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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Distrito.me
Muitas empresas abraçam a Transformação Digital entendendo que ela seria o processo de inovação necessário e definitivo para seus processos e produtos.
De fato, ela é um passo importante em direção à eficiência do negócio já que insere novas tecnologias para solucionar problemas ou atrasos existentes na sua produção.
Mas, e quando o objetivo é superar as expectativas dos clientes, abrir novos mercados e escalar o negócio, é a inovação que deve entrar em cena, planejada a partir de um framework especializado.
E aí vem nosso questionamento seguinte: você entende como um roadmap visual é capaz de organizar o processo de inovação empresarial e, principalmente, trazer resultados?
Senhoras e senhores, conheçam as bases e o conceito do framework de inovação da Distrito, um roadmap que leva seu negócio para além da Transformação Digital.
Mas primeiro, vamos entender a inovação aberta
No modelo tradicional das empresas, inclusive aquelas focadas em estar à frente de suas concorrentes, a inovação é tratada em um setor específico ou subordinado a outro, como a área de marketing.
Essa é uma cultura e organização que precisa ser extinta, afinal de contas, a inovação busca a otimização de processos, desenvolvimento de novas soluções e, não tem nada mais rico que a experiência dos profissionais do negócio em diferentes setores para identificar os gargalos e pontos de melhoria.
Assim, criar comitês de inovação multidisciplinar que discuta regularmente as relações internas do negócio e criar ações que envolvam todos os setores na busca de novas ideias e inovações é essencial.
A segunda frente é entender que se as ideias surgem no ambiente interno, nem sempre o time e a infraestrutura atual serão suficientes para desenvolver uma solução que, de fato, resolva a demanda eficientemente.
E é aí que entra a inovação aberta, ou seja, permitir que ideias e tecnologias externas sejam a chave para a solução que seu negócio busca e, vice-versa, compartilhar seu potencial inovador para que usuários externos também possam evoluir em seus nichos de mercado.
E a razão para isso? Simples, em um universo de startups e novos negócios especializados em determinada situação, a resposta para o dilema do seu negócio pode estar pronta e, incrivelmente potencializada.
Quer mais um motivo? Te damos outro. A Transformação Digital é um processo que exige respostas aceleradas e eficientes, ou seja, criar uma inovação a partir do zero com o time interno pode levar um tempo que sua empresa não possui.
Fatores de sucesso para a inovação
O time interno da empresa, unido, pode encontrar pontos críticos que precisam ser melhorados e a inteligência de mercado pode apontar novos mercados ou produtos a serem desenvolvidos com maior potencial de aceitação.
Usar o conceito de inovação aberta pode acelerar e aumentar a eficiência do processo de desenvolvimento da inovação.
Mas, o que faz de tudo isso um sucesso de execução de uma inovação? Aqui vão algumas premissas:
- encontrar necessidades sociais que ainda não solucionadas;
- criar uma solução única, que atenda todos pontos da necessidade social;
- desenvolver a solução para que ela seja intuitiva e simples de ser compreendida;
- garantir que ela seja sustentável e escalável;
- ser economicamente viável;
- promover a inovação em todas as áreas do negócio e de forma colaborativa;
- fazer expedições e interações internas e externas, de aprendizagem.
Tudo isso acontecem desde a mudança da cultura do negócio, passando por seus primeiros passos no desenvolvimento da inovação empresarial e, claro, na manutenção de seu posicionamento, que é de recorrentemente melhorar seu projeto e identificar novas oportunidades.
O que as empresas inovadoras têm em comum
Quando empresas inovadoras são usadas como case de estudo, algumas características comuns saltam os olhos.
Por isso, vale a pena usar essas referências para ajustar seu negócio. Tenha em mente, que:
- além de aprender, é preciso aplicar o conhecimento na prática do negócio;
- flertar com o ecossistema de inovação é essencial para identificar novas oportunidades e ideias;
- falhas fazem parte do processo e, por isso, é preciso encorajar o mindset da experimentação;
- é preciso tolerar e gerenciar o risco;
- líderes inovadores devem ser empoderados para contagiar todos os níveis organizacionais.
Percebe que a inovação empresarial é bem mais complexa do que apenas ter uma ideia incrível?
Ela precisa que haja envolvimento dos colaboradores com a mudança de cultura do negócio, que a busca por soluções seja ágil para que o timing não seja perdido e o desenvolvimento, afinal da solução, contemple todos os fatores de sucesso de uma inovação.
Então, como não se perder em tudo isso?
Como um framework de inovação pode ajudar nesse processo
Um framework de inovação funciona como um esqueleto básico ou, um mapa para direcionar o processo.
Ainda que pareça óbvio, vale reforçar que ele é apenas um guia e cada empresa terá um caminho muito particular nesse processo.
Etapas do framework de inovação da Distrito
Para facilitar o entendimento de como o framework de inovação é aplicado, trouxemos aqui as etapas essenciais do que foi desenvolvido pela Distrito, a plataforma e ecossistema de inovação independente.
Primeira etapa: cultura de inovação
Nessa primeira etapa, a mudança do mindset é o foco principal. Líderes e seus respectivos times são encorajados ao intraempreendedorismo.
Também é feito um diagnóstico de inovação, um mapeamento de necessidades para o processo, por isso, busca de talentos externos e estratégias de retenção de profissionais chave acontecem nessa fase.
Existem muitas ferramentas que otimizam esse processo que a Distrito conduz, como treinamentos de imersão para o aprendizado de metodologias como o Design Thinking, Lean Startup, MVP e prototipação.
Eventos com o ecossistema de inovação também são importantes nessa etapa e, depois de avaliar quais são os ideais para cada empresa, eles são viabilizados. Alguns exemplos, são:
- meetups;
- hackathons;
- innovation day;
- dataminer (estudo setorial).
Segunda etapa: conexão com startups
A segunda etapa usa a base de dados e informações levantadas para iniciar conexões com startups alinhadas com as necessidades levantadas.
Como já comentamos, é a busca por uma solução inteligente que vai acelerar o processo de inovação do negócio, em vez de gastar tempo e recursos para seu desenvolvimento, que nem sempre será o ideal.
São muitos eventos como Founders meetings, Fast Dating, Programas de mentoria, Startup hunting, entre outros, que acabam proporcionando novos negócios, os chamados, Quick Wins.
Terceira etapa: transformação de alto impacto
Após o sucesso das duas primeiras etapas, é chegado o momento da transformação de alto impacto. Nela são criados os novos modelos de negócio, produtos e serviços.
Também é executada a cultura ágil e inovadora junto com a implementação de novas ferramentas para ganho de eficiência nos processos internos.
A consolidação do framework de inovação tem novos eventos e atividades junto ao ecossistema, como é o caso dos Mind Hackings e Innovation Squads.
E qual o ganho da empresa que vai além da Transformação Digital?
Ao final desse processo, uma empresa pode, de fato, se dizer inovadora pois terá desenvolvido novos processos e produtos de maneira eficiente e surpreendente.
Mas, o ganho mais substancial é a mudança de cultura, que vai permear todas as ações seguintes do negócio e mantê-lo na trilha de inovação.
É bacana ter um guia que direciona o processo de inovação, não é mesmo? Mas, é válido reforçar que ele é (e precisa ser) flexível e adaptável às necessidades e evolução do processo de cada empresa que se submete a ele.
Mas, em um terreno cheio de possibilidades, que é o futuro que seu negócio deseja planejar a partir da inovação empresarial, o roadmap vai ser muito útil, certo?