O desafio de investir em pessoas

Tempo de leitura: 3 minutos

O investimento em pessoas sempre é o caminho mais longo e desafiador que uma empresa pode escolher. Porém, com toda certeza, também é o mais compensador. O capital humano é definitivamente complexo e, por isso, esse investimento vai muito além do financeiro, requerendo tempo, planejamento e muito esforço.

Apesar de toda essa dificuldade ser real, é esse investimento o responsável pelo sucesso de diversas organizações. Partindo do pressuposto que o capital humano é o maior e mais importante capital de uma empresa, a realização desse tipo de investimento significa desenvolver o negócio como um todo.

Por onde começar?

Os primeiros passos são sempre os mais complicados, especialmente porque uma parcela considerável de gestores, principalmente de empresas menores, ainda têm dificuldades para enxergar o investimento em pessoas como algo que é capaz de gerar resultados concretos. A mudança de mentalidade é a única maneira de se começar um processo mais elaborado.

Também é importante ressaltar que investir em pessoas nem sempre significa de fato um investimento grande de capital. Na realidade, apesar do financeiro ter a sua importância, na maioria dos casos a disposição e criatividade pesam muito mais para construção de boas estratégias de gestão de pessoas. Falaremos sobre isso no próximo tópico!

Quais os principais pontos de ação?

Felizmente, a gestão de pessoas é um tipo de gestão que reúne diversas áreas e inúmeras maneiras de agir. Isso porque existem muitos modos de se investir no capital humano e é importante manter o equilíbrio para esse investimento seja abrangente e forneça resultados.

Fortalecimento da cultura organizacional

A cultura organizacional é um ponto de grande influência na qualidade da rotina de trabalho do colaborador e por isso é extremamente importante para o investimento em pessoas.

Uma cultura organizacional forte promove o engajamento de todos na empresa e, consequentemente, aumenta a sensação de pertencimento do colaborador dentro do negócio. Todo esse processo, por mais subjetivo que possa parecer, é essencial para a manutenção da produtividade, da qualidade de vida dos profissionais na rotina de trabalho,  para o employer branding da organização e diversos outros processos internos.

Criatividade

Na maioria das vezes não é preciso muita coisa para tornar o trabalho e a rotina do colaborador mais agradáveis. A implementação de algum novo benefício, comemorações no final do mês ou em datas comemorativas, refeições especiais durante planejamentos mensais, dia do animal de estimação… Por mais simples que sejam, alguns dos pequenos artifícios da gestão ou do departamento de RH também fazem parte de todo o processo de investimento em pessoas.

No entanto, é bom estar atento pois, apesar de não demandarem altos investimentos de capital financeiro, esses recursos demandam criatividade e conhecimento dos profissionais que trabalham no negócio.  

Desenvolvimento dos colaboradores

O desenvolvimento dos colaboradores é mais um dos pontos de ação extremamente importantes para quem quer investir em pessoas. Todo esse processo tem por consequência dois tipos de impacto.

O primeiro é a satisfação do colaborador que está sendo desenvolvido. Sabemos que, mais do que a realização do trabalho, grande parte dos colaboradores aprecia o aprendizado dentro das empresas e as oportunidades de treinamento oferecidas por elas.

O segundo impacto é ainda mais óbvio. Colaboradores bem treinados e desenvolvidos tendem a se qualificarem mais para determinadas tarefas e tendem a realizarem um trabalho de maior qualidade. O resultado de tudo isso não poderia ser diferente: aumento da produtividade, da qualidade do trabalho e, finalmente, do capital produzido pela empresa.

A melhor maneira de se começar a implantar gestão de pessoas na administração da sua empresa é estudando bastante sobre o assunto. Por isso, não deixe de fazer o download do nosso ebook os 3 pilares da gestão de pessoas e aprenda como investir no seu capital humano!investir em pessoas

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of