HR Analytics: você sabe o que é?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos maiores problemas enfrentados pelo setor de Recursos Humanos em qualquer empresa é encontrar talentos certos para ocupar determinado cargo. Nesse contexto, o HR Analytics entra em cena para selecionar colaboradores que mais se encaixam no perfil da vaga, evitando, assim, um investimento que não trará retorno satisfatório.

Mas antes de explicarmos como o que é o HR Analytics, vamos ilustrar o que é a análise de dados e Big Data, e como podemos usá-los também no RH.

O que é Big Data?

Em uma sociedade cada vez mais digital e conectada, o volume de informações que encontramos na rede hoje cresce de forma acelerada e contínua. Esse volume de informação é o que denominamos Big Data: são dados usados para ajudar na tomada de decisão.

Esses dados surgem internamente — por meio dos softwares de gestão e relacionamento com o cliente, por exemplo — e externamente — como o cadastro no site da empresa e até mesmo pelas redes sociais. Cabe ao gestor avaliar essas informações para otimizar sua administração.

A análise desses dados permite, por exemplo, que o gestor encontre oportunidades de negócios, identifique e corte desperdícios no processo de produção para reduzir seus custos, elabore campanhas mais direcionadas e com maior retorno sobre o investimento, e tenha maior objetividade nas decisões tomadas.

Como Big Data é usado no RH?

A maioria das empresas mantém, nos seus cadastros, informações úteis sobre seus funcionários, suficientes para realizar uma análise de dados precisa. O que acontece é que, na maioria dos casos, esses dados estão desorganizados, em planilhas e pastas separadas, tornando difícil sua localização e empregabilidade.

Implantando um sistema para gerir toda a informação, fica mais fácil cruzar dados específicos, criando insights para gerir, de forma eficaz, os talentos da organização e, assim, alcançar mais facilmente os objetivos da empresa. Esse é o maior desafio enfrentado pelo setor de RH.

Como esses dados podem ajudar minha empresa?

É importante ressaltar que o trabalho maior na análise de dados é a sua “limpeza”. Como dissemos, os dados surgem a todo instante e de todos os locais, e para usá-los de forma eficaz, é necessário saber o que está procurando.

Tendo em mente o perfil do colaborador, achar a resposta por meio do HR Analytics será fácil. Você pode identificar perfis para contratação, otimizar folhas de pagamento, desligar ou realocar algum colaborador que não esteja desempenhando bem sua função, e tomar outras decisões de forma mais objetiva.

Vale ressaltar também que apenas softwares não darão resultados. Cabe ao profissional utilizar o HR Analytics para otimizar seu trabalho, e não pensar que ele fará tudo sozinho. Ter empresas parceiras vai otimizar muito esse processo.

A única certeza é que o HR Analytics já é realidade e veio para ficar. Assim como já é utilizado no marketing, nas finanças e na logística de forma ampla, o setor de recursos humanos precisa se adaptar urgentemente a essa nova perspectiva.

Por que usar HR Analytics?

As vantagens da implementação de HR Analytics são extensas, e dentre as principais, podemos destacar a centralização de dados, que permite que a equipe de RH tenha informações úteis e relevantes em tempo real, e não depende de terceiros para conseguir um simples relatório. Assim o tempo gasto para tomar uma decisão será reduzido.

Localizar e desenvolver talentos, além de poder contratar os melhores do mercado, são algumas vantagens. Sabendo o que quer e tendo ferramentas para encontrar determinado perfil de colaborador, as chances de erro em uma contratação diminuirá bastante.

Além disso, relatórios para mensurar os resultados do RH serão feitos de forma mais simples, permitindo a identificação de oportunidades e erros mais objetiva e dinâmica possível.

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre HR Analytics, assine nossa newsletter e receba artigos e conteúdos que vão te ajudar a entender mais sobre essa metodologia diretamente no seu e-mai!

calculadora-indicadores

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of