Como a Sólides pratica o Kids Friendly e acolhe as crianças na empresa

Tempo de leitura: 10 minutos

Kids Friendly é um conceito novo para a gestão de pessoas da sua empresa? 

Saiba que este termo já é realidade no vocabulário e na prática do mundo corporativo em vários países desenvolvidos. No Brasil, a discussão é mais recente.

Além disso, com a ampliação da prática do home office nos últimos anos, os pais tiveram a oportunidade de passar mais tempo próximos aos filhos, mesmo durante a jornada de trabalho.

Assim, retomada do formato presencial e híbrido, trouxe com ela um novo desafio: ações que aproximem as crianças para que essa integração aconteça em todos os ambientes. Seja no presencial, híbrido ou remoto.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por isso, neste artigo, explicaremos o que é ser uma empresa Kids Friendly, seus benefícios e como a Sólides vive, na prática, esse conceito.

Afinal, você sabe que antecipar tendências e cuidar de pessoas está no nosso DNA, não é mesmo?

Boa leitura! 

O que significa ser uma empresa Kids Friendly?

Empresas Kids Friendly priorizam o bem-estar de colaboradores e seus filhos, proporcionando flexibilidade para o encontro e a integração deles no ambiente de trabalho. 

Esta é uma tendência em muitos países do Primeiro Mundo e várias empresas brasileiras já começaram a implementar essa prática.

Tratam-se de organizações que não apenas permitem, como incentivam a presença das crianças no ambiente de trabalho. Seja no dia a dia, em datas comemorativas ou seguindo um cronograma estabelecido pela gestão de pessoas. 

Qual a importância?

Crianças na empresa? O que inicialmente poderia parecer impraticável, atualmente é visto como uma tendência do RH Humanizado. 

Ao aproximar pais e filhos, a organização promove bem-estar aos envolvidos e, com isso, gera impactos positivos no clima organizacional e no engajamento de colaboradores

As corporações perceberam que o contato com a família na empresa é importante para fortalecer os laços e diminuir a tensão e o estresse, muitas vezes gerados pelos prazos desafiadores e metas a vencer. 

Ao permitir a presença dos filhos no trabalho, as empresas também fortalecem seu employer branding, já que tornam-se mais atrativas para profissionais que são pais ou mães.

Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, uma marca empregadora com benefícios flexíveis e criativos, e que oferece a possibilidade de levar os filhos para a empresa, tem um importante diferencial.

Baixe Material Grátis:

Empresa Kids Friendly: 8 dicas de endomarketing para envolver as crianças na empresa

Sólides: uma empresa Kids Friendly de verdade!

A Sólides é uma das empresas nacionais que investem e praticam ações Kids Friendly. Aliás, vivemos esse conceito no dia a dia. 

Ser Kids Friendly está no DNA da Sólides. E essa característica está expressa em um dos nossos valores organizacionais: 

“Temos uma visão diferente sobre o trabalho. Para nós, ele é fonte de prazer, crescimento e desenvolvimento em todos os sentidos. É um presente. Uma benção.”

E família tem tudo a ver com isso, não é mesmo? Os filhos são presentes, então nada melhor do que ter os mini-solidianos, filhos dos nossos colaboradores, por perto e em harmonia. 

A empresa e o trabalho representam uma oportunidade de crescimento social, intelectual, espiritual e financeiro. E para a Sólides, é importante que as crianças conheçam esses valores desde cedo. 

“Para a Sólides, os colaboradores são seres integrais. E suas famílias refletem tudo o que os profissionais são e fazem, inclusive dentro da empresa.” – Mônica Hauck, Founder e CEO da Sólides

Por isso, elas são sempre bem-vindas na sede da organização. Inclusive, ao longo do ano, a gestão de pessoas desenvolve ações de endomarketing específicas para recebê-las. 

Mas quando os pequenos podem visitar a Sólides? Sempre que os colaboradores sentirem necessidade ou vontade de levar os filhos para o ambiente de trabalho

Assim, as crianças vão para a empresa e passam mais tempo ao lado dos pais. Ainda, esta é uma alternativa muito importante para os pais que não podem contar com os cuidados de outra pessoa. 

Independente do motivo, o resultado é o mesmo: colaboradores satisfeitos, crianças felizes e um ambiente de trabalho mais alegre e positivo. 

Vale destacar aqui uma importante comemoração anual que a Sólides realiza para celebrar o Dia das Crianças. Na ocasião, recebemos os mini-solidianos com brincadeiras, guloseimas, atividades lúdicas e brindes. 

Tudo para celebrar o 12 de outubro entre pais e filhos, integrando as famílias no ambiente de trabalho e promovendo um clima muito mais agradável aos colaboradores. 

Outro exemplo de ação Kids Friendly é a Colônia de Férias da Sólides. A edição mais recente ocorreu em janeiro, mês de férias escolares. Durante três dias, as crianças participaram de brincadeiras coordenadas por recreadores  conforme a faixa etária. 

Os encontros ocorreram das 8h às 18h, com intervalo para almoço. Destaque importante: foram adotadas todas as medidas de segurança relativas à pandemia de Covid-19. O cuidado com a saúde foi (e é) prioridade do time.

Quem coordenou a atividade foi a supervisora de Cultura e Comunicação Interna da Sólides, Sâmara Borges. 

Ela ressalta que momentos de integração entre trabalho e família causam impacto na satisfação do colaborador, aumentando a sensação de pertencimento e engajamento. 

“Além disso, conseguimos proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer o local de trabalho dos pais. Eles também puderam interagir com o ambiente e compreender melhor que a função que os pais desenvolvem é muito importante. Assim, inicia-se uma relação positiva com o mundo profissional”, concluiu. 

O que dizem os colaboradores da Sólides sobre as ações Kids Friendly?

Juliana Milhorato – Analista de Treinamento

“Poder trazer meu filho para a empresa é indescritível. A presença dele contribui para minha qualidade de vida. Meu filho consegue compreender o porquê de eu ficar fora o dia todo. 

Após a experiência, ele explica, com orgulho, como é a empresa onde a mãe trabalha. Ele tem a tranquilidade de saber que poderá me acompanhar nos dias em que simplesmente quer ficar mais perto de mim ou nos dias que queremos almoçar juntos em um lugar especial. 

Além disso, trabalho mais tranquila, sem medo de imprevistos com a pessoa que cuida do meu filho, pois sei que, se precisar levá-lo para empresa, não terá problema.

Outra vantagem é que, muitas vezes, é necessário levá-lo para um médico ou para fazer um exame e eu não perco tempo com deslocamento para buscá-lo ou devolvê-lo em casa. 

Enfim, são exemplos simples, mas que comprovam o quanto uma empresa Kids Friendly, como a Sólides, facilita o cotidiano e permite que a gente consiga conciliar vida pessoal e profissional.” 

Luiz Fernando Cavalcanti – Analista de Gente e Cultura

“Como pai de 4 crianças, é muito importante a abertura dada pela Sólides para levar os filhos à empresa.

Primeiro, porque minha esposa trabalha 100% presencial e eu fico com eles. Então, já é uma importante ajuda. 

Segundo, é super importante para a educação deles que conheçam o lugar onde o pai trabalha. Quero que eles associem o meu trabalho a um local prazeroso de estar, compreendendo o trabalho em si como uma bênção. Exatamente como está descrito no primeiro pilar dos Valores da Sólides”.

Leila de Oliveira – Closer Comercial

“Eu sou mãe solo e não moro próxima a minha família. Então, poder levar minha filha para a empresa sempre que preciso é um fator que me deixa ainda mais segura.

Além disso, a Sólides cria momentos especiais para as crianças, como a Colônia de Férias, por exemplo. Ter essa abertura é de extrema importância para mim e com certeza reflete na minha relação com o trabalho e com a empresa. 

Sem dúvidas, sinto que a Sólides sempre vai acolher mulheres-mães. Isso faz TODA a diferença.”

Benefícios de ser Kids Friendly

Ser uma empresa Kids Friendly traz muitos benefícios. Tanto para os colaboradores e seus filhos quanto para ela mesma. 

Uma organização que permite e incentiva a presença das crianças durante a jornada ganha — e muito — em retenção de talentos, por exemplo. Confira outras vantagens de ser uma empresa Kids Friendly.

Para os colaboradores

  • reduz a pressão do trabalho;
  • aproxima a família do ambiente de trabalho;
  • estimula a criatividade;
  • tranquilidade em poder levar os filhos para empresa quando precisar ou desejar;
  • promove o bem-estar emocional.

Para as crianças

  • aprendizado a partir do contato com o mundo do trabalho;
  • maior conhecimento do ambiente de trabalho dos pais;
  • interação com outras crianças;
  • segurança em saber porque pais e mães passam tanto tempo fora de casa;
  • um dia fora da rotina.

Para a empresa

Aposte no endomarketing

O endomarketing pode ser definido como um conjunto de ações internas desenvolvidas pela empresa com objetivo de valorizar, incentivar e envolver os colaboradores em atividades e campanhas organizacionais.

Boas ações de endomarketing aproximam e tornam os colaboradores verdadeiros defensores da marca. Adotar práticas para tornar a sua empresa Kids Friendly é uma dessas ações que pode trazer bons resultados à organização.

Como a Sólides pode ajudar a sua empresa

A plataforma de RH da Sólides estrutura todas as atividades do setor com funcionalidades essenciais para levantar dados e apoiar o RH na criação de ações voltadas para um ambiente de trabalho ainda mais positivo.

Entre as soluções, estão a pesquisas de clima e um processo de avaliação completo e dinâmico para ajudar a fortalecer os valores da empresa, mapeando o comportamento e o desempenho dos profissionais.

Tudo que o RH precisa em um só lugar. Acesse, conheça e experimente grátis!

Próximo passo

Diante de todas as vantagens aqui apresentadas, fica fácil compreender porque as empresas Kids Friendly são desejadas pelos melhores profissionais do mercado.

Nesse sentido, como profissional de RH, reflita: o que a empresa pode fazer pelos pais e mães que contribuem para o crescimento do negócio? 

Quer tornar a sua empresa Kids Friendly? Preparamos 8 dicas de ações de endomarketing para envolver as crianças na empresa: Baixe o Infográfico Gratuito!

banner para fazer download gratuito do infográfico Empresa Kids Friendly 8 dicas de endomarketing para envolver as crianças
0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments