As 4 principais habilidades que todo RH matador precisa ter

Tempo de leitura: 5 minutos

É muito provável que todo profissional de Recursos Humanos já tenha se perguntado “ o que faz um RH de sucesso?”. Também é muito provável que a resposta para essa pergunta seja diferente dependendo do contexto em que ela ocorre. No entanto, sabemos que nos dias atuais existem respostas para essa pergunta que correspondem às demandas da realidade em que estamos vivendo e são elas que buscamos entender aqui.  

Desde de contratações até controle de benefícios para os funcionários, os profissionais de Recursos Humanos são essenciais para que as organizações alcancem o sucesso. Esses profissionais são a base para diversas estratégias internas que um negócio precisa para se consolidar no mercado. Além dessa consolidação, é claro, também é necessário manter um relacionamento ativo e saudável com as pessoas que trabalham na empresa, tornando esse departamento mais do que essencial.

Como já falamos aqui, as habilidades requisitadas para se ter um RH matador podem ser diversas. Porém, pensando no mercado atual e na evolução desse departamento, selecionamos algumas habilidades que não podem faltar no seu RH.

Capacidade de visualizar o todo

Há anos o trabalho do profissional de RH tem mudado e adquirido um aspecto mais amplo e ilimitado. Todo esse novo cenário exige uma mudança de posição por parte do profissional e essa mudança inclui a habilidade de enxergar e entender situações de maneira mais abrangente.

Os bons profissionais de RH sabem que fazem parte de uma organização e que sempre devem estar acompanhando o que acontece na empresa. Essa é a única maneira de se estar sempre um passo à frente e pronto para tomar decisões, selecionar novos talentos, resolver problemas internos, etc.

Esse tipo de visão ampla é crucial para a implantação de um RH estratégico e de uma gestão de pessoas competente. É preciso compreender que o departamento de Recursos Humanos é capaz de influenciar e interferir em diversos outros setores e por isso sempre deve estar por dentro. Caso essa interferência seja efetiva, os lucros colhidos pela empresa serão, de fato, enormes.

Interpretar dados e tomar atitudes

Praticamente toda decisão tomada dentro de uma empresa é algo que demanda um grande estudo de caso. Para que esses estudos sejam realizados, é necessário que existam dados que permitam análises prévias sobre pontos específicos dentro da organização como um todo.

Como sabemos, o departamento de Recursos Humanos constantemente toma decisões que geram reflexos em toda a empresa, principalmente se tiver abertura suficiente para isso. Por essa razão, esses profissionais devem ser capazes de fazer análises e entender os dados que são gerados nesse setor e é aí que está o maior problema de grande parte dos profissionais de RH.

Quem pensa que o RH não gera dados está muito enganado. Pelo contrário, esse setor é responsável pela produção de uma grande quantidade de dados internos que são muito úteis para planejamentos estratégicos em geral. O problema é que a maioria das pessoas não têm muito conhecimento sobre isso e muitas vezes gera dados, porém, não os utiliza para otimizar processos futuros.

Os índices de rotatividade, de produtividade, o perfil comportamental dos colaboradores, o nível de satisfação dos funcionários, tudo isso serve de grande auxílio para o departamento, caso seja utilizado corretamente.

Indicadores como esses, por exemplo, são capazes de permitir a previsão de gastos da empresa, reformular planejamentos de setores, e até mesmo auxiliar em processos como recrutamento e seleção.

Se o departamento de Recursos Humanos é capaz de gerar tantas informações relevantes, inteligente será o profissional que otimizar o seu trabalho através disso, não é mesmo?

Facilidade para ouvir e entender as pessoas

Embora estejamos vivendo em uma era das tecnologias, a habilidade de lidar com as pessoas tem se tornado ainda mais requerida nos departamentos de RH em geral. Não se sabe exatamente porque isso tem acontecido mas é certo que a ascensão da gestão de pessoas dentro do mercado tem influenciado, e muito, essa situação.

Apesar do momento e de toda a modernidade que está inserida nas empresas, a valorização do capital humano dentro das organizações é uma tendência que parece não parar de crescer. Desde o momento em que entendeu-se que problemas com gestão comportamental era um dos grandes motivos para o fracasso de diversos negócios, o setor de RH viu necessidade em reformular a forma de lidar com esse capital.

Esse tipo de habilidade não é conquistada de maneira simples. Lidar com pessoas e ser capaz de compreendê-las é algo extremamente complexo e que requer treinamentos, auxílio de tecnologia e muita vontade. Por essa razão, já existem ferramentas capazes de mapear o perfil comportamental dos colaboradores com o objetivo de apoiar e guiar os profissionais de RH no relacionamento com funcionários.

Conhecimento em tecnologias para RH

Como já começamos a falar no tópico anterior, o uso de tecnologias para RH pode mudar toda a realidade do departamento. Se todos os setores do mercado estão se modernizando de alguma forma, seria estranho se os profissionais de Recursos Humanos ficassem de fora, não acha?

As tecnologias que foram sendo desenvolvidas para otimizar o trabalho dos Recursos Humanos são diversas e focadas em vários pontos diferentes. Por esse motivo, o real RH matador, além de estar ciente de tudo isso, precisa ser alguém que saiba utilizar esses tipos de ferramenta de forma realmente eficiente.

Existem softwares de mapeamento de perfil comportamental, de gestão de tarefas, cálculo de produtividade, enfim, cada um direcionado para um foco diferente dentro do departamento. O papel do RH é entender qual melhor se encaixa na realidade em que atua e ficar fera naquilo!

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