Janeiro Branco: 8 ações para promover a saúde mental na empresa

Tempo de leitura: 11 minutos

Janeiro Branco é uma iniciativa que estimula a compreensão sobre os riscos dos danos emocionais. A campanha visa estimular a prevenção de problemas como estresse e ansiedade, salientando a importância dos cuidados com a saúde mental.

Já é consenso que cuidar da saúde física é fundamental para garantir a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. 

Contudo, nem todo mundo sabe da importância do cuidado com a mente e como os problemas relacionados à saúde mental podem ter consequências graves. 

Para conscientizar a sociedade sobre o assunto, é que surgiu a campanha Janeiro Branco. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre a iniciativa e como você pode aproveitar o momento para assegurar um ambiente voltado para o cuidado com a saúde mental dos colaboradores

Quer saber como desenvolver ações sobre o tema na sua empresa? Então, continue a leitura!

O que é o Janeiro Branco?

Assim como o Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, o Janeiro Branco é uma iniciativa que estimula a compreensão sobre os riscos dos danos emocionais

Dessa forma, a campanha visa estimular a prevenção de problemas como estresse e ansiedade, salientando a importância dos cuidados com a saúde mental. Ainda, como ela pode influenciar, inclusive, no aparecimento de outras doenças físicas e emocionais. 

A estratégia de trazer maior evidência para o assunto no mês de janeiro vem justamente da ideia de iniciar um novo ciclo de forma saudável e mais tranquila. Assim, o objetivo é propor a reflexão sobre emoções, relacionamentos e expectativas. 

Nessa época, é comum que as pessoas sofram com frustrações sobre seus resultados no ano que passou e com uma ansiedade excessiva por não saber o que virá. Logo, estimular o controle emocional é uma boa iniciativa para garantir mais estabilidade psicológica. 

A cor branca, símbolo da campanha, simboliza uma página em branco, em que a história ainda pode ser escrita. 

A ideia do Janeiro Branco surgiu em 2014, com ações pontuais realizadas por psicólogos e estudantes da área. Com o passar dos anos, a campanha cresceu e ganhou espaço nas redes sociais, sendo disseminada por todo o país. 

Nos últimos anos, a ação repercutiu na internet, rádios, programas de televisão e espaços públicos, por meio de grandes campanhas. 

No site oficial do Janeiro Branco, é possível encontrar diversas informações sobre o movimento. 

A importância do Janeiro Branco no contexto organizacional

A saúde mental dos colaboradores é uma importante preocupação do RH nos dias atuais, principalmente por conta dos impactos da pandemia e do isolamento social, que trouxeram incertezas sobre o futuro e muita ansiedade para toda a sociedade. 

Nesse contexto, o Janeiro Branco é uma campanha que pode ser bastante trabalhada no ambiente profissional, garantindo uma melhora da saúde mental dos colaboradores e propondo reflexões sobre a importância dos cuidados. 

Assim, a empresa pode focar em ações de endomarketing, como palestras de sensibilização sobre o tema. 

Ainda, é possível garantir líderes bem alinhados e refletir sobre o ambiente de trabalho que é oferecido aos profissionais, visando mudanças internas para melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos.  

banner para baixar ebook sobre o janeiro branco

Por que promover a saúde mental dos colaboradores é importante?

Os problemas de saúde mental ainda são vistos como tabu em muitas empresas. Apesar disso, é possível perceber que companhias que cuidam do bem-estar dos colaboradores acabam se sobressaindo como os melhores lugares para se trabalhar

Não é à toa. Um ambiente organizacional saudável, em que os colaboradores se identifiquem com a empresa e se sintam parte dela, torna o dia a dia de trabalho dos profissionais muito mais agradável e menos estressante. 

Vale lembrar que um profissional passa mais tempo dentro da empresa ou em contato com os colegas de trabalho do que em sua própria casa ou com seus familiares. 

Dessa forma, as sensações e experiência que ele vivencia enquanto está trabalhando podem afetar diretamente sua saúde física e emocional. 

Hoje, muitas empresas já adotam programas de saúde voltados à parte física, mas acabam negligenciando o suporte psicológico, um aspecto fundamental na qualidade de vida do indivíduo. 

Contudo, é importante destacar que desordens emocionais podem refletir diretamente na organização. Isso porque, traduzem a baixa produtividade, maior ocorrência de absenteísmo e altas taxas de turnover

8 ações para promover o Janeiro Branco na sua empresa

O movimento Janeiro Branco pode ser um estímulo importante para que sua empresa comece e pensar em ações voltadas para a saúde mental dos profissionais, não só ao longo do mês, mas também no dia a dia da organização. 

A seguir, listamos alguns exemplos de ações que podem ser incorporadas na gestão de pessoas para garantir mais bem-estar a quem trabalha na sua empresa. 

1. Reforce a comunicação interna

Para alinhar todo o time com a campanha é importante que o RH crie materiais básicos sobre o assunto, como e-mails, circulares informativas ou canais mais próximos e atraentes aos colaboradores, como um aplicativo para o RH e o Colaborador

Além disso, é possível propor debates sobre saúde mental e ações como palestras, eventos e atividades. Ao criar o cronograma, lembre-se de contar com profissionais capacitados, como psicólogos, para trazer informações precisas e suporte para dúvidas. 

2. Promova treinamentos

O RH é o principal responsável por planejar, organizar e implementar as ações do Janeiro Branco. Mas isso não significa que o departamento tem todas as informações pertinentes ao tema. 

Dessa forma, uma boa dica antes de implementar a campanha com os colaboradores é oferecer um treinamento rápido com o time responsável. 

Assim, o RH poderá entender sobre o assunto de modo mais amplo e se conscientizar sobre a importância da iniciativa. 

3. Capacite as lideranças

Não é só o time de RH que precisa de capacitação prévia, os líderes também são de grande importância para o bem-estar do time e devem estar alinhados para servirem como exemplo. 

Logo, a forma como um líder se porta pode fazer toda a diferença no modo como os profissionais enxergam o ambiente de trabalho

Por isso, é essencial treinar as lideranças, para que elas tenham clareza sobre como podem contribuir positivamente para o fortalecimento de uma cultura voltada para a saúde mental.

4. Disponibilize um canal de comunicação aberto

Mais do que falar, o RH e os gestores também precisam estar abertos para ouvir. Entenda que falar sobre questões relacionadas à saúde mental ainda pode ser desconfortável para muitas pessoas. 

Por isso, vale a pena investir em um canal de comunicação aberto e seguro, em que os colaboradores possam se sentir à vontade para abordar os problemas. 

Mas não basta apenas criar o meio de comunicação. É preciso conscientizar os profissionais de que aquele espaço é confiável e serve para trazer apoio

Um e-mail ou telefone em que o time possa tirar dúvidas ou relatar problemas é um bom caminho.  

5. Ofereça benefícios corporativos focados na saúde mental

Nem sempre o time de RH está preparado para lidar com questões relacionadas à saúde mental. Em boa parte das vezes, o suporte precisa vir de profissionais qualificados, como psicólogos e psiquiatras. 

No entanto, a empresa pode ajudar oferecendo benefícios corporativos, como psicoterapia como parte do plano de saúde.

Além disso, vale a pena incluir outros benefícios, como cursos de capacitação, distribuição de ingressos de eventos culturais, parcerias com academias, massagens e outras vantagens que proporcionem momentos de descontração e descompressão.  

6. Não descuide do clima organizacional

Um bom clima organizacional, com um ambiente de trabalho agradável e boas relações entre colaboradores e chefias, também traz benefícios para a saúde mental de todos. 

Assim, é válido buscar um clima agradável e tranquilo, sem cobranças e competitividade excessivas e com alinhamento entre os times. 

Além disso, é importante aplicar pesquisas de clima regulares para entender a percepção da equipe sobre a cultura organizacional e o ambiente de trabalho.

As pesquisas ajudam a mensurar o que está bom e a criar insights de como a empresa pode melhorar para proporcionar melhores experiências aos colaboradores. 

7. Promova feedbacks positivos

Outra importante ferramenta para a saúde mental dos profissionais que pode ser implementada junto às ações do Janeiro Branco são os feedbacks

Eles são capazes de dar um norte para que os colaboradores entendam onde estão acertando, ou como podem se desenvolver, e se sintam mais confiantes e motivados

Feedbacks positivos podem parecer desnecessários, mas são fundamentais para a manutenção da autoconfiança e do engajamento, trazendo não só melhores resultados para a empresa, mas também menos ansiedade e mais controle para os profissionais. 

8. Flexibilize a jornada de trabalho

Nos últimos anos, vimos uma verdadeira mudança nas relações de trabalho. O home office se tornou uma realidade para a maioria das empresas, por conta do cenário pandêmico, e veio acompanhado de muita ansiedade e pressão para os colaboradores

Por conta disso, muitos profissionais acabaram desenvolvendo problemas relacionados à saúde mental, já que precisavam conciliar a rotina de trabalho com as tarefas de casa e todo o estresse envolvido. 

Por outro lado, empresas que apostaram na flexibilização da jornada de trabalho perceberam uma melhora considerável na produtividade dos times, diminuindo as cargas e pressões emocionais, dando mais autonomia para que os profissionais cumpram suas atividades da forma que rendem melhor. 

Assim, implementar uma rotina de trabalho mais flexível, possibilitando que o colaborador trabalhe de onde preferir e consiga equilibrar a vida pessoal e profissional pode ser uma mudança bastante benéfica na cultura da sua empresa.

banner branco com botão para baixar e-book sobre engajamento de funcionários e desenho de pessoas montando um quebra-cabeças e assim promover o janeiro branco

A tecnologia como aliada, de janeiro a janeiro

Com as ferramentas certas, o RH tem o poder de revolucionar a comunicação e o engajamento com os times e mensurar, de forma embasada, as percepções dos colaboradores sobre a empresa.

Como resultado, sua empresa proporcionará uma experiência muito positiva ao colaborador, além do impacto na performance e produtividade. Também deixará de perder dinheiro com a alta rotatividade de profissionais.

Nesse sentido, vale a pena conhecer a plataforma da Sólides – o mais completo software de RH do Brasil. 

Entre as soluções para ajudar a estruturar o seu RH, o software oferece, de forma prática, otimizada e estratégica, análises demissionais, pesquisas de clima e, ainda, te apoia na construção de uma cultura empresarial sólida, com o foco na retenção de talentos.

E mais, com o App Sólides, o aplicativo para o RH é possível aproximar empresa e colaborador de um jeito fácil, intuitivo e atraente. 

Destaque aqui para o recurso de pesquisas de sentimento diárias, baseadas em emojis, que ajudam a entender a fundo as emoções dos colaboradores e dão insumos para você tomar as melhores decisões.

Quer conhecer na prática? Experimente agora o App Sólides e decole o seu RH!

Conclusão

Como vimos, o Janeiro Branco é uma iniciativa poderosa para evidenciar a importância dos cuidados com a saúde mental

O RH pode e deve participar da campanha e trazer o assunto à tona na gestão de pessoas, propondo debates e analisando melhorias na cultura organizacional. 

E mais, o cuidado com o clima, a cultura e a saúde mental no ambiente de trabalho deve fazer parte da rotina do setor durante todo o ano. Felizmente, a tecnologia está presente para ajudar também nesta missão.

E você pode criar um cronograma completo de ações para todo o ano. Quer saber mais sobre o assunto e potencializar os seus resultados? 

Baixe nosso material gratuito sobre Planejamento Estratégico da Saúde Mental e Cuidado com os Colaboradores.

banner para baixar ebook sobre o planejamento estratégico do cuidado com a saúde mental dos colaboradores no janeiro branco mais imagem de homem meditando

 Veja também:

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments