Confira 6 dicas para um home office produtivo!

Tempo de leitura: 4 minutos

O trabalho remoto pode ser uma dificuldade para algumas empresas que estão começando a aderir ao sistema. Conseguir fazer com que o colaborador entenda a importância de manter-se focado em um ambiente totalmente familiar pode ser desafiador. Por isso, contar com algumas dicas para um home office produtivo pode ser fundamental.

A flexibilização da jornada e o home office tornaram-se estratégias de engajamento e até employer branding. Por meio desses dois benefícios, a empresa estabelece uma relação de autonomia e responsabilidade com todos os colaboradores.

Para conseguir que os colaboradores mantenham a performance e a qualidade de seus trabalhos atuando remotamente, porém, requer alguns cuidados. Confira nossas 6 dicas para um home office produtivo.

1. Tenha todas as ferramentas em mãos

Trabalhar em home office requer uma atenção especial para os pequenos detalhes. É fundamental que o colaborador tenha em mãos todos os equipamentos necessários: computador, fone de ouvido, mouse etc. Sem falar de contar com uma boa conexão de internet.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Nesse computador, é necessário que todos os programas estejam instalados. Fazer home office pode ser muito difícil para conseguir solicitar a instalação de um programa novo, por isso, antes trabalhar remotamente, o colaborador precisa certificar que terá tudo que precisa para conseguir fazer o seu trabalho.

2. Reserve um espaço para você

Trabalhar em casa pode trazer algumas questões que o escritório não apresenta: os familiares. Filhos pequenos, animais de estimação, outros familiares, todo mundo vai solicitar a atenção do colaborador em algum momento. Isso pode atrapalhar a concentração e o foco.

Por isso, uma boa dica é ter um espaço dedicado para o trabalho. Pode ser uma escrivaninha no quarto ou até em um cômodo mais silencioso e afastado. Além disso, o colaborador pode conversar com os parentes e explicar seus horários da jornada, ficando disponível nas janelas para o almoço e um lanche.

3. Faça um planejamento

Ter uma rotina de trabalho pode ser complicada quando se atua remotamente. Isso porque algumas pessoas ficam mais suscetíveis a postergar algumas atividades. Por isso, por mais difícil que seja estabelecer uma rotina, vale a pena criar um cronograma para ser produtivo no home.

O segredo é separar as atividades ao longo da semana, destrinchando cada etapa do projeto pelos turnos: manhã e tarde. O Google Agenda pode ajudar nesse sentido, criando eventos para cada hora.

4. Respeite o horário da jornada de trabalho

Um dos riscos no home office é não ter controle das horas trabalhadas e acabar fazendo horas extras. Vale lembrar que há um limite de horas que podem ser feitas além da jornada tradicional por dia, por isso, todos os momentos que for necessário estender a jornada deve-se avisar a gestão.

O home office não pode ser utilizado para fazer banco de horas. Essa modalidade precisa ser seguida como um trabalho presencial no escritório: ou seja, dentro das até 44 horas/ semanais.

5. Mantenha um diálogo com a gestão

Mesmo em cenário de home office, é importante mostrar-se disponível. Como não há uma forma do gestor vê-lo pessoalmente, o colaborador precisa garantir que esteja on-line em todas as plataformas de comunicação interna da empresa.

Caso receba uma mensagem da gestão e — não esteja fazendo alguma atividade — não deixe sem resposta por muito tempo. É importante para garantir o elo de confiança e autonomia cedida pela empresa.

6. Tenha cuidado com as informações

Em alguns casos, é possível fazer o trabalho em seu computador pessoal. Quando isso acontecer é essencial redobrar a atenção com todos os dados e informações confidenciais da empresa. 

O ideal é que a organização ofereça um computador da empresa para o colaborador. Dessa forma, é possível monitorar melhor o fluxo de informação, garantindo maiores cuidados com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O trabalho remoto precisa fazer parte da cultura organizacional e, pode ajudar bastante na qualidade de vida do colaborador. Conseguir fazer um home office produtivo é benéfico para a empresa e para o funcionário, que manterá o seu crescimento e desenvolvimento na instituição. 

Agora que você conferiu dicas para fazer um home office produtivo, aproveite para fazer o download gratuito do infográfico: “7 dicas para realizar reuniões com sua equipe em home office

Banner_Infografico_Dicas_Reuniao_HomeOffice
5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana
Ana
4 meses atrás

Sim, ter cuidado com as informações é bem importante!