Entenda sobre a importância de um ERP para sua empresa

Tempo de leitura: 8 minutos

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A administração de uma empresa pode ser um desafio. Mesmo para os gestores mais experientes e que estão a frente de organizações há muito tempo, ter acesso a todas as informações pertinentes pode se tornar um verdadeiro desafio. Mais desafiador ainda é ter acesso às informações de todos os departamentos, de maneira ágil, sem o uso de um sistema ERP.

Cada departamento de uma empresa é extremamente importante para a sua sobrevivência, pois eles lidam com diferentes necessidades e interesses de uma organização. 

O RH lida com o dia a dia dos funcionários, como pagamentos, administração de benefícios, dispensas e contratações, folhas de ponto etc., e para cuidar de tudo isso, precisa do seu software.

Já o departamento de contabilidade ou financeiro lida com as contas a pagar e receber, além de  todos os assuntos financeiros que são do interesse da empresa. Por isso, um software também é necessário.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Na realidade, ele é necessário para todos os outros departamentos que existirem. No entanto, reunir todas essas informações pode ser muito difícil sem o auxílio de um sistema ERP.

Nos próximos tópicos vamos explicar o motivo. Continue com a sua leitura e acompanhe os detalhes.

O que é sistema ERP?

Antes de darmos mais detalhes sobre o assunto, é importante que você saiba o que é sistema ERP. 

Esta sigla, em inglês, significa Enterprise Resource Planning e, se traduzida, significa Planejamento de Recursos da Empresa. 

É um sistema que, visando mais dinamismo para as organizações, integra as operações empresariais com funcionalidades online.

Empresas de diversos segmentos, como aquelas que oferecem manutenção de geradores a diesel, e que desejam maior competitividade no mercado, podem investir em um sistema desse tipo.

Para entender melhor do que se trata esse sistema, devemos pensar em integração. Isso, porque ele liga os sistemas de uma empresa, agilizando o fluxo de trabalho. 

O compartilhamento de informações de maneira rápida e acessível colabora para o crescimento das empresas. 

Os setores precisam dessa comunicação entre si, pois, dessa forma, as falhas são reduzidas, bem como os problemas que poderiam surgir.

Por meio do ERP, cada setor de uma organização deixará de usar o seu próprio software e passará a usar a mesma ferramenta. 

Todas as informações pertinentes à organização são armazenadas em um banco de dados relacional. 

Isso permite que todos os funcionários insiram e acessem as informações contidas nesses dados, por meio de módulos projetados para cada área. 

Todos eles são interligados, o que permite mais sincronia nas informações de interesse da empresa.

Quais são os módulos ERP?

A aplicação desse sistema pode ser realizada por diversas empresas, como por instituições que desenvolvem sistema de execução de manufatura

Os módulos podem ser aplicados em diferentes setores da organização, como:

  • Contabilidade;
  • Fabricação;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Gestão de cadeia de abastecimento;
  • Recursos Humanos;
  • Armazém de dados;
  • Vendas e atendimento ao cliente;
  • Compras;
  • Gestão de inventário;
  • Desenvolvimento de produtos.

As empresas possuem tamanhos diferentes, por conta disso, seus processos podem ser mais simples ou mais complexos. 

Empresas que possuam processos mais complexos, podem investir em módulos individuais para cada segmento, no lugar de algo maior e mais abrangente. 

Já as empresas menores possuem processos mais simples e a implantação de um ERP completo pode ser realizada em bem menos tempo.       

Poder ter uma visualização completa de como está o andamento, o desenvolvimento e todas as informações pertinentes à empresa é importante. 

No entanto, essa visualização pode ser muito mais complexa e difícil quando os softwares e planilhas utilizados pelas empresas estão divididos e separados. 

Detalhes sobre o ERP

Quando a organização, independentemente de seu setor de atuação, por exemplo, as empresas de usinagem de engrenagens fazem uso de sistemas ERPs, passam a ter acesso a diversos benefícios.

Um dos principais benefícios é o fato de que é possível uma visão completa de como a empresa está. 

Dessa forma, toda e qualquer medida para melhoria pode ser tomada de maneira mais assertiva. 

Isso proporciona mais economia para a empresa e também a geração de lucros maiores. 

Todos os departamentos de uma organização precisam estar alinhados para que o trabalho flua de maneira muito mais natural. Isso permite um desenvolvimento melhor e traz crescimento para a organização.

A visão holística do desempenho da organização é importante para todos. Além disso, problemas como fraudes, falta de comunicação entre departamentos e diversas outras situações que possam surgir são evitadas. 

Por falar em problemas, esses são resolvidos de maneira muito mais precisa e certeira, afinal, este software oferece informação completa para todos os funcionários.

Isso resulta em uma menor concentração do volume de trabalho em cima apenas dos gestores. 

Se todas as informações são acessadas mais facilmente, os gestores podem dedicar o seu tempo para outras responsabilidades da empresa, sem precisar se preocupar com as informações erradas ou falta de informações nos softwares de cada departamento.

Os benefícios do ERP para as vendas

Toda empresa, seja de locação de compressor parafuso ou qualquer outro segmento, precisa vender seu produto ou serviço para sobreviver. 

A concorrência no mercado é cada vez maior e feroz, o que exige estratégias e competências para se manter no mercado. 

A boa administração é um dos primeiros passos para que uma empresa, independentemente de seu segmento, cresça e se mantenha ativa no mercado. O sistema ERP ajuda nas vendas de diversas formas.  

Ele é tão útil para vendas que muitas empresas de varejo investem nesse sistema. Isso, porque seu uso traz diversas vantagens, como:

  • Otimização do tempo para execução de atividades;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento das vendas.

Pelo fato de atuar como um centralizador de informações, tudo o que diz respeito à administração de uma organização passa a ser vista de maneira muito mais ampla pelos gestores, o que melhora a qualidade da administração. 

Uma empresa que ofereça, por exemplo, os serviços de implantação de sistema de pressurização de água, consegue, por meio desse software, reestruturar formação de preços e controlar estoques.

Mas no que diz respeito às empresas de varejo, que dependem muito da venda para sobreviver, os sistemas ERPs podem ajudar muito, principalmente no checkout de mercadorias. 

É por meio desse setor que a venda se concretiza e o dinheiro entra, além de ser a última experiência do cliente com a loja.

O controle de estoque é muito importante para garantir que todos os produtos oferecidos estejam disponíveis para o consumidor. 

Quando o cliente procura uma empresa ou comércio para adquirir determinado produto ou serviço, por exemplo, manutenção elétrica predial, ele acredita que a empresa tenha todas as ferramentas e profissionais para realizar o serviço. 

A falta de materiais, produtos ou profissionais impacta de maneira negativa o consumidor. Por conta disso, é importante que haja um sistema que realize o controle de estoque corretamente.

Todo problema operacional que possa estar presente na gestão de estoque é eliminado com o sistema ERP, portanto, a empresa passa a contar com mais organização, segurança e total noção de seu estoque. 

Além disso, passa a investir em produtos e serviços de maneira correta, já que esse sistema permite saber os produtos que mais vendem, aqueles que mais interessam aos consumidores e aqueles que não possuem o mesmo desempenho.

Empresas que ofereçam serviços de manutenção de diversos tipos, como no caso de manutenção de cabine primária blindada, também têm vantagens com o uso desse software, como no caso da redução de custos. 

Isso quer dizer que o gastos das empresas passam a ser mensurados para serem melhorados. Isso se resulta em diversos benefícios, como otimização do tempo de cada atividade, produzindo mais em menos tempo.

Quando se trata de empresas que ofereçam serviços de manutenção, produzir mais em menos tempo significa mais lucros. 

Afinal, é possível atender mais clientes em um tempo bem reduzido. Isso também permite um planejamento mais eficiente, por exemplo, na observação detalhada da defasagem de cada setor. 

Isso possibilita que empresas de diversos segmentos, como empresas que trabalham com jateamento de peças, possam planejar como eliminar os problemas de defasagem em sua administração.

O uso de sistemas ERPs traz diversas vantagens para empresas, pois facilita o controle e possibilita aos gestores ter mais tempo para se dedicar a outras necessidades da instituições.

Setores alinhados dentro de uma organização trabalham juntos para o seu crescimento e elevam o patamar de segurança que os consumidores têm das organizações. 

Para crescer e ganhar espaço no mercado, o primeiro passo é saber como realmente está a sua empresa e trabalhar de maneira unificada, importante lembrar que isso é muito mais fácil com o uso do ERP.


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesIngred Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ingred
Visitante
Ingred

Achei muito interessante!

Giuliano Sales
Admin

Ei, Ingred. Tudo bem?
Ficamos felizes que gostou do conteúdo da nossa parceria com a Guia Investimentos.
A intenção é sempre conseguirmos trazer artigos que agreguem conhecimento e valor para sua carreira profissional e vida pessoal. Continue nos acompanhando.
Abraços!