HR Score: Entenda tudo sobre o ranking dos melhores RHs do Brasil

Tempo de leitura: 9 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

A Sólides Tecnologia desenvolveu uma ferramenta para empresas que sonham estar no ranking dos melhores RHs do Brasil. Trata-se do HR Score, um indicador capaz de avaliar as ações desenvolvidas pelo setor de Recursos Humanos e mensurar os resultados. 

Mas não é só isso, o HR Score tem muitas outras vantagens. Está preparado para tornar a sua gestão de pessoas um setor de excelência? Então, confira este artigo e vamos juntos até o topo do ranking!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é o HR Score?

O HR Score, desenvolvido e gerido pela Sólides, é um indicador classificatório (rating) que avalia e mensura a maturidade das práticas de Recursos Humanos nas empresas. A ferramenta gera o ranking dos melhores RHs do Brasil.

Para isso, considera quatro áreas de força: gestão, atração, desenvolvimento e retenção. Não se preocupe, falaremos sobre cada uma delas ao longo do conteúdo. O importante, antes de tudo, é entender o HR Score como uma ferramenta para diagnosticar o nível do seu RH e de que maneira ele pode avançar para atingir melhores resultados. 

Nesse sentido, nosso indicador usa um algoritmo de inteligência para mensurar as práticas de RH. Todos os processos que envolvem esse algoritmo são sigilosos e não são informados ao mercado, justamente para que não ocorra manipulação de dados ou interferências. Esses cuidados garantem a credibilidade e a confiabilidade dos resultados fornecidos pela ferramenta. 

Como funciona o HR Score — quatro áreas de força?

O HR Score tem um regulamento claro a ser seguido para obter os melhores resultados. Dessa forma, funciona assim: quanto mais práticas de RH o gestor aplicar na empresa, mais pontos ela conquista. Como consequência, posiciona-se melhor em relação às outras organizações.

Isso porque, o HR Score considera o porte da sua empresa, a aplicação e a periodicidade dos subsistemas de RH. Tudo isso de modo dinâmico, já que a pontuação é atualizada mês a mês. 

Assim, a cada tarefa realizada, a pontuação total classifica o RH da sua empresa em 11 níveis, distribuídos em quatro grupos. São eles:

  • Iniciante: níveis 1, 2 e 3;
  • Intermediário: níveis 4, 5 e 6;
  • Avançado: níveis 7, 8 e 9;
  • Expert: níveis 10 e 11.

Analisando a pontuação, a empresa tem alguns cenários possíveis. Um HR Score alto significa que ela aplica muito bem as práticas de RH e se qualifica como um local excelente para trabalhar. 

Esse resultado comprova que os colaboradores conseguem se desenvolver e interagir com a empresa e que a relação da organização com os times é muito positiva. Na situação inversa, um HR Score baixo, mostra possíveis falhas de gestão e acende um alerta para que o RH revise suas práticas

Para chegar aos resultados, o HR Score usa quatro áreas de força que o tornam exclusivo no mercado:

  1. Inteligência de dados com o People Analytics prescritivo, considerada a ferramenta mais avançada para a coleta e análise de dados, voltada para a gestão de pessoas em empresas;
  2. Visão completa dos processos de RH, o que permite diagnosticar e sugerir ações;
  3. Algoritmo inteligente e dinâmico que ajuda a fortalecer e evoluir o RH de todo o país;
  4. Análise completa de todo o processo de Gestão de Pessoas

Quais as vantagens do HR Score?

O HR Score da Sólides traz muitos benefícios às empresas que aderem ao uso da ferramenta. Confira alguns:

  • realiza tarefas e fornece dicas valiosas para fortalecer o RH;
  • acúmulo de pontos e avanço de níveis para chegar ao topo do ranking de melhor RH do Brasil;
  • conquista do selo exclusivo HR Score, conferido aos RHs premiados por pontuações elevadas;
  • obtenção de reconhecimento pelo trabalho bem realizado e executado pela Gestão de Pessoas;
  • benchmark (valor-referência) de suas práticas, funcionando como uma espécie de consultoria para trazer excelência ao RH;
  • promoção da exposição positiva da empresa no mercado;
  • comprovação da qualidade e competência dos profissionais de RH;
  • conquista de validação nacional junto a outras empresas;
  • melhorias no employer branding e retenção de talentos.
Retenção de talentos

Quais as etapas do HR Score? 

Para figurar no ranking dos melhores RHs do Brasil, os participantes precisam passar por quatro etapas.

Avaliação

Nessa fase, é feita a identificação do nível do RH em relação a milhares de outras empresas licenciadas pela Sólides. 

Oportunidade

Etapa destinada à obtenção de insights e ideias para tornar o RH mais forte, assertivo e qualificado. Momento de reconhecer todas as oportunidades de como e onde evoluir.

Certificação

As empresas que se destacam com altas pontuações recebem um selo exclusivo chancelado pela Sólides. 

A certificação mostra que o RH está bem desenvolvido. Já o selo pode ser utilizado nas estratégias de employer branding e para valorizar seus recursos humanos. 

Reconhecimento

Nessa etapa, os profissionais responsáveis pelo departamento de RH das empresas certificadas também podem conquistar um certificado de reconhecimento. 

Trata-se da oportunidade de fortalecer a marca pessoal e profissional do colaborador, conferindo a ele a visibilidade de quem pratica um bom RH. Como consequência, há o aumento da performance do time e a redução de custos com rotatividade

como diminuir a rotatividade

Quem pode participar do HR Score?

A participação no ranking dos melhores RHs do Brasil está aberta a todos os departamentos de Recursos Humanos que utilizam o Sólides Gestão, onde as atividades são acompanhadas. 

Assim, todos os clientes da Sólides podem participar gratuitamente da plataforma HR Score e da certificação, sem qualquer custo adicional. 

Ainda, sendo cliente Sólides, a empresa participa do HR Score automaticamente, não havendo necessidade de inscrição prévia. Nesse caso, a ferramenta analisa as melhores práticas de RH nas ações promovidas na plataforma. 

Já a participação dos profissionais de RH pode ser confirmada após a conclusão de 20h de cursos na Universidade Sólides. Com isso, eles também poderão concorrer ao Selo de Certificação. 

Certificação

Afinal, como ocorre a certificação no ranking? O HR Score classifica a empresa em 11 níveis de maturidade e, a partir do 7º nível, ela é certificada como um RH exemplar, devido às boas práticas que exerce

O Selo de Certificação conferido pelo HR Score funciona como uma validação do trabalho que o setor de Recursos Humanos está realizando na empresa, com a vantagem de certificar individualmente os profissionais de RH envolvidos no processo. 

Na prática, funciona da seguinte maneira:

  • a certificação e o selo HR Score são concedidos quando a empresa ultrapassa 8 mil pontos no ranking;
  • as empresas devem atingir essa pontuação a cada seis meses;
  • os colaboradores das empresas certificadas devem concluir dois cursos promovidos pela Universidade Sólides;
  • o selo HR Score pode (e deve) ser divulgado nas redes sociais pelas empresas e profissionais certificados. 

Premiações

No HR Score, os prêmios são divididos em três categorias: 

  • categoria Geral (premiação para 1º, 2º e 3º lugar);
  • categoria Pequenas, Médias e Grandes Empresas (premiação para 1º, 2º e 3º lugar);
  • categoria Empresas de Serviços, Comércio e Indústria (premiação para 1º, 2º e 3º lugar).

Ainda, sempre que o participante — empresa ou colaborador — avança um nível, ele destrava benefícios específicos desse nível. Acompanhe!

Prêmios do Nível

Podem variar de tempo em tempo e são entregues para o participante que se moveu para um nível superior ou inferior.

Prêmios Especiais do Nível

Podem variar de tempo em tempo e são entregues para o participante que se moveu para um nível superior.

Certificação de Qualidade do RH

Destinada às empresas participantes que atingirem o grupo Avançado e Expert. Nesse caso, a certificação atribui ao participante um selo, que poderá ser usado nas redes sociais, no site institucional ou no e-mail profissional, como validação da qualidade das práticas de RH da organização

Esse certificado é renovado mensalmente com a especificação do nível em que a empresa está. Ainda, conferido aos profissionais das empresas certificadas (níveis 7, 8, 9, 10 e 11), desde que cumpram os seguintes critérios:

  • trabalhar formalmente em uma empresa certificada na HR Score;
  • apresentar o certificado de, pelo menos, seis cursos da Universidade Sólides.

Certificado Nível Expert:

É válido por um ano e será entregue, emoldurado, às empresas dos níveis 10 e 11, demonstrando o alto nível de excelência das práticas de RH da empresa participante.    

Premiação Anual HR Score:

Durante o evento acontece a premiação das três melhores empresas de cada categoria, considerando a média da pontuação anual, organizada da seguinte maneira:

  • 1º, 2º, e 3º lugares entre as Pequenas empresas;
  • 1º, 2º, e 3º lugares entre as Médias empresas;
  • 1º, 2º, e 3º lugares entre as Grandes empresas;
  • 1º, 2º, e 3º lugares entre as empresas de Serviços;
  • 1º, 2º, e 3º lugares entre as empresas de Comércio;
  • 1º, 2º, e 3º lugares entre as empresas de Indústria;
  • 1º, 2º, e 3º lugares Geral.

Gostou do artigo? Se você ainda não faz parte das empresas licenciadas Sólides, entre em contato agora mesmo, participe do HR Score e eleve o RH da sua empresa a outro patamar. 

Por fim, aproveite e comece a estruturar o setor de Recursos Humanos, conferindo o conteúdo que preparamos para ajudar você. 

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments