O que é endomarketing, qual a importância e como aplicar na sua empresa

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O endomarketing é uma prática muito importante para ajudar as empresas a integrar e engajar mais seus colaboradores. Mas afinal, o que é endomarketing

Continue a leitura e descubra o que significa o conceito de endomarketing, qual a importância e exemplos de ações que podem ser aplicadas na sua organização.

O que é endomarketing?

O endomarketing, ou marketing interno, pode ser definido como um conjunto de ações que tem o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho. 

Podem ser oferecidos incentivos aos colaboradores, como premiações, para valorizar, engajar e motivar os times de uma empresa.  Essa é uma estratégia adotada por empresas que visam melhorar seu posicionamento de mercado, tornando-se referência no segmento de atuação.

O endomarketing deve ser pensado pelo RH com base no perfil comportamental de cada colaborador. Assim, é possível planejar e implementar ações de maneira direcionada e personalizada, que faça com que os colaboradores vejam mais valor nessas iniciativas.

Qual a importância do endomarketing nas empresas?

As ações de endomarketing têm grande importância porque estão intimamente ligadas ao engajamento dos colaboradores. Entenda melhor como isso funciona!

Engajamento e retenção

Quando o profissional se sente valorizado e engajado no trabalho, as chances de que queira sair e procurar outra oportunidade tendem a diminuir bastante.

Isso gera um impacto direto e positivo para os gastos da empresa, que não terá custos com novas contratações e pagamento de verbas trabalhistas.

Atração de novos talentos

O endomarketing nas empresas também é essencial para a atração de talentos ao fortalecer a marca como uma empresa empregadora.

Por meio de estratégias de comunicação e de engajamento é possível potencializar o sentimento de pertencimento à empresa e transformar os colaboradores em disseminadores dos valores e comportamentos corporativos.

Conheça as ações de endomarketing mais comuns

Existem diversas atividades que é possível começar a planejar já para implementar na sua empresa. Trouxemos alguns exemplos bastante comuns no mercado para você se inspirar.

Pesquisa de clima

Essa é uma ferramenta importante para entender como os colaboradores enxergam a empresa e como se sentem no ambiente de trabalho. É preciso definir uma frequência para que ela seja aplicada e pensar em melhorias a partir dos resultados obtidos.

Feedbacks frequentes 

Uma boa estratégia é criar uma cultura de feedbacks na organização, de forma que lideranças e liderados possam estar alinhados sobre desempenho, conquistas e pontos de melhoria

Comunicação direta com lideranças

Outra forma de integrar o time é criar um canal efetivo de comunicação direta entre as equipes de operação e profissionais em cargos de alta liderança. Dessa forma, elas poderão tratar de assuntos delicados e se sentirem ouvidos.

Cursos e treinamentos

O estímulo ao aprendizado contínuo, seja de novas ferramentas ou habilidades, é também uma forma de motivar os funcionários a querer contribuir e crescer cada vez mais com a empresa.

Eventos corporativos

Ter uma agenda de eventos que promovam a integração ou tragam temas relevantes para o trabalho dos colaboradores é mais um exemplo de ações de endomarketing nas empresas. Podem ser oferecidas palestras, workshops, mentorias, encontros entre os times, etc.

Veja mais ações de Endomarketing criativas!

Como implementar estratégias de endomarketing? 

Agora que você já entende os efeitos do endomarketing em uma empresa, é importante conhecer também algumas dicas de como aplicar as ações definidas dentro dessa estratégia. Confira!

Conheça sua equipe

Conhecer os colaboradores e entender suas necessidades, desejos e objetivos é essencial para a efetividade desse processo. O RH pode conversar com os profissionais para compreender o que é preciso fazer para engajá-los.

Neste processo, o mapeamento do perfil comportamental de cada um é uma ferramenta essencial. Hoje, o setor tem em mãos ferramentas como o People Analytics e o Mapeamento de Perfil Comportamental, que permitem uma análise completa do perfil e da performance dos colaboradores. 

Contar com uma plataforma completa de RH é essencial para obter dados capazes de direcionar planejamentos e ações de endomarketing, bem como melhorar o clima e a cultura organizacional, entre outros benefícios.

Defina os objetivos da sua estratégia

Ao começar a planejar a aplicação do endomarketing na empresa, defina qual é a meta a ser alcançada por meio dele. Alguns exemplos são:

  • Aumentar o engajamento dos colaboradores;
  • Motivar os profissionais a atingir melhores resultados;
  • Melhorar a comunicação interna, principalmente entre liderança e liderados;
  • Reduzir a rotatividade de profissionais, ao criar um ambiente mais agradável na empresa;
  • Fortalecer a marca empregadora para que as vagas em aberto obtenham mais candidaturas, entre outros.

Confira já!

Planeje as ações

Depois de conhecer o que a equipe quer e quais são os objetivos do endomarketing na empresa, é hora de planejar as ações. Para fazer isso, o RH precisa responder a três perguntas principais: 

  1. O que será feito? 
  2. Por que será feito? 
  3. Como será feito? 

Algumas estratégias que podem ser usadas nesse processo são oferecer incentivos, como bônus e comissões, realizar campanhas de conscientização e implementar novos canais de comunicação corporativa, como intranet e grupos em redes sociais.

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Estabeleça indicadores de resultados 

Para entender se o endomarketing gerou resultados na empresa, o RH precisa definir alguns indicadores-chave de desempenho. Eles funcionam como uma espécie de termômetro para esse processo. Conheça os principais:

  • Nível de satisfação do funcionário;
  • Taxa de absenteísmo;
  • Nível de produtividade;
  • Quantidade de resíduos materiais;
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

Gostou do endomarketing e quer saber mais sobre estratégicas que podem ser aplicadas internamente na sua empresa? Descubra também quais são as 8 melhores ferramentas de Comunicação Interna para te apoiar em ações corporativas!

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Sanny Vasconcelos
Psicóloga de formação apaixonada pela Educação Corporativa. Desde 2022 integro a Sólides, onde atuo na Unidade de Negócio de Educação, focada na Formação Analista Comportamental e treinamentos Imersão Sólides.
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