Indicadores de produtividade: saiba como eles podem fazer a diferença na sua empresa!

Tempo de leitura: 4 minutos

Toda empresa procura melhorar seus resultados, não é mesmo? Mas para isso, a primeira coisa que todo gestor deve se preocupar é com os seus colaboradores. Manter a boa performance deles é fundamental para que seu negócio alcance níveis cada vez melhores!

Por isso, vamos falar de indicadores de produtividade: o que são, como analisá-los e como eles podem ajudar a conseguir melhores resultados e motivar sua equipe. É só continuar a leitura deste artigo!

O que são os indicadores de produtividade?

Os indicadores de produtividade são ferramentas que ajudam uma empresa a medir o desempenho dos seus colaboradores. Eles também auxiliam na otimização dos processos para que exista um aumento da produção sem afetar a qualidade dos produtos e/ou serviços que são entregues.

A análise de resultados desses indicadores mostra o quanto cada colaborador conseguiu produzir em determinado período e os recursos que foram necessários para essa produção.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Essa avaliação é importante para que se defina um parâmetro de qualidade e produção na sua empresa. Assim, qualquer valor que estiver abaixo do que foi definido precisa ser reajustado.

Os indicadores de produtividade servem para avaliar toda a empresa, processos específicos, equipes e até mesmo um único colaborador. Essas avaliações são de extrema importância para o desenvolvimento da sua empresa, pois você pode adotar medidas a partir de análises e resultados efetivos e não de intuições.

Quais são os principais indicadores?

Agora que você já entendeu o que são os indicadores de produtividade e para que eles servem, vamos te mostrar os principais e como aplicá-los na sua empresa!

1- Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade têm a função de medir se o resultado final pré-estabelecido pela empresa e/ou exigido pelos clientes está sendo cumprido.

Por exemplo: na sua empresa a meta é vender 90% dos produtos — se esse objetivo for concretizado, os indicadores estão de acordo com o seu negócio. Mas é bom lembrar que você precisa se atentar também aos 10% que não foram vendidos!

2- Indicadores de capacidade

Indicadores de capacidade mostram a capacidade de produção dos seus colaboradores em determinado tempo. Com ele, você consegue saber qual é a média de tempo para cada processo e assim respeitar o prazo determinado para cada um.

3- Indicadores estratégicos

Com os indicadores estratégicos, você consegue analisar e verificar se as metas e objetivos da sua empresa estão sendo alcançados. Se estiverem abaixo da média estabelecida, será preciso mudar as práticas e estratégias da sua empresa.

4- Indicadores de lucratividade

Esse indicador vai permitir que você analise o lucro líquido da sua empresa. Com ele, você consegue ter ideia de quanto o seu negócio ganha em cima de cada projeto e se é vantajoso continuar com os planos em vigência ou não.

5- Indicadores de competitividade

Os indicadores de competitividade avaliam como sua empresa está no mercado em relação aos seus concorrentes. Com eles você vai saber qual é a parcela que a sua empresa ocupa no mercado em que atua, comparando com os outros negócios.

6 – Indicadores de turnover

Esse é provavelmente um dos principais indicadores, pois é ele que mostra quantas pessoas entraram e saíram da sua empresa em determinado período de tempo.

Sabemos que a produtividade de uma empresa depende primeiramente de seus colaboradores. Se o nível de rotatividade na organização for alto, será difícil manter um bom padrão de produção e qualidade dos seus produtos e/ou serviços.

Por isso, é importante se atentar para esse indicador, pois são vários os fatores que levam a uma alta rotatividade. Problemas com gestão, ambiente de trabalho desfavorável e insatisfação são alguns deles.

Tenha atenção aos seus colaboradores, eles são peça chave para o seu negócio! A Gestão Comportamental é uma estratégia que ajuda na compreensão das particularidades dos colaboradores.

Banner_CTA_Use_Inteligência_de_dados_para_gerir_pessoas

Quais são as vantagens de aplicar os indicadores?

Colocar os indicadores de produtividade em prática na sua empresa, pode trazer diversos benefícios. Além de melhorar a produtividade, você conseguirá:

  • ter uma visão mais ampla de tudo do que acontece na sua empresa;
  • organizar os processos e otimizá-los;
  • ter acesso a informações mais precisas;
  • tomar decisões mais efetivas;
  • melhorar a qualidade das entregas.

Além disso, os indicadores são ótimos para engajar sua equipe e mantê-la por dentro de todos os processos, metas e resultados, fazendo com que as decisões tomadas sejam cada vez mais transparentes e precisas.

Esperamos que você tenha entendido o que são os indicadores de produtividade e qual a importância deles para a sua empresa. Não perca tempo e comece a colocá-los em prática!

O RH estratégico tem mais valor junto às organizações por considerar os indicadores que impactam os resultados. Dessa forma, é possível ser mais relevante e inferir nas tomadas de decisões.

Quer saber mais sobre, gestão, produtividade e liderança? Faça o download gratuito do e-book “Cultura Empresarial: como aumentar a produtividade dos colaboradores?


3
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Giuliano SalesGosia ZawackaGal Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Gal
Visitante
Gal

Bem explicado, gostei muito

Gosia Zawacka
Visitante
Gosia Zawacka

Bom dia adorei o artigo. Para aumentar produtividade e afinal saber o que se pode mudar ou melhorar recomendo Kanban (kanbantool.com) ferramenta que provavalmente pode ajudar a resolver muitas problemas com produtividade. Utilizo Kanban na minha vida profissional e nao tinha as problemas de organizar todas tarefas que tenho. E confesso que sao montes das tarefas :))

Giuliano Sales
Admin

O Kaban é uma ótima técnica mesmo, né, Gosia! 🙂
Ficamos felizes que você tenha gostado do conteúdo.