Como fortalecer a inteligência emocional do time durante a pandemia

Tempo de leitura: 6 minutos

Sem tempo para ler sobre a inteligência emocional do time em tempos de crise? Dê play no áudio abaixo para ouvir o conteúdo!

Precisando de ajuda para manter a inteligência emocional do time em meio à pandemia? Um líder que consegue conservar a sua equipe estabilizada emocionalmente, conquista destaque. Afinal, além de motivação, ele consegue passar segurança para todos.

E para você que é líder, ter sintonia e sincronia entre os colaboradores faz toda a diferença. Não somente nos resultados empresariais, mas no clima organizacional também.

No entanto, em tempos de pandemia, manter a inteligência emocional do time é algo de grande importância. Por isso, preparamos este post, para mostrar como os gestores podem ajudar a sua equipe nesse momento. Aliás, as dicas servem para tempos normais também. Então, vem com a gente e saiba como ser essa figura inspiradora. Boa leitura!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que inteligência emocional?

Antes de falar como você pode fazer para manter a inteligência emocional do time, precisamos mostrar o do que se trata. Na década de 90, os psicólogos Peter Salovey e John D. Mayer definiram esse termo como sendo a capacidade do indivíduo de monitorar os sentimentos e as emoções dos outros e de discriminá-los, de forma a utilizar essa informação para guiar o próprio pensamento e as ações.

Portanto, inteligência emocional é saber compreender suas emoções, gerir e lidar com elas em busca de evolução e de um bom resultado. Mas também diz respeito à capacidade de analisar e entender aqueles que estão ao nosso redor.

Fazendo uma comparação, a inteligência racional mostra a capacidade de uma pessoa em resolver seus problemas lógicos e racionais. Enquanto a emocional vem para dizer sobre o entendimento e controle que um ser humano tem de suas emoções em relação ao que o rodeia.

Por que a inteligência emocional é tão importante no ambiente corporativo?

Separar a vida pessoal da profissional é um processo meio tênue. Porém, em muitas situações, é possível que uma pessoa não consiga. Afinal, passamos, em média, 8h por dia em nosso trabalho. Logo, se você já viu um ambiente corporativo onde o descontrole emocional imperava, sabe que são tempos difíceis e com horas incansáveis para se suportar. Além de ser um processo que mina a motivação de qualquer profissional.

Atualmente, os líderes estão mais engajados em proporcionar um melhor ambiente empresarial para os seus profissionais. Afinal, é preciso manter a inteligência emocional do time para que a produção seja eficiente e a empresa se torne um bom local de trabalho. Assim, a satisfação pessoal se eleva no meio corporativo.

Por isso, líderes com boa inteligência emocional conseguem perceber melhor o seu time e sabem quando algo não vai bem. Ainda, quando detectam o problema, prestam auxílio, de forma empática e mais humana. Mas isso não quer dizer que o gestor tem uma atitude paternalista, e sim que consegue compreender as necessidades de seus colaboradores e, ainda, promover uma relação mais amigável entre todos.

O que pensar sobre inteligência emocional em tempos de coronavírus?

O mundo virou de cabeça para baixo, da noite para o dia. As empresas precisaram rever seus processos de produção, buscando solucionar suas demandas de forma prática e inteligente para garantir sua permanência no mercado — mesmo que ele esteja fraco. E o principal, os líderes precisam pensar na saúde e segurança de seus colaboradores.

Medidas emergenciais foram tomadas, como a implementação do trabalho home office, escolas com aulas online, diminuição da circulação de pessoas e adoção de recomendações preventivas. Ainda, outras organizações precisaram adotar férias coletivas, pois não conseguiriam manter a sua produção em nenhuma das medidas citadas.

Mas há aqueles que mesmo querendo adotar o “fica em casa”, precisam trabalhar: enfermeiros, médicos, bombeiros, policiais, donos e colaboradores de rede de supermercado, farmácias e outros.

O impacto da recessão econômica está alarmando muitos profissionais e, em tempos de pandemia, surge a pergunta: como manter a inteligência emocional ativada? É necessário exercitá-la diariamente!

Portanto, agora, veja algumas dicas de como fortalecer a saúde emocional do time nesse momento tão delicado.

Seja otimista

Por mais que a situação não esteja favorável, manter o otimismo ajuda a espantar o nervosismo e momentos de tensão. A positividade eleva a nossa vibração e a imunidade emocional fica em alta. Portanto, procure ver o lado positivo de toda essa situação, afinal, pode ser um tempo de recomeço.

Tire a sua equipe da zona de conforto

Para muitos, o trabalho home office é uma novidade. Portanto, aproveite o momento para motivar a equipe para que surjam bons resultados. Sair da zona de conforto é desafiador, mas recompensador também. Sendo assim, tire o melhor dessa situação para elevar o potencial dos seus colaboradores.

Respire e medite

Incentive a sua equipe a ter pausas para meditar e respirar, em caso de trabalho remoto ou mesmo presencial. É muito importante tirar esse tempo, por menor que seja, para renovar as energias, além de equilibrar as emoções.

Alimente-se e hidrate-se

Em horas como essas, as pessoas ficam tão tensas que se esquecem de se alimentar e se hidratar. Mas a imunidade, no momento de pandemia, deve estar ótima para evitar a contaminação. Portanto, seja um líder que incentiva sua equipe a manter uma boa dieta e dê dicas saudáveis a todos. Mesmo que estejam trabalhando em casa ou de férias coletivas, mande um recado. Isso mostrará que você se preocupa com o bem-estar de cada um.

Incentive a todos a manter o contato virtual

O isolamento é físico e não virtual, por isso, incentive a sua equipe a se comunicar entre si, com os parentes e amigos. Afinal, ficar totalmente sozinho pode ser uma porta de entrada para ter crises de ansiedade e depressão.

Então, se a sua equipe está em trabalho remoto, faça reuniões virtuais por videochamada, incentive a todos para se manterem em comunicação, mesmo que seja por telefone. Ter contato é muito importante e acreditamos que, em breve, todos poderão sair e correr para abraçar a quem amam.

Sabemos que nesse momento todo o cuidado é pouco. Sendo assim, você como líder, deve ajudar a cuidar da inteligência emocional do time! Profissionais saudáveis produzem mais e melhor. Em tempos de pandemia, vamos eliminar o vírus da negatividade.

Quer saber como lidar com toda essa pressão? Preparamos um conteúdo para ajudar você, aprenda mais!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jesus Francisco Neto
Jesus Francisco Neto
8 meses atrás

muito bom o conteúdo e o posicionamento das explicações,será de bom proveito

Giuliano Sales
Admin
8 meses atrás

Ei, Jesus. Tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu feedback.
Esperamos que o conteúdo possa ajudar cada vez mais você nesse momento de crise.
Continue nos acompanhando.
Abraços.

Silvia Cristina Giordo
Silvia Cristina Giordo
8 meses atrás

Gostei do conteúdo, parabéns!!!

Giuliano Sales
Admin
8 meses atrás

Oi, Silvia. Tudo bem?
Agradecemos pelo feedback.
Esperamos conseguir atendê-la em nossas outras produções.
Continue nos acompanhando. Abraços.

Alexandre Pantoja
Alexandre Pantoja
8 meses atrás

Material excelente, parabéns a toda equipe da Universidade SOLIDES, tenho o prazer e a honra de receber as matérias, de analisar e repassar aos meus amigos da faculdade,dividir conhecimento e aprender dia a dia.

Giuliano Sales
Admin
8 meses atrás

Oi, Alexandre. Tudo bem?
Agradecemos o seu comentário!
É muito importante para nós saber que a Universidade Sólides está conseguindo ajudá-lo a conhecer cada vez mais sobre o mundo do RH.
Continue nos acompanhando.
Abraços.

OLINDA MAGALHAES DE SOUZA
OLINDA MAGALHAES DE SOUZA
7 meses atrás

GOSTEI MUITO DO CONTEÚDO, ESTA SENDO MUITO ÚTIL PRA MEU CURSO EM RH. OBRIGADA

Giuliano Sales
Admin
7 meses atrás

Ei, Olinda, tudo bem?
Ficamos felizes em saber que estamos sendo úteis para o seu crescimento profissional.
Conte conosco.
Abraços.