Com esse tipo de gestão, além de conseguir avaliar os três pontos que citamos acima, você consegue analisar melhor o perfil e comportamento dos seus colaboradores. Assim, você tem uma visão mais ampla do desenvolvimento de cada um dentro da organização.

Isso ajuda muito a encontrar e desenvolver bons líderes, pois com as informações necessárias o RH consegue identificar quem tem as características necessárias para a liderança organizacional e como criar o melhor plano de desenvolvimento para cada líder!

Como a tecnologia pode te ajudar?

Contar com um bom software para colocar a Gestão Comportamental em prática é importante, pois faz com que essa tarefa se torne ainda mais simples e traz diversos benefícios para o setor de Recursos Humanos!

Com uma boa ferramenta você consegue cadastrar as informações dos colaboradores em um só lugar, deixando tudo mais organizado e simples, fazer o mapeamento comportamental dos seus colaboradores, aplicar avaliações de desempenho e fazer pesquisas de clima organizacional. Tudo isso de forma simples, rápida e automatizada!

Vimos que investir, apoiar e desenvolver as lideranças da sua empresa é fundamental para o funcionamento e crescimento do negócio, além de melhorar os resultados do seu RH. Por isso, não perca tempo e comece a colocar a gestão comportamental em prática!

Esperamos que você tenha entendido sobre liderança organizacional e como desenvolvê-la! Quer saber mais sobre como Gerenciar o Comportamento dos Colaboradores? Clique aqui e baixe o nosso ebook! Nele você vai encontrar 10 dicas que preparamos pra você!

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