O que é e como aplicar a Inteligência Artificial no RH?

Usar Inteligência Artificial no RH se tornou algo fundamental para o sucesso do profissional e da Gestão de Pessoas. Confira como aplicar IA no Recursos Humanos da sua empresa
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Nós já sabemos da importância da tecnologia para as empresas e o quanto ela faz parte do dia a dia de todos os setores. Isso não é diferente para o departamento de Recursos Humanos. RH e Inteligência Artificial têm andado de mãos dadas para garantir ainda mais eficiência às empresas.

Mas você sabe o que é essa tecnologia, como ela funciona e como implementá-la no seu departamento? Neste post, explicamos um pouco mais das vantagens e aplicações da IA na gestão de pessoas. Confira na leitura. 

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial é uma área da ciência da computação que tem como objetivo estudar e desenvolver dispositivos que simulem o raciocínio humano. Essas soluções conseguem, por exemplo, pensar, perceber padrões, tomar decisões e resolver problemas. Em resumo, são sistemas que se assemelham com a inteligência, uma característica humana.

É basicamente a ideia de criar computadores, softwares e robôs que consigam “pensar” exatamente como nós, fazendo análises, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações.

Esse tipo de tecnologia já está presente em muitos setores do mercado, desde atendimentos por chatbots, até a criação de textos e imagens. Uma área que também vem se beneficiando da IA é o RH. Mas você sabe como? A gente explica melhor a seguir. 

Qual a importância da Inteligência Artificial para o RH?

A Inteligência Artificial já faz parte do futuro do RH. De acordo com dados levantados por uma pesquisa da TIC Empresas, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), 22% das empresas pequenas e 37% das grandes já adotaram a IA no seu dia a dia, com a implementação de softwares de RH e gestão.

Embora essa já seja uma realidade para muitos negócios, ainda existe o receio de que as máquinas possam substituir os profissionais. Por conta disso, muitas pessoas ainda apresentam certa resistência em implementá-las. 

A verdade, no entanto, é que o uso de ferramentas tecnológicas como a Inteligência Artificial vem para otimizar os processos do RH e permitir uma atuação muito mais estratégica na gestão de pessoas

Apostar nesse tipo de ferramenta é uma forma de automatizar processos e extrair deles informações valiosas para uma tomada de decisões muito mais assertivas.

Material gratuito: 300 prompts de ChatGPT para RH

Preencha o formulário e receba grátis o material direto no seu e-mail! 📩

RH e Inteligência Artificial: como utilizar?

A Inteligência Artificial tem sido implementada em vários setores dentro das empresas, e o RH não está de fora. Muitas ferramentas já tem ajudado o departamento de Recursos Humanos a automatizar seus processos, encontrar padrões e, assim, gerar resultados satisfatórios para a empresa.

Atualmente existem softwares que encontram padrões no comportamento dos colaboradores e que fazem o cruzamento de dados, ajudando a realizar análises fundamentais para a eficiência dos processos de RH. 

Assim, a IA pode relacionar as informações com as vagas em aberto no recrutamento e seleção, levantar as necessidades de treinamentos e fazer a engenharia de cargos, por exemplo. 

A seguir, explicamos melhor alguns exemplos de como levar a inteligência artificial para o seu RH.

Recrutamento e seleção

Você pode usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção para cruzar as informações de comportamento de um candidato com as competências necessárias para o cargo. Assim, consegue identificar se ele se encaixa na vaga disponível e pode ter um desempenho positivo na empresa. 

Além de levar assertividade para o recrutamento e seleção, esse tipo de análise preditiva, que pode ser desenvolvido por meio de uma ferramenta de Gestão Comportamental, também vai ajudar a reduzir o tempo e o custo do processo.

Mas existem outras formas de aplicar a IA em seu processo seletivo. É possível, por exemplo, utilizar algoritmos para a análise de currículos e a triagem de candidatos, garantindo ao setor uma otimização preciosa de tempo. 

Os chatbots também podem ser usados para a realização de entrevistas iniciais e o esclarecimento de dúvidas dos candidatos sobre o processo e a empresa.  Material gratuito sobre inteligencia-artificial-recrutamento-selecao

Onboarding e integração de novos colaboradores

Os chatbots também podem ser explorados nos processos de onboarding, dando assistência virtual para auxiliar e orientar os novos colaboradores durante os processos de integração. 

Quanto aos treinamentos iniciais, eles também podem ser realizados por meio de plataformas de aprendizagem automatizadas, que fornecem treinamentos personalizados de acordo com as necessidades individuais de cada colaborador. 

Gestão de desempenho

Outra forma de fazer uma análise de dados inteligentes por meio da IA é com a engenharia de cargos. Com um software de gestão você consegue desenhar quais são as competências necessárias que um profissional precisa ter para apresentar um bom desempenho em sua empresa. A partir disso, é possível encontrar, dentre colaboradores, candidatos ou ambos, aqueles que mais se encaixam com essas características.

Além de ajudar na seleção de novos candidatos, isso também pode auxiliar na realocação de colaboradores. Colocando os profissionais certos nas funções certas, você consegue melhorar a produtividade e o desempenho das equipes e aumentar a retenção de talentos na organização.

Os algoritmos de IA também podem ser utilizados nas avaliações de desempenho, identificando lacunas de habilidades e sugerindo planos de desenvolvimento personalizados. 

Além disso, com ferramentas de análise de dados, o RH pode obter insights sobre o desempenho individual e coletivo dos colaboradores, garantindo uma tomada de decisões mais acertada. 

Engajamento e retenção de talentos

O engajamento dos colaboradores é essencial para um bom desempenho e para garantir a retenção dos talentos. Nesse contexto, as inteligências artificiais também podem ser aliadas. Os chatbots, por exemplo, podem ser utilizados para coletar feedbacks regulares, identificando possíveis problemas de engajamento e reclamações frequentes do time. 

O RH também pode utilizar sistemas de reconhecimento automatizado para identificar e recompensar os colaboradores de alto desempenho. Esse tipo de valorização é muito importante para que os profissionais se sintam reconhecidos, aumentando a motivação e a produtividade e reduzindo os índices de turnover. 

Análise de dados e tomada de decisão

O RH trabalha com uma grande quantidade de informações sobre pessoas. A vantagem da inteligência artificial em relação a isso é que a ferramenta ajuda a analisar esses dados e cruzar informações de forma muito mais rápida, inteligente e automatizada. 

Os algoritmos de machine learning conseguem analisar grandes volumes de dados e fornecer insights estratégicos para o RH. Além disso, ferramentas como o People Analytics ajudam a realizar análises preditivas para antecipar necessidades futuras e tomar decisões mais embasadas.

Clima organizacional

A Inteligência Artificial no RH também tem um papel importante para a melhoria do clima organizacional. Com um sistema que ajuda a aplicar a pesquisa de clima e a fazer a análise dos dados com os resultados obtidos e os relatórios gerados, você consegue pensar em ações mais específicas para manter o engajamento dos colaboradores.

Na prática, como funciona? Bom, usando um software que utiliza a inteligência artificial para compilar e fazer a análise dos dados, você garante maior assertividade e eficiência nessa avaliação das informações. Além de otimizar o seu tempo, isso ajuda a planejar quais serão os próximos passos para ter um ambiente ainda melhor em sua organização.

Comunicação Interna

A Inteligência Artificial (IA) pode ajudar a melhorar a comunicação de várias maneiras, incluindo:

  • Automatização de tarefas: A IA pode automatizar tarefas rotineiras de comunicação, como o envio de e-mails, a criação de relatórios e a tradução de idiomas. Isso libera tempo para os profissionais de RH se concentrarem em tarefas mais estratégicas, como o desenvolvimento de relacionamentos e a construção de confiança.

  • Personalização de mensagens: A IA pode ser usada para personalizar mensagens de comunicação de acordo com as necessidades individuais dos funcionários. Isso pode ajudar a garantir que as mensagens sejam recebidas e compreendidas com mais eficácia.

  • Análise de dados: A IA pode ser usada para analisar dados de comunicação, como e-mails, conversas e reuniões. Isso pode ajudar os profissionais de RH a identificar padrões e tendências, e a melhorar a eficácia de suas estratégias de comunicação.

Exemplos específicos de como a IA pode ser usada para melhorar a comunicação

 

  • Um chatbot pode ser usado para responder a perguntas comuns dos funcionários, liberando os profissionais de RH para se concentrarem em questões mais complexas.

  • Uma ferramenta de tradução automática pode ser usada para traduzir e-mails e outros documentos para diferentes idiomas, facilitando a comunicação entre funcionários de diferentes culturas.

  • Um sistema de análise de sentimento pode ser usado para identificar emoções nos e-mails e nas conversas, fornecendo informações valiosas sobre o clima organizacional.

  • Um sistema de análise de tópicos pode ser usado para identificar temas recorrentes na comunicação, fornecendo insights sobre as necessidades e preocupações dos funcionários.

A IA tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas se comunicam com seus funcionários. Ao automatizar tarefas, personalizar mensagens e analisar dados, a IA pode ajudar as empresas a melhorar a eficácia de sua comunicação, construir relacionamentos mais fortes com os funcionários e criar um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável.

➡️ Leia também: RH e TI: como integrar esses dois setores?

Benefícios da Inteligência Artificial para o RH

Como você viu, contar com um software de RH que utiliza inteligência artificial gera diversos benefícios ao setor. Destacamos alguns aqui para você:

  • A Inteligência Artificial no RH ajuda a reconhecer padrões e tendências, facilitando a criação de estratégias e ações mais efetivas;
  • Você consegue tomar decisões de forma mais rápida e assertiva, já que os dados estão organizados e a análise fica mais fácil;
  • Com a IA é possível se aproximar dos colaboradores, mesmo em empresas que apresentam um número grande de profissionais;
  • Ferramentas tecnológicas ajudam a otimizar a rotina do RH, dessa forma, o setor tem mais tempo para atuar de forma estratégica e humanizada; 
  • A IA possibilita identificar e monitorar gargalos em processos, auxiliando na resolução de problemas e no desenvolvimento dos profissionais e garantindo à organização melhores resultados. 

Tudo isso faz com que o RH se torne um departamento cada vez mais valorizado dentro da empresa, tornando- se um setor mais estratégico e protagonista

Como o Sólides Gestão pode facilitar o RH

Para levar a Inteligência Artificial para o departamento, você precisará contar com um software de RH e Gestão Comportamental, certo? É por isso que você tem que conhecer o Sólides Gestão, a plataforma ideal para você aplicar a IA em Recursos Humanos e usufruir de todos os seus benefícios!

Com o Solides Gestão, você consegue fazer o mapeamento comportamental dos candidatos e colaboradores, aplicando o People Analytics e a Gestão Comportamental em sua empresa por meio de análises inteligentes. O software vai ajudar você a ser mais estratégico, reduzir custos e aumentar a produtividade em sua empresa.

Concluindo, RH e inteligência artificial podem andar juntos para garantir muito mais eficiência e estratégia ao negócio, auxiliando na tomada de decisões e no engajamento do time. 

Explorar as possibilidades oferecidas pela inteligência artificial e adaptar suas práticas de trabalho pode ser uma decisão vantajosa e estratégica, por isso, não tenha medo de confiar e apostar na tecnologia.

Tem interesse em aplicar a Inteligência Artificial no RH da sua empresa? Então, que tal conhecer gratuitamente o Solides Gestão na prática? Você pode fazer um teste da nossa ferramenta por 14 dias criando a sua conta agora mesmo. Aproveite!

Picture of Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima