Home office: o que é, sites para encontrar vagas e dicas [GUIA]

O home office é uma prática muito indicada para ter mais qualidade de vida e aumentar a produtividade. Confira vagas, indicações e mais!
Home Office
SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

O home office, ou trabalho remoto, tornou-se uma tendência importante no mundo dos trabalho, especialmente nos últimos anos. De acordo com o IBGE, mais de 9 milhões de pessoas estão trabalhando remotamente nos últimos tempos.

Então, se você está considerando fazer a transição para esse modelo de trabalho ou entender tudo sobre ele, está no lugar certo! 

Este guia irá fornecer todas as informações necessárias para começar a trabalhar em home office, sites de vagas, vantagens e desvantagens, cursos e muito mais!

Mas antes, que tal um material gratuito para ajudar você a se adaptar da melhor forma?

Baixe grátis!

O que é home office?

O home office ou escritório em casa — também chamado de trabalho remoto, trabalho à distância ou teletrabalho — trata-se de permitir que o colaborador trabalhe de qualquer lugar, desde que disponha de algumas ferramentas, como telefone e um computador com conexão à internet.

Até porque, em tradução livre, home office significa “escritório em casa”

A prática está ganhando mais adeptos, com anuência das empresas que encontram na adoção de home office a possibilidade de reduzir o estresse das equipes e aumentar a produtividade dos colaboradores.

De acordo com a Evolking Workforce, 54% dos brasileiros acreditam ser mais produtivos trabalhando no próprio domicílio. 

Um exemplo são os números divulgados pelo maior banco privado do Brasil, o Itaú. Na empresa, cinco mil colaboradores fazem home office até duas vezes por semana.

Assim, a modalidade alcançou nota 89 na pesquisa de satisfação e 90% de aprovação dos gestores em relação ao desempenho dos times que trabalham remotamente.

Sendo assim, o home office abriu diversas possibilidades de emprego que permitem conciliar mais facilmente a vida profissional e pessoal. Esse modelo também foi responsável pelo grande crescimento dos chamados “nômades digitais”.

O que são nômades digitais?

Os nômades digitais são pessoas que não se apegam a uma casa ou escritório para trabalhar. Assim, o mundo é o escritório deles, precisando apenas de um computador e conexão com a internet. Isso significa que são indivíduos que trabalham exclusivamente remotamente.

E o nomadismo digital tem se tornado cada vez mais popular. Estima-se que mais de 35 milhões de pessoas sejam nômades digitais, com a projeção de esse número passar de 1 bilhão em 2035.

O que é preciso para trabalhar em home office

Trabalhar em casa requer um conjunto específico de habilidades e recursos, que são:

  • Espaço de trabalho adequado: ter um local tranquilo e livre de distrações é essencial para manter a produtividade. Isso pode ser uma sala separada ou mesmo uma mesa num canto tranquilo da sua casa.
  • Equipamento: um computador ou notebook confiável é essencial, juntamente com uma conexão de internet estável e possivelmente um telefone.
  • Habilidades de comunicação: em um ambiente de home office, a comunicação eficaz é ainda mais importante. Você precisa ser capaz de se comunicar claramente através de e-mails, chamadas de vídeo e outros canais digitais.
  • Autodisciplina e gestão do tempo: sem um chefe ou colegas de trabalho fisicamente presentes, você precisará ser capaz de gerir o seu tempo eficazmente e manter-se motivado.

💡 Conheça 15 soft skills para desenvolver agora mesmo!

Onde encontrar trabalhos de home office?

Existem muitos sites onde você pode encontrar oportunidades de trabalho remoto. Algumas das nossas indicações são:

Portal de Vagas da Sólides

O Portal de Vagas da Sólides é a plataforma ideal para você que está em busca de emprego. Sendo o Portal de Vagas mais amado do Brasil, reunimos oportunidades em home office, presencialmente ou de forma híbrida do norte ao sul do país, atendendo às necessidades dos brasileiros.

Além disso, possuímos um cadastro fácil, uma candidatura simples e transparente. Tudo isso pensando na sua experiência como candidato.

Não deixe de conferir e conquistar a sua vaga de trabalho em home office o quanto antes.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede mundial que reúne, além de oportunidades de network, diversas oportunidades para os mais diferentes cargos.

Por isso, não deixe de fazer conexões com recrutadores, especialistas e pessoas relevantes na sua área. Também use os filtros personalizados para encontrar vagas em home office.

Plataformas de freelancer

Para serviços pontuais, algumas plataformas ajudam a encontrar projetos em uma variedade de campos.

Quais as principais profissões que trabalham em home office?

Principalmente aqueles profissionais que executam tarefas envolvendo tecnologia, inteligência artificial e pensamento estratégico tem encontrado diversas oportunidades em home office.

Isso porque, para funções manuais ou que dependem de contato humano, como a medicina, essa realidade ainda é mais limitada.

Algumas das principais profissões com cargos em home office são:

Desenvolvedores de software

Programadores e engenheiros de software frequentemente têm a flexibilidade de trabalhar remotamente, pois a maior parte de seu trabalho é feita em computadores.

Freelancers criativos

Profissionais como designers gráficos, escritores, editores de vídeo e artistas muitas vezes podem trabalhar em home office, colaborando com clientes de diferentes partes do mundo.

Profissionais de Recursos Humanos

Diversas funções de RH, como recrutamento, treinamento e desenvolvimento, podem ser realizadas remotamente.

Material gratuito: guia de estudos para se tornar autoridade no RH!

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

Profissionais de marketing digital

Especialistas em marketing digital, gerenciamento de redes sociais, SEO e publicidade online podem realizar grande parte de suas tarefas remotamente.

TI e Suporte Técnico

Especialistas em tecnologia, administradores de sistemas e suporte técnico muitas vezes podem realizar suas atividades remotamente, mantendo a infraestrutura tecnológica funcionando.

Analistas de dados e cientistas de dados

Trabalhar com análise de dados e estatísticas muitas vezes pode ser feito remotamente, desde que haja acesso adequado aos dados.

Profissionais de finanças

Algumas funções financeiras, como contabilidade, análise financeira e consultoria, podem ser realizadas remotamente, especialmente com o uso de ferramentas online.

Teleatendimento e suporte ao cliente

Muitas empresas que oferecem serviços de atendimento ao cliente e suporte técnico agora permitem que seus funcionários trabalhem remotamente

Educadores

Professores, tutores e instrutores que trabalham em plataformas de educação online têm a oportunidade de lecionar remotamente.

Consultores e mentores

Consultores em diversas áreas, como gestão, desenvolvimento pessoal e coaching, podem realizar suas atividades remotamente, muitas vezes oferecendo serviços online.

Como começar a trabalhar home office?

Passo a passo para começar a trabalhar no modelo de home office:

  1. Avalie suas habilidades e experiência: identifique suas habilidades e como elas se aplicam a trabalhos remotos.
  2. Prepare seu espaço de trabalho: certifique-se de ter um espaço de trabalho adequado e o equipamento necessário. Se achar possível, também experimente um co-working;
  3. Comece a procurar trabalhos de home office: use as plataformas mencionadas acima para começar sua busca.
  4. Prepare-se para entrevistas de trabalho remoto: as entrevistas para trabalhos remotos podem ser ligeiramente diferentes, geralmente envolvendo chamadas de vídeo.
  5. Ajuste-se ao trabalho remoto: pode levar algum tempo para se ajustar ao trabalho remoto, então dê a si mesmo tempo e seja paciente.

O que é co-working?

Enquanto o teletrabalho tem como principal característica o isolamento, já que o profissional atua sozinho de forma remota, o co-working propõe um modelo de trabalho onde os profissionais compartilham o mesmo ambiente de forma presencial.

Dessa forma, essa modalidade incentiva o compartilhamento de ideias e a colaboração, permitindo ao profissional estabelecer ou aumentar a sua rede de contatos (network).

Uma característica do co-working é que ele reúne, no mesmo espaço, pessoas com profissões e perfis diferentes.

Isso porque esses ambientes compartilhados, conhecidos como “Espaços de Co-working” podem agregar, simultaneamente, profissionais de áreas distintas e ligados a diferentes empresas. 

De certo modo, um co-working funciona como um escritório físico, fora das dependências de uma empresa. Ainda, pode ser entendido como um local ou companhia que reúne a estrutura necessária para abrigar profissionais de outras organizações. 

Vale destacar que existem co-workings pagos ou gratuitos, basta pesquisar e, com certeza, você encontrará um espaço colaborativo onde poderá desenvolver seus projetos, trabalhar, conhecer outros profissionais e até firmar parcerias. 

O site Global Coworking Map traz a descrição completa de mais de dois mil espaços compartilhados em mais de 900 cidades ao redor do mundo. 

➡️ Saiba também:

Vantagens e desvantagens do home office

Como qualquer outro modelo de trabalho, o home office apresenta suas vantagens e desvantagens. Assim, ao escolhê-lo para a sua rotina, é necessário avaliar quais são as suas prioridades e necessidades. 

Para você conseguir comparar com maior facilidade, separamos as tabelas abaixo com informações para o colaborador e para a empresa

Vantagens e desvantagens do home office para colaboradores

VantagensDesvantagens
Mais flexibilidade para conduzir projetosEm alguns casos, isolamento social
Maior autonomiaNecessidade de autodisciplina
Maior satisfação no trabalhoCustos com infraestrutura
Trabalho mais focado e sem interferências externasDificuldade em se desconectar do trabalho
Possibilidade de ter mais tempo junto à família e reduzir o estressePode não se sentir parte da equipe

Vantagens e desvantagens do home office para empresas

Vantagens*Desvantagens
Redução da taxa de turnover em 52%Necessidade de adaptação à gestão remota
Economia de 50% em custos operacionaisAnálise da percepção de segurança psicológica do time
Redução de 31% nos custos com benefíciosSem preparo, falta de comunicação interna
Aumento do engajamento em 57%Maior investimento em tecnologia
Redução de 50% na taxa de absenteísmoNecessidade da reformulação de uma cultura organizacional remota

*segundos dados de uma pesquisa feita pela Indeed.

Materiais gratuitos: aprenda tudo pesquisa de clima! Ebook, planilha e modelo de pesquisa

Preencha o formulário e receba o kit grátis no seu e-mail 📩

Como está o home office hoje?

A situação do home office no Brasil apresenta um cenário em constante mudança, com tendências que indicam um crescimento do trabalho híbrido. Assim, apesar da queda do trabalho remoto, outras situações destacam oportunidades.

Uma delas é a possibilidade de trabalho em home office para empresas de outros países. Além disso, com o aumento de uso de inteligência artificial, quem estiver desenvolvendo contato e habilidades relacionadas a isso também pode conquistar mais oportunidades.

Dicas para se destacar em entrevistas de home office

No momento da entrevista para uma vaga home office, escolha um local tranquilo, com boa iluminação e sem barulhos. Teste seus equipamentos (internet, câmera, microfone) com antecedência.

Use roupas adequadas e profissionais, mesmo que a empresa tenha uma cultura mais casual. Isso demonstra que você está levando a entrevista a sério.

Antes de tudo, pesquise sobre a empresa, seus valores, sua cultura e clima organizacional. É importante que você entenda o cargo para o qual está se candidatando e as habilidades que a empresa busca.

Ainda, praticar suas respostas para perguntas comuns em entrevistas te deixará mais confiante e preparado.

Quais as dicas para ter alta performance e produtividade no home office?

Contar com as características aqui descritas contribui para o perfil ideal desejado para a realização de home office. Porém, essa modalidade não é um mar de rosas e é fácil perder o foco. Acompanhe!

Providencie um ambiente adequado

É importante que você tenha um ambiente organizado, com móveis adequados e boa iluminação para manter o foco no trabalho. Para tanto, dê preferência a um espaço confortável, silencioso e tranquilo para cumprir as tarefas do dia. 

Portanto, tenha em mente que televisão ligada, música alta e conversas ao redor durante o expediente distraem e prejudicam a produtividade.

Peça a colaboração dos moradores da casa quanto ao silêncio e que evitem interrupções desnecessárias.

Tenha uma boa conexão de internet

Ter internet de qualidade é fundamental para o trabalho em home office. Uma boa conexão, com velocidade adequada e estabilidade evitam dor de cabeça.

Além disso, garante a comunicação com seus times e a troca de arquivos com a empresa. Como você está trabalhando em casa, a economia gerada com transporte e alimentação pode custear os serviços de internet no seu home office.

Outra alternativa seria a empresa custear essa despesa, como uma espécie de “Vale Internet,” ou um benefício como "Vale Home Office". 

Por fim, não esqueça de reforçar o backup ou armazenar seus documentos na nuvem para evitar surpresas desagradáveis. Além disso, invista em ferramentas e equipamentos, como microfones e câmeras de qualidade para as conferências online.

Planeje as tarefas diárias

Manter uma rotina de trabalho com horários bem definidos ajuda no cumprimento das tarefas e na otimização do tempo, já que ao se trabalhar de casa, é fácil se distrair e procrastinar.

Por isso, é fundamental manter uma jornada de trabalho da mesma maneira que você faz no escritório. Ainda, se precisar resolver algum problema pessoal durante o expediente, faça hora extra.

Horário de trabalho é para trabalhar. Não é porque você está em casa que deve relaxar e perder sua produtividade, pois é isso que o empregador espera do colaborador em home office.

Ainda, mantenha suas agendas de reuniões e entregas. E muito importante: tome cuidado para não acabar trabalhando demais ou de menos. Respeite seus horários de início e fim. 

Faça pequenos intervalos

Durante a jornada de trabalho, não deixe de fazer pausas para descansar. Os pequenos intervalos são essenciais para manter a produtividade e não sobrecarregar corpo e mente. 

Existem ótimos aplicativos para otimizar o tempo e administrar as pausas.

Um deles é o Pomodoro Timer. O App faz o gerenciamento da rotina a partir de um cronômetro, que divide o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. 

Mantenha-se firme com o seu horário de trabalho

Comporte-se como se estivesse saindo de casa para trabalhar. Assumir uma rotina no home office semelhante à do escritório é saudável e necessário.

Por isso, mantenha-se firme com seus horários e não se perca para não prejudicar sua jornada. 

Como associar o perfil comportamental com o home office?

Um analista de RH atento ou uma pessoa com um bom autoconhecimento percebem a possibilidade de associar o perfil comportamental dos membros do time com o home office.

E, assim, tornar a experiência mais agradável para o colaborador e mais produtiva para a empresa. A seguir, listamos dicas para motivar cada tipo de perfil. 

Planejador

De característica calma, tranquila e autocontrolada, esse perfil se adéqua bem à rotina. Por serem organizados, precisam ter planos de entrega bem definidos.

Trata-se de pessoas introvertidas, mas que gostam de trabalhar em equipe. Por isso, incentive-os com metas bem estabelecidas, objetivos a curto prazo e feedbacks constantes. 

Executor

Os colaboradores desse perfil são otimistas, ativos e dinâmicos, apresentando liderança nata e muita disposição para encarar desafios.

A melhor maneira de incentivar o Executor é estimulando sua criatividade e competitividade, além de compartilhar com ele indicadores e resultados e traçar metas semanais. 

Analista

O Analista é aquele tipo de colaborador cujo perfil é discreto, racional e pé no chão. Além disso, são inteligentes, intelectuais e ágeis em suas entregas, com facilidade para observar detalhes e improvisar.

Esse perfil se adapta muito bem ao home office, pois são comprometidos e organizados. 

Mas a gestão desse grupo deve contar com comunicação direta e diária, quando possível, além de reuniões frequentes para que possam acompanhar o desenrolar do projeto.

Planejamento e organização também fazem bem à motivação do perfil Analista. Ao gestor, recomenda-se observar as horas extras, pois tendem a trabalhar demais.

Comunicador

Como características, tratam-se de indivíduos extrovertidos, falantes e que detestam rotina. Eles precisam de inovação constante.

Conseguem se adaptar ao trabalho remoto, mas não dispensam o contato com os demais. Então, é possível que o home office seja entediante para os Comunicadores e que isso os deixe ansiosos.

Portanto, procure estimulá-los, pois a comunicação com seus líderes precisa fluir. Logo, mantenha os planejamentos em dia e dê feedbacks diários sobre o andamento dos projetos.

Ainda, se o Comunicador tiver a chance de liderar uma reunião, mesmo que remota, será perfeito para afastar a sensação de isolamento. 

💡Conheça mais sobre Perfil Comportamental a partir do nosso material completo!

Material gratuito: kit completo sobre gestão comportamental

Preencha o formulário e receba o kit de gestão comportamental grátis no seu e-mail 📩

Em resumo, o trabalho remoto pode ser uma excelente opção para muitos profissionais. Com a preparação e a abordagem corretas, você pode fazer a transição para o home office e desfrutar de todos os benefícios que ele oferece.

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima