Entenda qual a importância da psicologia organizacional

Tempo de leitura: 5 minutos

Em um ambiente cheio de personalidades e formas de trabalhar é muito importante que sejam desenvolvidas ações de gestão de pessoas. Para trabalhar com o comportamento humano é fundamental entender a importância da psicologia organizacional.

Esse é um campo que estuda sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações. São pesquisados aspectos de como as pessoas se relacionam umas com as outras, como é a rotina de trabalho delas, como se desenvolvem e muito mais.

Neste conteúdo, vamos trabalhar a importância da psicologia organizacional e sua relevância para a empresa. Leia até o fim!

A origem da psicologia organizacional

Ainda no século XIX, com a indústria em plena expansão pelo mundo, as organizações passaram a se padronizar e as relações do dia a dia começaram a ser desenvolvidas e transformadas sob um viés menos frio e individualista do que era antes desse período. Dava-se início ao que era chamado de “psicologia industrial”.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Em busca de entender quais eram as necessidades humanas que oportunizavam melhores experiências internamente, as empresas começaram a investir no estudo do comportamento das pessoas.

Dessa forma, se tornaria possível conhecer os fatores que motivavam os profissionais a desempenhar melhor o seu trabalho, assim como suas reações psíquicas no ambiente laboral.

A partir daí, as buscas pelo entendimento sobre o principal ativo dentro das organizações não pararam de crescer. As companhias passaram a entender que há diferentes perfis de profissionais, que cada pessoa é única e que se há um alinhamento de perfis internamente, o ambiente de trabalho será mais produtivo e menos atritos serão gerados.

Os objetivos da psicologia organizacional

A psicologia organizacional tem o objetivo de aperfeiçoar o principal e mais valioso recurso de uma empresa, que é o colaborador, em benefício da própria instituição. Com isso, o foco é na melhoria das relações e das condições de trabalho para que o funcionário se sinta cada vez mais valorizado, engajado e queira se desenvolver internamente.

Podemos dizer também que ela tem como meta gerenciar aspectos emocionais e comportamentais do trabalhador que estão relacionados ao trabalho e, a partir disso, promover a melhoria da sua saúde e integridade.

Assim, ele se desenvolve da melhor forma possível dentro de uma organização. Como consequência disso, a relação entre empresa e funcionários tende a ser mais saudável e vantajosa para todos.

Os cenários em que ela pode ser aplicada

Todos os setores de uma empresa podem e devem ter o apoio de um psicólogo organizacional. Desde o momento da contratação até do desligamento de um colaborador, a psicologia organizacional deve estar inserida a fim de minimizar impactos negativos e também de ajudar na realização de processos mais eficientes. Veja em quais áreas você deve investir nisso:

  • nos processos de recrutamento e seleção;
  • nas avaliações de desempenho dos colaboradores;
  • nos treinamentos de integração;
  • nos programas de capacitação técnica;
  • na mudança e no remanejamento de cargo ou de equipe;
  • na resolução de conflitos internos entre os trabalhadores;
  • na resolução de conflitos pessoais que refletem no desempenho das atividades do trabalhador;
  • na orientação e no aconselhamento profissional;
  • na promoção e treinamento de líderes;
  • na elaboração de planos de cargos e de salários.

A importância da psicologia organizacional e os seus benefícios

A psicologia organizacional contribui para que a empresa consiga adotar uma gestão estratégia, visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida interna do trabalhador.

Ao saber gerir bem seu principal ativo, que é o colaborador, a companhia é capaz de se antecipar, identificar e resolver conflitos. Além de ser capaz de desenvolver todas as atividades internas de maneira mais eficaz, como veremos a seguir.

Os processos seletivos são mais direcionados 

Como informamos anteriormente, a psicologia organizacional também atua nos processos de recrutamento e seleção e com isso, oportuniza para que essas atividades sejam realizadas de forma mais eficiente. Imagine que uma vaga foi aberta em uma empresa e que um analista de RH deve estudar o cargo para realizar os próximos passos necessários para contratação.

Analisando a  função corretamente, ele consegue traçar o perfil ideal para a vaga e, consequentemente, ir em busca daquele candidato que se encaixe melhor na atividade. Isso é devido à avaliação mais apurada, do seu olhar voltado com foco na psicologia organizacional. Do contrário, possivelmente, a contratação poderia não ser certeira.

A rotatividade da empresa diminui

Se as contratações estão sendo mais efetivas, os colaboradores ideais estão ocupando os cargos e, com isso, diminuem-se as chances de demissão e de insatisfação na empresa. Esse fator contribui para a felicidade no trabalho e no bom clima organizacional. Além disso, obtendo uma taxa de turnover pequena, a empresa reduz custos com rescisões trabalhistas e indenizações.

As equipes têm melhor performance

Ao conhecer cada colaborador e entender suas necessidades, expectativas e desejos, a organização consegue traçar um direcionamento melhor para desenvolvê-lo.

Assim, é possível propor treinamento adequado ao perfil de cada um e oferecer melhores condições para se desenvolver dentro da empresa. Com isso, o trabalhador se torna um profissional melhor, agregando valor à sua carreira e à companhia.

Como ela pode ser aplicada dentro da gestão de pessoas

Como vimos que a psicologia organizacional é fundamental para a realização de qualquer atividade da empresa que envolve o colaborador e tem por objetivo aprimorar o recurso humano em benefício da organização, selecionamos algumas ações, na prática, em que você não pode abrir mão das aplicações desse campo de estudo:

  • em entrevistas;
  • em testes psicológicos;
  • em dinâmicas de grupo
  • em avaliações e testes objetivos.

Percebeu qual a importância da psicologia organizacional para uma empresa? Em absolutamente todos os processos que envolvem as atividades dos colaboradores a sua implementação é fundamental.

Se você busca resultados melhores, execução de processos mais eficientes e ter equipes mais satisfeitas e engajadas, sua empresa não pode negligenciar a relevância das ações dessa área de atuação.

Aproveite a sua visita e veja a diferença e a definição de psicologia organizacional e do trabalho!

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Valéria Santin
Valéria Santin
1 ano atrás

Muito obrigada por ajudar

Giuliano Sales
Admin
1 ano atrás

Ei, Valéria. Tudo bem?
Muito feliz por termos conseguido ajudá-la em nosso artigo. Não deixe de conferir nossas próximas produções e conte conosco.
Abraços! 🙂