Identificando os perfis na sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Observe bem as pessoas que trabalham com você e tente se lembrar de atitudes marcantes, de características que as tornam únicas no seu ambiente de trabalho. Todos na sua empresa se enquadram, com algumas variações, em quatro perfis comportamentais distintos e bem definidos que independem do currículo ou da formação profissional delas.

Comunicadores, Executores, Planejadores ou Analistas? Como identificar algumas características de cada perfil em seus colegas a partir de exemplos do seu cotidiano?

Comunicadores

O profissional Comunicador é aquele que sempre tem uma história para contar e, geralmente, conta para qualquer pessoa, basta que alguém dê abertura e demonstre interesse. Comunicadores gostam de bater papo, de trocar informações, de trabalhar em equipe e são muito carismáticos. Sabe aquele colega que se empolga com todo projeto novo? É ele.

Pessoas com o perfil Comunicador mais alto têm grande poder de persuasão e podem te convencer sobre qualquer coisa que quiserem. Além disso, são muito otimistas e influenciadores. Em contrapartida, comunicadores tendem a procrastinar e têm dificuldades em seguir normas e procedimentos em geral. O comunicador é quem sempre diz “Calma, eu vou fazer e vai dar tudo certo!” quando o prazo já está apertado.

Executores

O profissional que possui o perfil Executor mais alto tende a ser muito independente (logo, gosta de trabalhar sozinho) e sempre está atrás de metas. Executores não suportam enrolações e na sua empresa eles podem ser aqueles colegas que detestam receber uma orientação por mais de uma vez.  Raramente pede ajuda e faz absolutamente qualquer coisa para alcançar um objetivo, ainda que quebre algumas regras? É ele.

Executores podem ser excessivamente confiantes em suas capacidades e habilidades. Além disso, sempre defendem com muita garra o próprio ponto de vista, podendo parecer autoritários e inflexíveis. O executor é quem sempre diz “Eu só faço o que tem que ser feito.” quando precisa justificar uma ação que foge ao procedimento.

 
 

Planejadores

O profissional Planejador sempre está disposto a ajudar os outros colaboradores e são tão bons organizando que até a disposição dos objetos em sua mesa tem uma ordem e um propósito estratégico. Planejadores tendem a ser muito justos, disciplinados, confiáveis e ótimos conselheiros. Sabe aquele colega que, mesmo sendo quietinho, sempre te pergunta se você está bem? É ele.

Pessoas com perfil Planejador dominante buscam sempre a estratégia mais eficiente para a realização de uma determinada tarefa. No entanto, na busca pelo planejamento perfeito podem acabar não tomando decisões importantes. O planejador é quem sempre diz “Eu já planejei tudo, fiquem tranquilos!” quando todos estão desesperados.

 
 

Analistas

Por fim, vamos falar sobre os profissionais de perfil Analista mais alto. Analistas são extremamente detalhistas e podem encontrar erros que ninguém conseguiu reparar antes. Seguem métodos e gostam sempre de ter uma garantia. Na empresa, são os que leem um contrato 15 vezes, linha por linha, antes de assinar. Sabe aquele colega que nunca se importa em realizar a mesma tarefa todos os dias? É ele.

Analistas são extremamente responsáveis. Porém, tendem a ser muito autocríticos e evitar trabalhos em equipe. O analista é quem sempre diz “De onde você tirou esses dados?” quando não sente segurança ao receber uma informação.

A análise acima é superficial, mas baseada em características reais de cada perfil. Para saber mais sobre os perfis e sobre o mapeamento da ferramenta Profiler, basta clicar AQUI.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of