Descubra o que são as HR Techs e como elas podem te ajudar a melhorar o seu RH!

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você está sempre por dentro das novidades do mundo de RH, sabe que o setor tem sido inundado de novas tendências, que muitas vezes são nomeadas com termos em inglês.

Um deles é a expressão HR Tech, que tem sido cada vez mais empregada por aí. Para continuar inteirado, é importante entender o que é uma HR Tech e, principalmente, como ela pode te ajudar.

O que é uma HR Tech?

As HR Tech são empresas que têm o objetivo de automatizar processos de RH e aumentar a eficiência do setor por meio de soluções tecnológicas.

A sigla “HR” significa Human Resources, ou seja, Recursos Humanos. E o termo “Tech” é uma abreviação para caracterizar o que é relativo à tecnologia. Juntos, eles deram origem à expressão que denomina as empresas focadas em aumentar, através de tecnologia, a inteligência da área de gestão de pessoas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Esse nicho de atuação está em grande expansão no Brasil. Nos últimos anos, o país ganhou empresas fornecedoras de soluções que vão desde plataformas de divulgação de vagas até softwares que permitem a prática de people analytics.

Por que se aliar a uma HR Tech?

Alguns profissionais da área de gestão de pessoas têm a percepção de que as soluções fornecidas pelas HR Tech substituirão o trabalho que hoje é feito pelas pessoas. Mas a intenção ao produzir essas tecnologias é justamente oposta. As HR Tech vêm para apoiar quem trabalha no RH e ajudar o setor a vencer desafios.

Por isso, os motivos para procurar as HR Tech são diversos. Antes de tudo, elas podem auxiliar a refinar e aumentar a eficácia de processos. Em uma seleção, por exemplo, uma empresa especializada pode aumentar a sua chance de contratar o candidato certo por meio de soluções como a análise de perfil comportamental.

As soluções trazidas pelas HR Tech também otimizam o tempo do RH, acelerando tarefas muito operacionais. Trazendo também para o contexto de um processo seletivo, elas podem auxiliar com um funil automático de currículos. Assim, você fica liberado da tarefa de receber centenas de arquivos por e-mail, abrir todos, analisar e responder. E é claro que essas vantagens se aplicam a todos os demais processos e até à análise dos resultados do setor.

Com esses dois benefícios, já fica evidente uma terceira razão para contratar uma HR Tech: a redução de custos. Processos mais assertivos e rápidos gerarão menos despesa, além de propiciar tempo para que os profissionais de gestão de pessoas se dediquem a uma participação mais estratégica.

E ainda é importante destacar que se aliar a uma HR Tech é uma forma garantida de estar inteirado com a inovação e a tecnologia. Além de trazer novidades para o seu setor e empresa, a organização também fica mais atrativa, nessa era digital, aos olhos de candidatos, parceiros e investidores.

Em que uma HR Tech pode atuar?

Controle de registros funcionais

Quando falamos das funções do departamento pessoal, como organizar a frequência de colaboradores, férias e todas as questões trabalhistas e de registro, podemos contar com as soluções das HR Techs. Embora sejam tarefas que não necessariamente pertencem ao setor de gestão de pessoas, é muito comum que aconteça essa sobreposição.

Sendo assim, é possível encontrar soluções tecnológicas que reúnem todas as informações importantes de pessoal, que facilitem a folha de pagamentos e até que permitem aos colaboradores registrar o ponto por meio de selfies no celular. Sempre há espaço para a inovação!

Mapeamento Comportamental

Outra solução inovadora trazida por HR Tech é o mapeamento de perfil comportamental. Por meio dessa tecnologia, os candidatos e colaboradores respondem a um teste que retorna dezenas de informações sobre as suas principais tendências de comportamento.

Assim, toda a gestão de pessoas pode ser guiada por essas informações, o que chamamos de Gestão Comportamental. Com ela, as decisões são mais assertivas e é visível a melhora  nos índices de produtividade, satisfação e desenvolvimento.

Automatização de processos de RH

Essa é a atuação mais comum das HR Techs, que buscam justamente otimizar processos, muitas vezes através da sua automatização. Uma empresa pode oferecer um software que, por exemplo, rode toda a avaliação de desempenho, compile os dados e te entregue relatórios feitos conforme os filtros que você definiu.

Outra HR Tech certamente oferecerá a automatização de seu processo seletivo, disparando emails para vários candidatos de uma vez, fazendo um filtro dinâmico de currículos e reunindo todas as informações em uma mesma plataforma.

Também é possível aplicar a mesma lógica em pesquisas de clima, demais formulários e nas análises de resultados e indicadores. O que permanece em todos o casos é a substituição do que é extremamente operacional pela tecnologia. Os profissionais da área continuam a fazer o trabalho de alimentar o sistema com informações, interpretar resultados e tomar decisões.

Entendeu a importância de contar com o suporte de uma HR Tech para a sua empresa? Além de agrupar as informações básicas sobre os colaboradores, o Solides Gestão automatiza diversos processos de RH, todos integrados à Gestão Comportamental. Quer conhecer? Teste gratuitamente o sistema por 14 dias!

mulher mexendo no celular com notebook a sua frente


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of