Interpretação de dados de funcionários: como melhorar a produtividade?

Tempo de leitura: 3 minutos

O uso de dados de funcionários é uma ferramenta em crescimento nos departamentos de RH das empresas. Esse recurso possibilita uma análise mais precisa de tendências de comportamento e resultados e diminui a influência dos sentimentos humanos na tomada de decisões.

Conceitos como big data e people analytics não excluem a participação do gestor de pessoas, mas estão disponíveis para ajudar nesse trabalho e contribuem para um RH estratégico com melhores resultados.

Para entender o que são essas ferramentas e como elas podem aumentar a produtividade na empresa, continue lendo este post.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Como funciona a interpretação de dados de funcionários?

O Google foi a primeira empresa a implantar o People Analytics como recurso interno para gestão de RH, usando uma análise de uma enorme quantidade de dados. Com isso, foi possível perceber que seu processo seletivo em 12 etapas poderia ser reduzido, já que na quarta entrevista com o candidato, a empresa tinha 86% de chances de tomar a decisão correta sobre sua contratação.

Outro exemplo famoso é de Billy Beane, técnico do time de beisebol Oakland Athletics, que fez a contratação de jogadores de acordo com dados estatísticos. O time conseguiu uma sequência recorde de vitórias.

Esses casos inspiraram muitas empresas a usarem a mesma técnica na gestão de pessoas. A partir daí, o termo Big Data tornou-se conhecido — o volume gigante de dados disponíveis e usados para a tomada de decisões.

Como usar essas informações na gestão de pessoas?

A possibilidade de cruzamento dos dados de funcionários para análises traz uma série de facilidades para as empresas. A interpretação desses números auxilia em diversos aspectos na gestão de pessoas:

Processos de recrutamento

O uso adequado das informações viabiliza uma contratação mais acertada e dentro das necessidades específicas da vaga, o que diminui o turnover e aumenta o engajamento da equipe.

Aumento de produtividade

A avaliação correta permite entender as influências negativas que atuam no time, reconhecer o que pode ser melhorado e promover melhorias. Cultura organizacional, processos muito burocráticos, falhas na comunicação — todos esses aspectos fazem uma grande diferença no resultado.

Desenvolvimento de treinamentos

Se está difícil saber o que falta em conhecimentos ou habilidades dentro da equipe, a interpretação de dados pode ajudar a identificar essa lacuna. Com o resultado da análise em mãos, é possível desenvolver treinamentos para sanar essas falhas, ao promover uma qualificação dos profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários, a fim de evitar que a empresa precise buscar novos talentos, o que ajuda a reduzir custos.

Essa implementação enfrenta barreiras?

Muitos CEOs ainda olham com preconceito para a coleta, análise e uso de informações, pois entendem erroneamente que essa tendência vai substituir a participação humana.

O segredo é aliar as informações ao conhecimento do gestor, que contará com mais insumos para uma tomada de decisão acertada. A verdade é que ferramentas de interpretação de dados já fazem parte da realidade de grandes empresas com excelentes resultados.

Quer saber como usar as informações para a tomada de decisões na sua empresa? Conheça o Solides Gestão, um software que mapeia o perfil comportamental de funcionários e candidatos. Para saber mais, entre em contato conosco!

resultados-cta-blog


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] é capaz de ajudar na otimização de custos, no mapeamento de competências, na mensuração da produtividade, entre […]