Inteligência de dados: Entenda tudo sobre e sua relação com o RH estratégico

Tempo de leitura: 12 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Os avanços da tecnologia permitiram importantes ganhos para as empresas. Entre eles, o uso da inteligência de dados se destaca por proporcionar a adoção de práticas mais estratégicas para o negócio, promovendo crescimento e diferenciação de mercado.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Assim como acontece na gestão da empresa como um todo, o uso desse recurso na Gestão de Pessoas pode trazer muitos benefícios, que vão desde um RH mais estratégico até a otimização dos subprocessos da área. Logo, entender o que é a inteligência de dados e como ela afeta positivamente a organização é fundamental para ter sucesso no cenário atual do mercado.

Por isso, neste artigo, você vai aprender o conceito de inteligência de dados e quais são os benefícios que ela gera para o RH. Além disso, abordaremos os cuidados que precisam ser tomados em relação à LGPD e como as soluções da Sólides potencializam a sua Gestão de Pessoas com base na inteligência de dados. Acompanhe!

O que é inteligência de dados?

A inteligência de dados é uma prática que visa a disponibilização de dados organizados de forma inteligente para a tomada de decisões. Para isso, ela se baseia em uma coleta mais completa e volumosa de dados, bem como no uso de softwares específicos que permitem uma melhor ordenação e categorização das informações.

Falando assim, parece algo complexo, mas, na verdade, é um conceito muito simples de compreender. Sabemos que, hoje, estamos sobrecarregados de informações. Dessa forma, o que vai diferenciar o resultado obtido por meio delas não está na quantidade, e sim em como elas são organizadas e as ideias que elas geram

Nesse sentido, a inteligência artificial é uma grande aliada da inteligência de dados, mas também é possível conseguir grandes feitos com soluções mais simples.

Quais são os benefícios da inteligência de dados para o RH? 

A inteligência de dados é bastante utilizada em setores como vendas e marketing das empresas, mas também promove excelentes benefícios para o RH, como veremos nos tópicos a seguir.

Fortalecimento do RH estratégico

Um dos pontos de maior destaque em Recursos Humanos nas últimas décadas está na sua virada de chave de um setor de apoio para um setor com geração de valor e diferenciação para o negócio. Para ter um RH estratégico, é essencial contar com o uso de informações tanto sobre os colaboradores quanto sobre a própria empresa e o mercado em geral.

A inteligência de dados permite que as ações do RH se tornem mais estratégicas e conectadas com os objetivos e metas da organização. O uso de informações de diferentes fontes e formatos proporciona análises mais completas e aprofundadas na Gestão de Pessoas. Com isso, as iniciativas são melhor direcionadas e tendem a gerar bons resultados para o negócio.

Otimização do processo de Recrutamento e Seleção

Os processos de Recrutamento e Seleção são a base que sustentam os demais andamentos da área. Quando o RH acerta na escolha de um profissional, dá-se início a um ciclo virtuoso dentro da empresa

Ainda, o colaborador se sente feliz e satisfeito com seu cargo e suas atribuições, assim, ele entrega melhores resultados e ajuda a manter um bom clima organizacional e uma cultura fortalecida.

A inteligência de dados possibilita um estudo mais aprofundado dos candidatos, bem como a definição mais precisa dos requisitos de cada uma das vagas. O cruzamento dessas informações garante um processo seletivo mais eficaz na escolha de cada novo colaborador e mais eficiente ao fazer isso de forma mais ágil e barata.

Maior efetividade nas ações de employer branding

A inteligência de dados contribui para a elaboração de ações mais consistentes de employer branding, principalmente no que diz respeito à definição da proposta de valor oferecida aos colaboradores (EVP). Afinal, nada melhor do que conhecer bem uma pessoa para saber o que ela mais gosta e valoriza.

Ganho em eficiência nos esforços para a retenção de talentos

Uma grande dor na área de Recursos Humanos dos dias atuais está na retenção de talentos. Os bons profissionais são mais escassos e acabam tendo um poder maior de escolha sobre onde se sentem melhor para trabalhar. 

A inteligência de dados ajuda a Gestão de Pessoas a oferecer um ambiente de trabalho mais saudável e agradável para cada colaborador, com benefícios mais atrativos e boas oportunidades de desenvolvimento de carreira. Isso mantém a empresa como a melhor alternativa, evitando a saída dos profissionais.

Alinhamento entre as metas da empresa e a matriz de treinamento e desenvolvimento

Uma das frentes mais estratégicas que um RH pode assumir é o alinhamento da matriz de treinamento com as metas da organização. Trata-se de uma prática que alia o planejamento do crescimento e evolução dos profissionais com os rumos que a empresa pretende seguir para os próximos anos. 

Nesse contexto, a preparação dos profissionais, de acordo com as conquistas almejadas pela empresa, possibilita um ganho imensurável em eficiência operacional, crescimento do negócio e inovação. A adoção de um RH 4.0, que lança mão de inteligência de dados, inteligência artificial e People Analytics gera um diferencial de mercado muito valioso. 

como fazer people analytics - baixe o ebook

Como a inteligência de dados pode ser utilizada na Gestão de Pessoas?

Para obter todos esses benefícios que acabamos de citar, é preciso pensar no RH do futuro e implementar o uso de inteligência de dados em todos os seus subprocessos, como explicaremos agora.

Recrutamento e Seleção

No Recrutamento e Seleção, a inteligência de dados deve ser utilizada em duas frentes principais. A primeira envolve a engenharia de cargos e a definição mais precisa e aprofundada dos requisitos de cada uma das vagas disponibilizadas. Já a segunda, é relativa à avaliação dos candidatos. 

Desse modo, é fundamental contar com ferramentas qualitativas que investiguem as características de cada um deles, principalmente as soft skills. Até porque, é muito mais fácil desenvolver as habilidades técnicas de um colaborador do que as comportamentais.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho deve ser realizada com o uso de metodologias e ferramentas que consigam unir informações tangíveis e intangíveis em análises completas e ricas.

Nesse sentido, a inteligência de dados ajuda no cruzamento de dados e na geração de relatórios diversos, com perspectivas variadas. Inclusive, ela pode revelar nuances que ainda não haviam sido exploradas, gerando boas oportunidades de inovação.

Pesquisa de clima

Historicamente, o clima organizacional é mais delicado de ser mensurado, já que envolve muitas percepções que as pessoas têm dificuldades em tangibilizar. Nesse sentido, um software para RH, dotado com inteligência de dados, consegue realizar uma análise mais aprofundada. Dessa forma, é possível ir bem além da aplicação de um questionário simples e raso, trazendo resultados mais efetivos e significativos para o negócio.

Treinamento e desenvolvimento

A inteligência de dados é uma poderosa arma na efetividade do plano de treinamento e desenvolvimento da empresa. Por meio dela, cada uma das ações pode ser elaborada de modo mais preciso e direcionado, conforme os objetivos das equipes. Além disso, fica mais fácil aliar o PDI de cada colaborador com as metas de médio e longo prazos da organização.

Retenção de talentos

Em relação à retenção de talentos, a inteligência de dados atua, principalmente, com a análise preditiva. Assim, muito antes que um profissional se sinta insatisfeito ou tenha vontade de deixar a empresa, o RH já tem tudo sob controle e as ações de retenção são implementadas. Logo, é possível evitar a perda dos talentos, mesmo que eles sejam abordados por outras empresas.

Quais cuidados tomar em relação à LGPD? 

Quando falamos em inteligência de dados, não podemos deixar de mencionar a questão do uso adequado desses dados, principalmente em relação à segurança. Além disso, com a chegada da LGPD, os cuidados precisam ser redobrados, em especial nos quesitos a seguir.

Tenha uma política de privacidade bem definida

O passo número um para se manter dentro da legalidade é estabelecer uma política de privacidade detalhada e de fácil entendimento. Para tanto, ela deve ser de fácil acesso, não ter nenhuma “pegadinha” e, acima de tudo, ser seguida à risca por todas as pessoas envolvidas. 

Registre o consentimento dos titulares sobre o uso dos dados

Outra exigência importante da LGPD é que as pessoas precisam registrar seu consentimento no uso de seus dados. Isso deve ser feito desde o processo seletivo, quando o RH recebe algumas informações dos candidatos que podem gerar problemas, caso sejam utilizadas indevidamente. O consentimento ajuda a deixá-los cientes de como os dados serão usados, tranquilizando-os e aumentando a segurança da empresa.

Garanta a segurança dos dados contra invasões e vazamentos

Por fim, garanta que os dados coletados sejam armazenados em um ambiente seguro, à prova de invasões ou de fraudes. Quanto mais sensíveis forem os dados, como é o caso da documentação de admissão, maior deve ser a preocupação com a segurança e o sigilo sobre eles. Sistemas em nuvem e arquivos físicos em ambientes de acesso controlado são essenciais nesse sentido.

ebook mapeamento comportamental com a sólides

Como a Sólides entrega inteligência de dados?

A inteligência de dados está diretamente relacionada ao uso de tecnologia de ponta no RH, e a Sólides conta com as melhores soluções do mercado nesse sentido. Veja abaixo como os nossos softwares proporcionam diferencial para a Gestão de Pessoas. 

Mapeamento comportamental com o Profiler

O Profiler é um software de mapeamento comportamental baseado na metodologia DISC e em outras 6 metodologias de análise. Por meio da aplicação de um questionário simplificado, o sistema obtém mais de 50 informações sobre o perfil comportamental de uma pessoa, gerando insumo para vários tipos de análises e tomada de decisão.

People Analytics

Com a Sólides, a aplicação do People Analytics é feita de forma simples e prática. Ainda, as informações obtidas possibilitam a geração de diferentes tipos de relatórios que ajudam o setor de RH em todos os subprocessos da área. 

O sistema permite um aprofundamento maior em todas as análises necessárias. Com isso, a empresa ganha eficiência nas ações do RH, desde o Recrutamento e Seleção, até a retenção de talentos.

Sólides Matcher

O Sólides Matcher é um recurso exclusivo do Sólides Gestão que ajuda as empresas a definir o candidato certo para cada uma das vagas, considerando tanto as atribuições e exigências do cargo quanto a composição atual do time. 

Nesse sentido, a ferramenta aumenta a precisão nas contratações, gerando mais satisfação nos times e melhores resultados para o RH e para a empresa como um todo.

Avaliação de desempenho

A ferramenta de avaliação de desempenho da Sólides proporciona diferentes perspectivas de análise. No RH, é possível identificar necessidades pontuais e generalizadas de treinamento, enquanto os gestores conseguem entender melhor o desempenho apresentado por cada membro do time, ao considerar os diferentes perfis comportamentais.

Em ambos os casos, fica muito mais fácil identificar pontos de melhoria a serem desenvolvidos, bem como as qualidades que precisam ser fortalecidas e incentivadas. Tudo isso com base em dados e informações reais e precisas, sem achismos ou imprecisões.

Matriz 9 Box cultural

A Matriz 9 Box Cultural é uma solução para a avaliação de desempenho dos profissionais que identifica quem são os grandes talentos da empresa e quais são as pessoas que precisam ser desenvolvidas ou até mesmo desligadas. Tudo isso com base não apenas em informações de performance técnica, mas também comportamental.

Nesse sentido, a ferramenta permite uma gestão muito mais eficiente dos planos de treinamento e desenvolvimento, bem como da concessão de promoções e bonificações. Desse modo, o RH passa a assumir um papel mais estratégico para o negócio, gerando valor e melhoria de resultados para os colaboradores, gestores e empresa como um todo.

Conclusão

A inteligência de dados é uma importante arma para as organizações, logo, quem investe nessa frente acaba se destacando no mercado. Além dos benefícios específicos em relação à Gestão de Pessoas, o uso de dados de forma estratégica que gera melhoria nos resultados financeiros e operacionais, algo que toda empresa almeja.

Se você está em busca de mais visibilidade e ação estratégica para o seu RH, o caminho é escolher um software de qualidade, que seja baseado em metodologias seguras e confiáveis, como é o caso das soluções oferecidas pela Sólides. Então, não perca mais tempo, solicite uma demonstração e veja como podemos ajudar você a usar a inteligência de dados a seu favor.

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments