Índice de aproveitamento do colaborador: Acompanhe sua produtividade e motivação

Tempo de leitura: 7 minutos

Atualmente, graças ao avanço da tecnologia na área de RH, o setor conta com várias métricas que auxiliam no desenvolvimento do colaborador e, também, no crescimento da empresa. Dentre esse arsenal de ferramentas a serem analisadas está o índice de aproveitamento do colaborador. 

Afinal, não basta realizar um processo de recrutamento e seleção certeiro, escolhendo o profissional que conta com as competências técnicas e comportamentais que a empresa demanda, se ela não souber extrair o máximo dessas habilidades e, ainda assim, manter o colaborador motivado. 

Pensando em auxiliar você, profissional de RH, a medir esse índice e aplicá-lo a favor da gestão de pessoas, o Profiler da Sólides foi pensado e desenvolvido para que qualquer gestor de pessoas possa investir no seu capital humano de forma otimizada e eficiente. 

Então, não deixe de acompanhar a leitura até o final para entender definitivamente como o índice de aproveitamento do colaborador pode transformar sua equipe em um time de alta performance!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que saber sobre o Profiler?

Sempre acreditando que a tecnologia tem somente a agregar na gestão de pessoas, com processos otimizados, baratos e eficazes, independentemente do tamanho da empresa, surgiu o Sólides Profiler

Trata-se de um software exclusivo de mapeamento comportamental que tem como base a metodologia DISC, além de muitas outras teorias comportamentais e filósofos, como Jung, no que se refere ao MBTI, Lumina Spark, Herrmann Brain Dominance, Learning Orientation Questionnaire, Etologia, Psicologia Comparativa e Hipócrates.

A Sólides adaptou todos esses estudos para a cultura brasileira e está auxiliando gestores e profissionais de RH a coletar dados sobre os perfis comportamentais dos indivíduos para utilizá-los a favor da empresa de uma forma simples. Em outras palavras, o Profiler reúne todas as ferramentas de coleta e análise em um só lugar. 

Agora, mais especificamente, conheceremos melhor o índice de aproveitamento do colaborador e saberemos como acompanhá-lo no Profiler. Então, vamos lá!

O índice de aproveitamento no relatório Profiler

O índice de aproveitamento (IA) demonstra se o profissional se sente subaproveitado nas atividades que são destinadas a ele dentro do ambiente organizacional. Logo, o IA demonstra a motivação e o engajamento que esse colaborador tem para desenvolver suas tarefas, uma vez que se suas competências estão sendo exploradas, a tendência é que sua motivação cresça

Já ao contrário disso, ou seja, quando a empresa não busca aproveitar as competências que o colaborador já tem e desenvolver aquelas em que ele precisa melhorar, como consequência, terá cada vez mais desmotivação.

Portanto, o índice de aproveitamento se refere ao quanto a pessoa percebe que suas habilidades estão sendo aproveitadas pela organização. Logo, se não tem espaço suficiente para utilizar seus talentos, é gerado um sentimento de subaproveitamento.

Nesse sentido, o índice de aproveitamento pode ser medido nos modos que veremos a seguir.

Muito alta

Indica que a pessoa se encontra em um momento em que percebe que suas habilidades estão sendo bem aproveitadas em suas atividades. Logo, o RH precisa somente acompanhar e não deixar esse índice cair.

Alta

Significa que o colaborador se sente sobreaproveitado em suas atividades. Logo, está tudo bem! Aqui o RH precisa também somente acompanhar. 

Normal Alta

Já nesse nível, o IA indica que o profissional está em uma linha tênue entre o subaproveitamento e o sobreaproveitamento, com tendência ao sobreaproveitamento. Nesse momento, talvez caiba um feedback de ambos os lados para entender se a gestão pode proporcionar alguma mudança rápida para que o índice fique alto.

Normal Baixa

Indica que o colaborador está em uma linha tênue entre o subaproveitamento e o sobreaproveitamento, com tendência ao subaproveitamento.  Da mesma forma que o nível anterior, ainda está fácil entender como o índice pode subir, executando ações e estratégias de motivação rapidamente. 

Baixa

Aqui, o IA significa que a pessoa se sente subaproveitada em suas atividades. Logo, é preciso ter mais atenção a esse colaborador já que o nível de insatisfação está grande, porém existe um alto grau de probabilidade da situação ser revertida. 

Nesse primeiro momento, aposte em uma conversa one-on-one para que você entenda onde o colaborador gostaria de ser melhor aproveitado.

Muito Baixa

Aqui é alerta vermelho! Isso porque, há subaproveitamento, ou seja, é uma subutilização das habilidades do colaborador.

Um índice de aproveitamento muito baixo pode ter vários motivos, como demanda de atividades muito alta, excesso ou falta de pessoal no setor, fatores que desencadeiam paralisações ou interrupções de trabalho muito frequentes, dentre outros.

Nesse momento, o gestor deve priorizar o feedback com esse colaborador com o intuito de identificar o que pode estar impedindo o profissional de alcançar seu aproveitamento máximo e elaborar estratégias e ações de gestão de pessoas para corrigir esses problemas de forma imediata e eficiente. 

ebook mapeamento comportamental com a sólides

Qual a importância do IA para a empresa e para o colaborador?

Aproveitar melhor as competências técnicas e comportamentais dos talentos que já fazem parte da empresa, oferecendo treinamentos para seu desenvolvimento profissional e oportunidades de crescimento é uma opção mais viável, tanto para o profissional quanto para o negócio.

Isso porque, quando a empresa precisa de um novo líder e, por exemplo, traz alguém de fora, que tenha uma boa bagagem técnica, porém sem a cultura do negócio, a organização perde, tanto em tempo com recrutamento e seleção quanto financeiramente, já que contratar custa mais caro do que desenvolver.

Ainda, com o índice de aproveitamento nas alturas, a produtividade só tem a crescer e os resultados da organização também se elevarão, impactando diretamente na satisfação do consumidor final. 

Além disso, quando o colaborador sente que está sendo aproveitado na organização, isso traz uma experiência única e um alto grau de motivação e satisfação com a empresa em que ele trabalha. Assim, ele se torna um legítimo garoto-propaganda do negócio, falando bem do emprego para amigos, familiares e, claro, nas redes sociais, atraindo olhares dos melhores talentos do mercado para a empresa.

O que o RH pode fazer para manter o índice de aproveitamento do colaborador sempre elevado?

Para manter o time sempre com um IA alto ou muito alto, a primeira dica é: colocar o profissional certo no lugar certo, realizando as atividades que dão match com seu perfil comportamental. Assim, ele se sentirá motivado no ambiente organizacional, o que evitará um esgotamento mental.

Aqui, com o auxílio do Profiler, realizando o mapeamento comportamental dos colaboradores fica mais fácil para o RH entender quais são as tarefas que vão de encontro às competências técnicas e comportamentais de cada membro do time. E não é só isso, entender o perfil do colaborador auxilia na distribuição de tarefas no departamento ou setor. 

Assim, pensando na gestão comportamental como peça-chave para manter o IA elevado, é de extrema importância coletar esses dados e analisá-los de forma periódica, pois o perfil comportamental sempre pode mudar no decorrer da jornada do colaborador. 

Isso mesmo! Ninguém é somente analista, planejador, comunicador ou executor no mesmo nível por toda a vida. Isso porque, um profissional bem gerido está sempre desenvolvendo novas competências. Logo, torna-se necessário redistribuir as tarefas ou, até mesmo, colocar o colaborador em um novo cargo.

Entendeu como o índice de aproveitamento do colaborador é importante para o aumento da motivação e da produtividade?

Afinal, cada profissional tem seus talentos e todos eles buscam estar em uma empresa que saiba aproveitar o que eles têm de melhor a oferecer. Por isso, entenda mais sobre o Profiler da Sólides e veja como essa tecnologia só tem a agregar na sua gestão de talentos!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments