O que é igualdade de gênero e como implementar nas pequenas e médias empresas

SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

Será que sua organização é realmente diversa e inclusiva? Embora hoje em dia o assunto seja muito mais discutido do que tempos atrás, a igualdade de gênero dentro das empresas ainda é um desafio que precisa ser superado no mercado. 

Mas como dar o primeiro passo e quais políticas implantar para garantir equidade entre homens e mulheres? Neste post, traçamos um panorama no Brasil e no mundo, além de listarmos algumas boas práticas para garantir mais diversidade nas pequenas e médias empresas. Confira! 

O que é igualdade de gênero?

Trata-se de uma forma de garantir direitos e oportunidades iguais para homens e mulheres. Embora seja um direito humano e constitucional fundamental, na prática, ainda há um longo caminho pela frente, principalmente quando falamos sobre o mercado de trabalho.

De acordo com o relatório Global Gender Gap Report 2020, do Fórum Econômico Mundial, a igualdade entre homens e mulheres no mundo corporativo só será alcançada em aproximadamente 100 anos

Vale destacar que a igualdade de gênero não está relacionada apenas à equidade salarial. Existem outros desafios da gestão da diversidade que precisam ser enfrentados, como: 

  • Preconceito com mulheres que são mães;
  • Casos de assédio sexual e moral;
  • Falta de oportunidades iguais de carreira. 

Igualdade de gênero no Brasil

No Brasil, as mulheres representam 42% da força de trabalho, contra 58% dos homens. Apesar dos números, uma pesquisa da FGV, publicada em 2021, aponta que as trabalhadoras ganham, em média, 19% menos que os homens para exercer a mesma função. 

Durante muito tempo, a disparidade salarial foi justificada pelo fato de o homem ser visto como "provedor da família". No entanto, esse argumento não faz mais sentido nos dias atuais, quando muitas mulheres já alcançaram a independência financeira. 

De acordo com dados de uma pesquisa do Ipea, divulgada em 2020, 45% dos lares brasileiros são sustentados exclusivamente por mulheres. 

Qual a importância da igualdade de gênero?

Oferecer as mesmas oportunidades para homens e mulheres é uma forma de combater a discriminação e ter uma sociedade mais justa. Esse tipo de iniciativa é uma maneira de reter colaboradores, além de manter a motivação e valorização. 

Vale lembrar que ambientes diversos tendem a ser mais criativos, inovadores e produtivos, já que pessoas são indivíduos únicos, com bagagens e vivências distintas, o que traz à mesa pontos de vista enriquecedores

Além disso, empresas que se propõem a incorporar ações afirmativas para mulheres, melhoram sua imagem no mercado e garantem uma boa reputação. 

Como promover a igualdade de gênero no trabalho?

Algumas ações e práticas podem ajudar seu RH a promover mais igualdade de gênero dentro das pequenas e médias organizações. Veja as principais. 

Tenha paridade salarial

Oferecer salários iguais para homens e mulheres que executam as mesmas funções é uma política básica do RH, além de ser direito do trabalhador

Por isso, é essencial garantir que as mulheres não estejam ganhando menos que seus colegas para atuarem nos mesmos cargos. 

Crie programas de lideranças femininas

Mesmo em ambientes mais igualitários, a falta de mulheres em cargos de lideranças ainda é um problema crônico na maioria das organizações. Nesse sentido, o RH pode trabalhar ativamente para auxiliar no desenvolvimento dessas lideranças

Criar programas voltados especificamente para a formação de mulheres é uma forma de equilibrar o cenário e garantir que, no futuro, as lideranças sejam mais diversas.

Treine o time de recrutamento

Muitas vezes, a discriminação de gênero começa no recrutamento. Apesar de parecerem absurdas, perguntas pessoais, como a intenção de ter filhos, ainda acontecem em empresas de pequeno porte. 

Cabe ao RH treinar seu time para que posturas preconceituosas sejam combatidas e substituídas por um recrutamento humanizado e sem diferenciação por gênero

Ofereça auxílio-creche ou creche na empresa

Pensar nas mães na hora de determinar os benefícios oferecidos pela empresa também é uma forma de promover a igualdade de gênero

Um exemplo é oferecer auxílio-creche ou creche na própria empresa, para que as profissionais consigam trabalhar com a certeza de que seus filhos estão em segurança. 

Ouça suas colaboradoras

Por fim, mais do que pensar em ações de igualdade, é importante escutar o que as colaboradoras têm a dizer. Para isso, é possível criar comitês voltados para a diversidade nas empresas e realizar pesquisas de clima e de satisfação. 

Dessa forma, o RH consegue direcionar melhor a gestão de pessoas propondo espaços mais justos para todos. 

Como vimos, alcançar a igualdade de gênero entre homens e mulheres no mercado de trabalho ainda é um desafio.

No entanto, boas práticas e uma cultura organizacional bem estruturada, podem ajudar empresas a dar os primeiros passos para mudar esse cenário e combater a discriminação. 

Quer entender como seu negócio pode começar a implantar uma cultura mais inclusiva? Baixe gratuitamente nossa cartilha da diversidade e entenda a importância da inclusão nos espaços de trabalho. 

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima