O que é Jornada do Candidato e como mapeá-la para melhorar seu processo

Tempo de leitura: 6 minutos

No ambiente empresarial, é comum ouvirmos sobre a Jornada dos Consumidores e como atraí-los da melhor maneira possível. Na área de RH, temos a Jornada do Candidato, que é extremamente útil durante o recrutamento e seleção de talentos.

Quer aprender mais sobre esse processo e como fazer o seu mapeamento para otimizar as seleções em sua empresa? Aproveite a leitura deste post!

O que é a Jornada do Candidato?

Também conhecida como funil de recrutamento, trata-se de uma maneira interessante de ver todo o processo seletivo de forma gráfica e realmente entender as necessidades do candidato em cada momento.

Nesse sentido, o termo diz respeito ao trajeto de um profissional durante o processo seletivo de uma empresa. Para tanto, envolve todas as etapas pelas quais o candidato passa até ser finalmente contratado.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Isso porque, quando um profissional está procurando por uma nova oportunidade, há um conjunto de questões que precisam consideradas para deixar seus currículos mais atrativos para as empresas e conseguir a vaga desejada.

Aqui, enquanto profissionais de Recursos Humanos, nosso papel é compreender a Jornada do Candidato. Uma ideia é fazer um mapa, que represente visualmente as etapas que ele enfrentará para ocupar a posição em aberto.

Como funciona essa jornada?

O modelo do funil de recrutamento é semelhante ao usado pelos estrategistas do departamento de marketing para demonstrar a jornada dos clientes em seus contatos com a marca.

Assim, cabe ao departamento de Recursos Humanos adaptar o método e conseguir fazer uma boa representação das etapas que envolverão a experiência do candidato durante o andamento do processo seletivo, acompanhando desde o primeiro contato com a empresa até a admissão

Mas por qual motivo chamamos essa jornada de funil? Assim como em qualquer processo de seleção, a tendência é que tenhamos muitos interessados inicialmente e esse número seja reduzido a cada estágio, logo, vai se afunilando.

Qual a importância de mapear a jornada?

Agora, vamos conhecer alguns dos benefícios de fazer o mapeamento da jornada do candidato!

Mais agilidade no processo

O funil de recrutamento representa como o recrutador vê a jornada dos seus candidatos, assim, ter um mapa em mãos ajuda a tornar o processo mais rápido, pois facilita a tomada de decisões. Dessa forma, sabe-se onde investir mais recursos e o que precisa ser alterado.

Melhores contratações

Representar graficamente a jornada dos candidatos ajuda o RH a ter uma visão mais abrangente do recrutamento e seleção, o que facilita otimizações no processo e resulta em melhores contratações.

Redução da rotatividade

Uma vez que as contratações são mais assertivas, a rotatividade dentro da organização tende a diminuir. Isso acontece porque, ao admitir os profissionais mais aptos para trabalhar na empresa, a possibilidade de que abandonem o cargo em pouco tempo é baixa.

como diminuir a rotatividade

Etapas: como mapear a jornada?

Em geral, o mapeamento da Jornada do Candidato ocorre por meio de cinco etapas básicas. Confira quais são elas!

Atração

A primeira etapa de qualquer jornada é a atração. Nesse caso, os profissionais que estão no topo do funil, sendo eles pessoas que buscam por um novo emprego ou simplesmente estão abertas a novas possibilidades.

Nesse sentido, o primeiro contato delas com a empresa, na grande maioria das vezes, ocorre por plataformas digitais, como o LinkedIn, sites específicos para a divulgação de vagas, o próprio portal da empresa e até mesmo as redes sociais.

Em comparação com o funil de vendas, esse seria o estágio de consciência e aprendizado, quando a organização cria conteúdo atrativo para que o cliente perceba que tem um problema e que é possível resolvê-lo.

Aqui, a maior preocupação da instituição é conseguir atrair pessoas talentosas e que se encaixem com a cultura organizacional e o que estão buscando com o processo seletivo, garantindo boas admissões no final.

Conversão

Após a atração, agora é o momento de converter visitantes em candidatos. É nessa etapa que eles realmente decidirão se inscrever para o processo, submetendo suas candidaturas para a empresa.

Essas pessoas demonstram que têm, de fato, um interesse em trabalhar com aquela organização e que gostariam de concorrer em sua seleção. É aqui que o RH conhecerá os perfis que se disponibilizaram e, se cumprirem os requisitos, convocá-los para a próxima etapa.

Por fim, cabe à instituição facilitar a candidatura, seja por meio de softwares ou não, para que os profissionais consigam se candidatar com rapidez e sem dificuldades, porém garantindo que eles forneçam todas os dados necessários para fazer uma boa triagem inicial. 

Como fazer Recrutamento e Seleção com a Sólides

Convocação para entrevista

É na terceira etapa da Jornada do Candidato que o profissional é convocado pela empresa para dar continuidade ao processo, seja participando de entrevistas e/ou realizando testes comportamentais e avaliações técnicas.

O comum é que os profissionais de RH convidem o candidato para participar de uma entrevista para que possam conhecer melhor seu perfil e comportamento, assim como engajá-los em dinâmicas ou solicitem que solucionem um projeto específico de sua área de atuação. Hoje, muitas organizações fazem tudo isso online.

Oferta aos selecionados

Realizados todos os testes e entrevistas, fica mais fácil para o RH fazer a escolha definitiva de quem é o melhor candidato para ocupar aquela vaga e qual oferta fazer para que ele aceite a proposta.

Nessa fase, são poucos os candidatos que alcançam a quarta etapa, justamente porque os selecionados costumam ser os mais capacitados. Ainda assim, nada garante que aceitarão a proposta.

Sendo assim, o profissional escolhido deve ser convidado para conversar com o RH e negociar o trabalho para que ambas as expectativas estejam alinhadas desde o início. Quando todos os estágios são bem executados, sem nenhuma surpresa, a probabilidade de que ele aceite e seja contratado é maior.

Contratação dos novos colaboradores

Quando a proposta é aceita pelo profissional, é a hora de dar início à contratação oficial daquela pessoa como um novo colaborador. Aqui, é importante ter atenção às questões jurídicas em torno da admissão.

Além disso, é necessário fazer o onboarding e cuidar do employer branding para que o contratado se sinta integrante da equipe e tenha uma boa impressão da empresa. Essa etapa finaliza a Jornada do Candidato, pois agora ele é colaborador.

O conteúdo foi útil? Então, aprenda a manter os novos colaboradores engajados, leia este e-book gratuito Retenção de talentos: o que fazê-la em um guia completo!

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