[Infográfico] – Conheça os 4 estilos de liderança

Tempo de leitura: 2 minutos

O mapeamento de perfil comportamental pode ser entendido com o processo de identificação de competências. Através de uma série de técnicas que podem envolver testes, dinâmicas em grupo, simulações e entrevistas, é possível mapear o perfil comportamental do profissional, considerando vários aspectos como modelo mental, preferências, motivações e restrições.

Em linhas gerais, os testes são baseados em questionários estruturados, respondidos pelos próprios profissionais de acordo com suas percepções, valores e prioridades. O padrão destas informações permite uma análise detalhada do perfil. Porém, é preciso contar com uma equipe capacitada para interpretar os resultados e utilizá-los corretamente, seja durante a seleção ou no planejamento de treinamentos e na identificação de talentos.

Por englobar uma série de aspectos, um mapeamento de perfil comportamental confiável depende também da adoção de soluções tecnológicas, como softwares específicos, capazes de fornecer análises seguras e imparciais de cada profissional, facilitando as decisões sobre contratações e novas oportunidades de ascensão. Esses softwares agilizam e profissionalizam as avaliações, eliminado a subjetividade dos processos.

O mapeamento de perfil pode se tornar ainda mais completo com a inserção de exercícios práticos. Neste caso, é preciso contar com uma equipe devidamente qualificada, para observar e analisar os profissionais, durante as vivências. Estudos de casos, apresentações e painéis também podem fazer parte da avaliação, de modo a criar situações cotidianas, para que o profissional tenha chance de expor suas habilidades e aptidões. Neste caso, a avaliação pode ser chamada de assessment, que, conceitualmente, é um conjunto de recursos destinado a análise de competências, identificação de potenciais, seleção e desenvolvimento de profissionais.

Através da avaliação comportamental, é possível descobrir seu estilo de liderança e aprender mais sobre o seu jeito de lidar com as pessoas. E para resumir os 4 estilos de liderança, a Solides se juntou com a Leadlovers para preparar um infográfico que explica a diferença entre esses perfis para você. Confira!

 

Conheça os 4 estilos de liderança

 

O que você achou do infográfico que preparamos? Concorda que é importante conhecer o estilo de liderança dos seus colaboradores para fazer uma gestão mais eficaz? Então não deixe de compartilhar este post nas redes sociais! Mostre para o seu gestor a importância de mapear a sua equipe e conhecer o perfil dos funcionários de sua organização!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of