Descubra o que é Inbound Recruiting e qual é o passo a passo para aplicar essa metodologia em suas empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Nós sabemos que os impactos de uma contratação errada são enormes para a empresa, gerando altos custos com treinamento e demissão, perda de produtividade e até mesmo problemas na equipe.

Por isso, é fundamental ter muita atenção ao processo de recrutamento e seleção e trabalhar sempre com o objetivo de encontrar pessoas que se encaixam na função, na equipe e na cultura da empresa.

Hoje vamos falar sobre Inbound Recruiting, uma metodologia derivada do marketing e que tem ajudado os departamentos de RH a desenvolverem processos seletivos mais assertivos. Confira no artigo tudo sobre esse método. Boa leitura!

O que é Inbound Recruiting?

Para você entender o Inbound Recruiting, primeiramente é necessário saber sobre o que se trata o Inbound Marketing, a estratégia da qual ele se originou. Então, vamos lá?

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair novos consumidores e educá-los sobre o produto ou serviço da empresa. Para isso, é necessário entender quem é o seu cliente e qual é a sua jornada rumo ao conhecimento, ao desejo e à compra do que a sua organização oferece. A partir disso, são produzidos materiais que vão educá-lo e direcioná-lo nesse percurso, como artigos em um blog, ebooks, emails e webinars, por exemplo.

No Inbound Recruiting a ideia é a mesma: você terá o objetivo de atrair o seu candidato e fazer com que ele opte por trabalhar em sua empresa. Nesse caso, o “produto” final na jornada é a vaga em si.

Como colocar o Inbound Recruiting em prática?

Começar a desenvolver o Inbound Recruiting em sua empresa pode parecer, de início, uma tarefa muito difícil. Mas nós vamos falar sobre os três passos para você começar a colocar essa tendência em prática e contar com todos os seus benefícios para a sua organização!

1 – Desenhe os perfis dos candidatos ideais

O primeiro passo para começar a desenvolver o Inbound Recruiting em sua empresa é traçar o perfil do colaborador ideal. Sente com os diretores e gestores das equipes para pensar, em conjunto,o que os novos candidatos precisam ter em relação às competências técnicas e comportamentais, por exemplo.

No marketing, isso é chamado de persona, nada mais é do que o perfil que você deseja alcançar ao colocar o Inbound em prática. E você pode – e é até importante! – traçar mais de um perfil, considerando, por exemplo, os diferentes cargos e equipes. Se você não delimita algumas características, o processo fica vago, sem consistência e a chance de fazer uma contratação errada é grande. Então, quanto mais informação, melhor!

2 – Crie estratégias para atrair e captar os candidatos

Depois que você traçar os perfis de profissionais ideais para a empresa, é hora de pensar em estratégias para alcançar essas pessoas. É nessa etapa que você começa a captar os profissionais que se mostram interessados nas vagas disponíveis pela organização.

Para fazer essa captação, você pode criar materiais, como ebooks, vídeos, podcasts, entre outros. Você pode abordar assuntos como, por exemplo, a empresa, a área em que ela atua, quais as vantagens de trabalhar em determinado setor, etc. Então, você precisará contar com uma ferramenta para disponibilizar esses materiais de forma online, solicitando, em troca do download gratuito do conteúdo, alguns dados do candidato, como o nome e email.

Se a pessoa forneceu os dados é porque ela se interessa no que você está oferecendo. Por isso, manter um contato com ela é importante para criar uma relação de confiança, despertando ainda mais a vontade dela de trabalhar na empresa.

Ah! E não se esqueça de divulgar os materiais que você criou! Para isso, você pode usar as suas redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo.

3 – Mantenha uma relação com os candidatos e contratados

Nutrir os profissionais que demonstraram interesse na empresa com conteúdos diversos é importante para um bom relacionamento. Para isso, você pode enviar emails com artigos e outros materiais, por exemplo. Isso pode acontecer mesmo se a empresa não tiver vagas abertas, porque ajudará a fixar a organização na memória do candidato.

É importante que você mantenha essa relação próxima mesmo após o candidato ser contratado. Isso vai ajudar a empresa a manter uma boa imagem perante os colaboradores, fazendo com que eles promovam a marca e indiquem novos profissionais para as futuras vagas.


Resumindo, as etapas do Inbound Recruiting são:

  1. atrair talentos através de conteúdos, como ebooks e infográfico;
  2. convertê-los em possíveis candidatos, solicitando algumas informações “em troca” dos materiais;
  3. nutrir os seus candidatos através de mais conteúdos, como artigos enviados por email. Nessa etapa, você pode enviar depoimentos de colaboradores;
  4. contratá-los, transformando os candidatos em colaboradores;
  5. engaja-los na empresa, oferecendo treinamentos, benefícios e outros tipos de ações de valorização. Isso fará com que os colaboradores se tornem promotores da marca, melhorando a visibilidade da organização no mercado.

Quais são os benefícios?

O Inbound Recruiting traz diversos benefícios para o seu processo de recrutamento e seleção. Com ele, você tem maior probabilidade de conseguir atrair talentos que se encaixam na vaga e estão de acordo com a cultura da empresa, o que resulta em contratações mais assertivas, diminuição das taxas de turnover e colaboradores mais motivados com o trabalho.

Você também vai otimizar o tempo do processo seletivo, pois os candidatos já chegam mais educados e preparados para a vaga. Isso pode te ajudar a até mesmo reduzir as etapas do recrutamento e seleção!

Além disso, como você viu, o Inbound Recruiting ajuda a promover a empresa no mercado. Assim, a organização irá ganhar mais visibilidade e será cada vez mais procurada por outros profissionais.

O Inbound recruiting é uma técnica que irá te ajudar muito no dia a dia do RH, esperamos que você tenha entendido sobre ela e coloque em prática na sua empresa. Quer ter acesso a mais conteúdos relacionados a processo seletivo? Confira o nosso artigo sobre funil de recrutamento e aprimore esse processo no seu setor!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jusmari Amorim bastos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jusmari Amorim bastos
Visitante
Jusmari Amorim bastos

Achei interessante e bem esclarecido enriquecedor