Indicadores de produtividade: saiba como eles podem fazer a diferença na sua empresa!

Tempo de leitura: 4 minutos

Toda empresa procura melhorar seus resultados, não é mesmo? Mas para isso, a primeira coisa que todo gestor deve se preocupar é com os seus colaboradores. Manter a boa performance deles é fundamental para que seu negócio alcance níveis cada vez melhores!

Por isso, hoje vamos falar de indicadores de produtividade: o que são, como analisá-los e como eles podem te ajudar a conseguir melhores resultados e motivar sua equipe. É só continuar a leitura deste artigo!

O que são os indicadores de produtividade?

Os indicadores de produtividade são ferramentas que ajudam uma empresa a medir o desempenho dos seus colaboradores. Eles também auxiliam na otimização dos processos para que exista um aumento da produção sem afetar a qualidade dos produtos e/ou serviços que são entregues.

A análise de resultados desses indicadores mostra o quanto cada colaborador conseguiu produzir em determinado período e os recursos que foram necessários para essa produção.

Essa avaliação é importante para que se defina um parâmetro de qualidade e produção na sua empresa. Assim, qualquer valor que estiver abaixo do que foi definido precisa ser reajustado.

Os indicadores de produtividade servem para avaliar toda a empresa, processos específicos, equipes e até mesmo um único colaborador. Essas avaliações são de extrema importância para o desenvolvimento da sua empresa, pois você pode adotar medidas a partir de análises e resultados efetivos e não de intuições.

Quais são os principais indicadores?

Agora que você já entendeu o que são os indicadores de produtividade e para que eles servem, vamos te mostrar os principais e como aplicá-los na sua empresa!

1- Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade têm a função de medir se o resultado final pré-estabelecido pela empresa e/ou exigido pelos clientes está sendo cumprido.

Por exemplo: na sua empresa a meta é vender 90% dos produtos – se esse objetivo for concretizado, os indicadores estão de acordo com o seu negócio. Mas é bom lembrar que você precisa se atentar também aos 10% que não foram vendidos!

2- Indicadores de capacidade

Indicadores de capacidade mostram a capacidade de produção dos seus colaboradores em determinado tempo. Com ele, você consegue saber qual é a média de tempo para cada processo e assim respeitar o prazo determinado para cada um.

3- Indicadores estratégicos

Com os indicadores estratégicos, você consegue analisar e verificar se as metas e objetivos da sua empresa estão sendo alcançados. Se estiverem abaixo da média estabelecida, será preciso mudar as práticas e estratégias da sua empresa.

4- Indicadores de lucratividade

Esse indicador vai permitir que você analise o lucro líquido da sua empresa. Com ele, você consegue ter ideia de quanto o seu negócio ganha em cima de cada projeto e se é vantajoso continuar com os planos em vigência ou não.

5- Indicadores de competitividade

Os indicadores de competitividade avaliam como sua empresa está no mercado em relação aos seus concorrentes. Com eles você vai saber qual é a parcela que a sua empresa ocupa no mercado em que atua, comparando com os outros negócios.

6 – Indicadores de turnover

Esse é provavelmente um dos principais indicadores, pois é ele que mostra quantas pessoas entraram e saíram da sua empresa em determinado período de tempo.

Sabemos que a produtividade de uma empresa depende primeiramente de seus colaboradores. Se o nível de rotatividade na organização for alto, será difícil manter um bom padrão de produção e qualidade dos seus produtos e/ou serviços.

Por isso, é importante se atentar para esse indicador, pois são vários os fatores que levam a uma alta rotatividade. Problemas com gestão, ambiente de trabalho desfavorável e insatisfação são alguns deles.

Fique atento aos seus colaboradores, eles são peça chave para o seu negócio! Para saber mais sobre isso, clique aqui e acesse o artigo que preparamos pra você. Nele te explicamos melhor sobre Gestão Comportamental, uma estratégia que com certeza vai te ajudar nesse indicador!

Quais são as vantagens de aplicar os indicadores?

Colocar os indicadores de produtividade em prática na sua empresa, pode trazer diversos benefícios. Além de melhorar a produtividade, você conseguirá:

  • Ter uma visão mais ampla de tudo do que acontece na sua empresa;
  • Organizar os processos e otimizá-los;
  • Ter acesso a informações mais precisas;
  • Tomar decisões mais efetivas;
  • Melhorar a qualidade das entregas.

Além disso, os indicadores são ótimos para engajar sua equipe e mantê-la por dentro de todos os processos, metas e resultados, fazendo com que as decisões tomadas sejam cada vez mais transparentes e precisas.

Esperamos que você tenha entendido o que são os indicadores de produtividade e qual a importância deles para a sua empresa. Não perca tempo e comece a colocá-los em prática!

Quer saber mais sobre, gestão, produtividade e liderança? É só curtir nossa página no Facebook e assinar nossa newsletter, sempre temos conteúdos de qualidade pra você!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of