Qual a importância do employee experience para a minha empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muito se fala no cuidado em proporcionar uma boa experiência ao cliente. Porém, a importância do employee experience também passou a ser um assunto de relevância para o sucesso empresarial. Este conceito surge basicamente como a jornada do colaborador — da primeira interação com a empresa até o seu momento de saída.

O employee experience é um conjunto de estratégias criados com diferentes objetivos. São ações que promovem:

  • engajamento;
  • redução do absenteísmo;
  • atração de talentos;
  • melhoramento no clima organizacional;
  • retenção de talentos.

Neste conteúdo, você conhecerá a importância e algumas ações práticas. Continue a leitura!

Saiba sua importância e suas vantagens

Sabendo que o capital humano é o que existe de mais importante nas empresas, os mercados estão cada vez mais estreitos e competitivos. Por isso, é necessário que as empresas busquem diferenciais que vão muito além de bons salários e melhorias em sua estrutura física. 

Uma empresa que oferece os elementos básicos de trabalho e objetivos alinhados com lideranças inspiradoras proporcionará uma experiência rica. Com esse engajamento, o consumidor perceberá melhorias no serviço prestado e, como consequência, a organização terá resultados finais mais satisfatórios.

A melhoria no clima organizacional também é uma das vantagens das empresas que aplicam o employee experience. Um ambiente harmônico, que estimule a participação dos colaboradores nas decisões da empresa e incentive o crescimento profissional. Essas são algumas das ações que fazem o colaborador se sentir valorizado com experiência satisfatória.

Algumas ações práticas de engajamento dos colaboradores

Feedbacks constantes

Quando pensamos em feedback logo nos vêm à mente as falhas do profissional. Mas devemos apostar nos positivos. Quando o colaborador compreende o que está fazendo de bom e correto dentro da empresa, aumenta sua autoestima e motivação. 

E quando houver necessidade de apontar as falhas, tenha o cuidado de não o fazer abertamente, para que não ocorra o constrangimento do colaborador diante da equipe.

Comunicação aberta

Realize pesquisas no ambiente de trabalho, converse abertamente encorajando o colaborador a expressar suas ideias ou percepções sem críticas e invista — na tradicional — caixa de sugestões. Responda-o da melhor forma possível, sem conflitos, deixando-o seguro. A porta do diálogo precisa estar sempre aberta.

Oportunidade de crescimento

Desenvolva um programa de talentos na sua empresa. Desta forma, o colaborador perceberá oportunidades de crescimento dentro da instituição, motivando o profissional a dar o seu melhor para a equipe.

Essa ação também atrai a atenção de profissionais de alto nível, os quais demonstrarão interesse em integrar sua equipe. 

Alinhamento entre o employee experience e costumer experience

O ajuste entre a proposta da empresa e a estrutura que ela oferece ao profissional no ambiente empresarial é um fator importante para uma experiência satisfatória do colaborador. É essencial que ele entenda os valores da instituição.

O costumer experience nada mais é do que a experiência do consumidor com a marca, sendo necessário alinhar a linguagem externa — realizada com os clientes — com a interna — feita com os colaboradores. 

Se uma empresa tem como foco a tecnologia, deve oferecer aos seus colaboradores equipamentos e softwares com tecnologia de ponta. Se vende produtos personalizados, o tratamento com o colaborador também deve seguir essa mesma linha. 

Com a ciência sobre a importância do employee experience é possível usar destas e de outras ações para que seu time se sinta valorizado e busque fazer o melhor para que a empresa tenha resultados cada vez mais positivos. 

Aproveite a sua visita, e leia nosso conteúdos com dicas de retenção de talentos dentro da empresa.

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