Inteligência artificial no recrutamento: como funciona, vantagens e por que investir

O uso da Inteligência Artificial no recrutamento e seleção é essencial para as empresas e profissionais de RH. Descubra como aplicar!
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Você já aplica a Inteligência Artificial no recrutamento dentro da sua empresa? Caso a resposta seja não, saiba que utilizar essa tecnologia no setor de RH diminui as chances de uma contratação equivocada, algo que gera aumento de custos e despesas, impactando negativamente nos negócios.

Além disso, em um mundo moderno, onde a tecnologia avança cada vez mais em todos os setores da nossa sociedade, na área de recursos humanos não é diferente. Sabemos que aplicar estratégias do RH 5.0 na organização pode parecer um desafio, porém, empresas que não se adaptarem a essas mudanças, não somente tecnológicas, mas também de comportamento, acabarão ficando para trás no mercado. 

Ainda, uma boa gestão de pessoas já começa na atração dos melhores talentos para a sua empresa, algo que se torna mais eficaz por meio de um recrutamento automatizado, alinhado com os principais objetivos da organização, gerando nos candidatos o desejo de trabalhar no seu time.

Se você ficou interessado em saber como funciona a Inteligência Artificial (IA) no processo de recrutamento e quais são suas reais vantagens, continue acompanhando a leitura!

O que é a Inteligência Artificial?

Antes de apresentarmos as vantagens proporcionadas pelo uso da Inteligência Artificial no recrutamento e seleção, é importante que você entenda o que é essa tecnologia e em quais áreas ela pode ser útil. 

IA é uma ferramenta da ciência da computação que é responsável por armazenar dados, analisá-los e operar ações, de acordo com os registros feitos no sistema do software. Ainda, esse produto virtual nasceu da necessidade de evitar falhas cognitivas nos processos operacionais, assemelhando-se com a inteligência humana.

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente em diversas áreas. Na saúde, em diagnósticos e cirurgias, no transporte, na fabricação de carros autônomos, nas empresas, tanto na parte logística quanto no atendimento ao cliente com chatbot, dentre outras. 

No RH, possibilita a análise e leitura de dados para otimizar diversos processos, como avaliação, treinamento, desenvolvimento de seus profissionais, além do processo de recrutamento. Tudo isso por meio da utilização de ferramentas.

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: informações essenciais sobre IA para você não ficar atrás nas tendências do mercado

Preencha o formulário e receba o material gratuito no seu e-mail 📩

Dados sobre uso de Inteligência Artificial no recrutamento e seleção

O cenário do Recrutamento e Seleção está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela incorporação da Inteligência Artificial (IA). De acordo com dados revelados por uma pesquisa da McKinsey em 2023, impressionantes 70% das empresas em todo o mundo já adotaram ou têm planos de implementar IA nesse setor crucial.

No contexto brasileiro, um estudo da ABRH Brasil aponta que 54% das empresas já utilizam ou têm planos de adotar IA no Recrutamento e Seleção até 2025. Surpreendentemente, mesmo entre as empresas de menor porte, 22% das organizações pequenas no Brasil já implementaram IA no setor de Recursos Humanos, conforme indicado por uma pesquisa do Cetic.Br em 2023.

Quando nos voltamos para as grandes empresas nacionais, 37% delas já incorporaram IA em suas práticas de Recursos Humanos, segundo a mesma pesquisa. Esses números refletem não apenas uma tendência, mas uma necessidade crescente de otimizar e aprimorar os processos de seleção de talentos por meio da tecnologia, impulsionando a eficiência e a precisão nas decisões de contratação. A IA no Recrutamento e Seleção está, sem dúvida, moldando o futuro do ambiente de trabalho no Brasil e além.

Quais as vantagens da Inteligência Artificial no recrutamento?

Em um mundo de dados, pergunto a você: ainda faz sentido recrutar somente por meio de currículos de papel? A resposta com certeza é “não”. Claro que o recrutamento inteligente não tem por objetivo dispensar o profissional de RH do processo de seleção, e sim auxiliá-lo em tarefas mais burocráticas e operacionais, sobrando mais tempo para que ele foque no que realmente importa na empresa: o capital humano. 

Agora, abordaremos com mais detalhes algumas vantagens do uso da Inteligência Artificial no recrutamento. Confira!

Material gratuito sobre https://blog.solides.com.br/recursos/lp-tofu-inteligencia-artificial-recrutamento-selecao

Maior assertividade na seleção de candidatos

Um currículo de papel não fornecerá informações específicas sobre as habilidades comportamentais, conhecidas também como soft skills — relevantes para o cargo que o candidato busca ocupar. Assim, por meio da Inteligência Artificial no RH, é possível obter e analisar esses dados de forma eficaz, diminuindo erros no processo de recrutamento.

Reduz tempo e esforço

Hoje, em um único software com inteligência de dados, os candidatos fazem seu cadastro e realizam a avaliação do seu perfil comportamental. Os resultados são armazenados dentro da própria plataforma, possibilitando maior agilidade no processo e efetividade na escolha do profissional. 

Nesse sentido, com o auxílio da IA na leitura dos algoritmos, o tempo para realizar um processo de recrutamento e seleção pode ser reduzido em até 70%, identificando as características comportamentais em um relatório completo, obtido em questão de minutos. 

Melhora a experiência do candidato

Com o domínio da tecnologia em todos os âmbitos da sociedade, as pessoas querem ver mudanças profissionais, da mesma forma em que vivem as transformações tecnológicas na vida pessoal. Logo, se hoje abrimos uma conta bancária sem precisar sair de casa, por que o mesmo não pode acontecer nas primeiras etapas de um processo seletivo?

Um software completo de gestão permite, por exemplo, a aplicação de testes de triagem totalmente online, filtrando os profissionais que não “dão match” com a vaga ou que não têm o fit cultural da empresa. Assim, o candidato não precisa se deslocar, tendo custos financeiros com transporte e precisando comparecer presencialmente em todas as etapas do processo seletivo.

Banco de talentos qualificado

Mesmo que durante o recrutamento um candidato não seja selecionado para determinada vaga, não quer dizer que ele não seja o talento ideal para futuras oportunidades. Portanto, com o uso de uma plataforma com inteligência de dados, todo o histórico de testes e entrevistas realizadas ficam armazenadas com informações e resultados.

Logo, é possível ter sempre um banco de talentos atualizado e qualificado com possíveis candidatos. Assim, o profissional de RH ganha tempo em recrutamentos futuros.

Feedbacks em massa

Uma grande insatisfação por parte da maioria dos candidatos a uma vaga, é a ausência de retorno vindo da empresa em relação ao andamento do processo seletivo. Mesmo sendo fundamental oferecer esse feedback, por demonstrar respeito e liberar o profissional para que ele continue buscando outras oportunidades, é um desafio para o RH responder individualmente a todos. 

Entretanto, atualmente, a maioria dos softwares de recrutamento e seleção disponíveis no mercado contam com a opção de feedbacks em massa. Assim, o profissional de RH economiza tempo e não deixa nenhum talento sem resposta. 

Material gratuito: 300 prompts de ChatGPT para RH

Preencha o formulário e receba grátis o material direto no seu e-mail! 📩

Por que investir na Inteligência Artificial no RH?

A tecnologia veio para transformar as relações humanas nas empresas e muito disso ocorre devido à inteligência de dados. Logo, não é possível que nenhuma organização, independentemente do seu tamanho, não trilhe esse caminho em algum momento. Os resultados desse investimento são colaboradores muito mais engajados e setores de alta desempenho.

Assim, com a Inteligência Artificial no RH, a automatização de algumas tarefas repetitivas da área faz com que sobre mais tempo para o setor focar em atividades que realmente agregam valor à empresa. A intenção é que essa tecnologia trabalhe em prol das pessoas, seja escolhendo o profissional certo para uma vaga, trabalhando a relação entre gestores e colaboradores, trazendo melhorias para o clima organizacional, dentre outras estratégias de gestão de pessoas.

Além disso, a combinação perfeita entre empresa e colaborador melhora o engajamento e diminui a rotatividade. Para tanto, é importante mapear o perfil comportamental das pessoas que já atuam na organização, auxiliando também na identificação de candidatos que somarão junto ao time por complementar habilidades que podem estar faltando para que determinado setor alcance seus objetivos. 

Outro benefício que a Inteligência Artificial proporciona ao RH é que, por meio de uma única plataforma, é possível realizar pesquisas de clima na empresa e avaliação de desempenho. Isso facilita na escolha de ações para o desenvolvimento de carreira dos profissionais e também de treinamentos específicos, aumentando a motivação e o engajamento dos colaboradores. 

Além disso, a substituição de pilhas de papéis por softwares e ferramentas com inteligência de dados, agiliza os processos massivos, possibilitando a essa área uma atuação mais estratégica na organização. Toda essa evolução conecta os melhores talentos à sua empresa, reduzindo o turnover e contribuindo para o alcance de resultados incríveis! 

Viu só como a Inteligência Artificial no recrutamento e na gestão de pessoas da sua empresa permite que o RH tenha melhores condições de gerenciar todos os processos da organização em um só lugar?

E se você quer entender mais sobre os benefícios do recrutamento online para a sua empresa e encontrar uma plataforma de recrutamento completa, não deixe de baixar o material sobre inteligência artificial e recrutamento e seleção!

Picture of Amanda Silva
Amanda Silva
Psicóloga, com MBA em Gestão de Recursos Humanos, atuo há mais de 7 anos com recrutamento e seleção, grande bagagem em empresas de tecnologia, com definição de estratégias para atração e seleção de talentos. Hoje está como Supervisora do time de Talent Acquisition da Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima