Endomarketing: qual é a importância de aplicá-lo na empresa?

Tempo de leitura: 4 minutos

O endomarketing é uma prática muito importante para as  empresas integrarem e engajarem colaboradores. Assim, traz benefícios tanto para os colaboradores, quanto para os empregadores, o que, por consequência, gera efeitos em toda a organização.

Mas afinal, o que é endomarketing? Também chamado de Marketing Interno, essa estratégia engloba incentivos (premiações) ou ações em geral que valorizam os colaboradores. Além disso, é uma maneira muito eficiente para engajar e motivar o time. Confira mais sobre a importância desse processo e como aplicá-lo na corporação.

Endomarketing: por que aplicá-lo na empresa?

As ações de endomarketing podem ter um impacto muito importante em uma empresa. Isso porque elas estão intimamente ligadas ao engajamento dos colaboradores.

Se o colaborador se sente valorizado e engajado no trabalho, as chances de que queira sair e procurar outra oportunidade caem drasticamente. Isso gera um impacto direto e positivo para os gastos da empresa, que não terá custos com novas contratações e pagamento de verbas trabalhistas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O endomarketing nas empresas é essencial para a atração de talentos. Isso porque fortalece a marca empregadora por meio de estratégias de comunicação e de engajamento que potencializam o sentimento de pertencimento a uma corporação.

Assim, o fortalecimento da marca empregadora, conhecido como employer branding, transforma os colaboradores em fonte de disseminação dos valores e comportamentos da empresa como um todo.

É importante que o RH tenha em mente que essas ações precisam ser baseadas na experiência e no perfil comportamental de cada colaborador. Conhecendo o perfil comportamental dos profissionais e dos times, é possível planejar e implementar ações de endomarketing de maneira direcionada, personalizada, que faça com que ele veja mais valor naquela ação.

Como o endomarketing afeta a empresa?

Os efeitos das estratégias de endomarketing nas empresas são muito claros, tanto na teoria quanto na prática. Isso porque é perceptível que os colaboradores desengajados tendem a buscar novas oportunidades ou achar meios para se distrair na rotina de trabalho que não os desafia.

Pensando nisso, fica claro que as ações de endomarketing têm grande impacto na cultura organizacional. Mesmo que pareça algo pequeno num esquema maior, isso pode fazer a diferença para os colaboradores.

Como aplicar o endomarketing da melhor maneira?

Agora que você já entende os efeitos do endomarketing em uma empresa, está na hora de conhecer algumas dicas para aplicá-lo. Separamos quatro que podem tornar esse processo muito mais eficaz. Confira!

1. Conheça a equipe

O endomarketing está profundamente ligado aos colaboradores. Por isso, conhecer os colaboradores e entender necessidades, desejos e objetivos é essencial para a efetividade desse processo. O RH pode conversar com os profissionais para compreender o que é preciso fazer para engajá-los.

Neste processo, o mapeamento do perfil comportamental de cada um é uma ferramenta essencial. Hoje, o setor tem em mãos ferramentas como o People Analytics e o Mapeamento de Perfil Comportamental, que permitem uma análise completa do perfil e da performance dos colaboradores. 

Contar com uma plataforma completa de RH é essencial para obter dados reais capazes de direcionar planejamentos e ações de endomarketing, bem como melhoria do clima e cultura organizacional, entre outros benefícios.

2. Defina os objetivos da sua estratégia

Toda estratégia precisa de um objetivo, certo? Por isso, ao começar a planejar a aplicação do endomarketing na empresa, defina qual é a meta a ser alcançada por meio dele. Alguns exemplos são:

  • aumentar o engajamento dos colaboradores;
  • motivar os profissionais a atingir melhores resultados;
  • melhorar a comunicação interna, principalmente entre liderança e liderados
  • reduzir a rotatividade de profissionais, ao criar um ambiente mais agradável na empresa;
  • fortalecer a marca empregadora para que as vagas em aberto obtenham mais candidaturas, entre outros.
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3. Planeje as ações

Depois de conhecer o que a equipe quer e quais são os objetivos do endomarketing na empresa, é hora de planejar as ações. Para fazer isso, o RH precisa responder a três perguntas principais: o que será feito? Por que isso será feito? Como isso será feito? Confira algumas estratégias que podem ser usadas nesse processo:

  • oferecer incentivos, como bônus e comissões;
  • realizar campanhas de conscientização;
  • implementar novos canais de comunicação corporativa, como intranet e grupos em redes sociais, por exemplo.

4. Estabeleça os resultados 

Para entender se o endomarketing gerou resultados na empresa, o RH precisa definir alguns indicadores-chave de desempenho. Eles funcionam como uma espécie de termômetro para esse processo. Aqui, estão os principais:

  • nível de satisfação do funcionário;
  • taxa de absenteísmo;
  • nível de produtividade;
  • quantidade de resíduos materiais;
  • retorno sobre o investimento (ROI).

Próximo passo!

Depois de conhecer tudo sobre o endomarketing, descubra em nosso conteúdo especial quais são as 8 melhores ferramentas de Comunicação Interna para te apoiar em suas ações na empresa. Potencialize seu aprendizado!

Quer conhecer uma plataforma completa, com mapeamento de perfil comportamental, pesquisa de clima automatizada, relatórios e muito mais? Acesse e veja como a Sólides tem transformado os resultados das PMEs brasileiras. Tudo que o RH precisa em um só lugar.

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Almir Oliveira

Bom dia!

Parabéns pela excelente matéria! Vocês abordaram o assunto com clareza e simplicidade.

Orlando Tembe

Parabens, um conteúdo simples e subtil sobre a importancia e benefícios da endomarketing nas organizações, amei bastante.

Eduarda de Assis Sólides

Ei, Orlando. Tudo bem?
Agradecemos imensamente o seu feedback.
Continue acompanhando nossos conteúdos para aprender cada vez mais sobre esse e diversos outros temas!
Conte conosco.
Abraços.