As 4 principais habilidades de RH que toda empresa precisa ter

Tempo de leitura: 5 minutos

É muito provável que todo profissional de Recursos Humanos já tenha se perguntado “ o que faz um RH de sucesso?”. Nos dias atuais existem respostas para essa pergunta que correspondem às demandas da realidade em que estamos vivendo, sãos as principais habilidades de RH.

Desde de contratações até controle de benefícios para os funcionários, os profissionais de RH são essenciais para que as organizações alcancem o sucesso.

Esses profissionais são a base para diversas estratégias internas que um negócio precisa para se consolidar no mercado. Além disso, o setor é responsável por manter um relacionamento ativo e saudável com as pessoas que trabalham na empresa.

As habilidades de RH podem ser diversas, porém, neste artigo, selecionamos as principais que não podem faltar no seu RH.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

1. Capacidade de visualizar o todo

Há anos o trabalho do profissional de RH tem mudado e adquirido um aspecto mais amplo e ilimitado. Todo esse novo cenário exige uma mudança de posição por parte do profissional e essa mudança inclui a habilidade de enxergar e entender situações de maneira mais abrangente.

Os bons profissionais de RH sabem que fazem parte de uma organização e que sempre devem estar acompanhando o que acontece na empresa. Essa é a única maneira de se estar sempre um passo à frente e pronto para tomar decisões, selecionar novos talentos, resolver problemas internos, etc.

Esse tipo de visão ampla é crucial para a implantação de um RH estratégico e de uma gestão de pessoas competente. É preciso compreender que o departamento de Recursos Humanos é capaz de influenciar e interferir em diversos outros setores e por isso sempre deve estar por dentro.

Caso essa interferência seja efetiva, os lucros colhidos pela empresa serão, de fato, enormes.

2. Interpretar dados e tomar atitudes

Praticamente toda decisão tomada dentro de uma empresa é algo que demanda um grande estudo de caso. Para que esses estudos sejam realizados, é necessário que existam dados que permitam análises prévias sobre pontos específicos dentro da organização como um todo.

Como sabemos, o departamento de RH constantemente toma decisões que geram reflexos em toda a empresa, principalmente se tiver abertura suficiente para isso.

Por essa razão, esses profissionais devem ser capazes de fazer análises e entender os dados que são gerados nesse setor e é aí que está o maior problema de grande parte dos profissionais de RH.

Quem pensa que o RH não gera dados está muito enganado. Pelo contrário, esse setor é responsável pela produção de uma grande quantidade de dados internos que são muito úteis para planejamentos estratégicos em geral.

O problema é que a maioria das pessoas não têm muito conhecimento sobre isso e muitas vezes gera dados, porém, não os utiliza para otimizar processos futuros.

Os índices de rotatividade, de produtividade, o perfil comportamental dos colaboradores, o nível de satisfação dos funcionários, tudo isso serve de grande auxílio para o departamento, caso seja utilizado corretamente.

Banner-Voce_sabe_seu_perfil

Indicadores como esses, por exemplo, são capazes de permitir a previsão de gastos da empresa, reformular planejamentos de setores, e até mesmo auxiliar em processos como recrutamento e seleção.

Se o departamento de Recursos Humanos é capaz de gerar tantas informações relevantes, inteligente será o profissional que otimizar o seu trabalho por meio disso, não é mesmo?

3. Facilidade para ouvir e entender as pessoas

Embora estejamos vivendo em uma era das tecnologias, a habilidade de lidar com as pessoas tem se tornado ainda mais requerida nos departamentos de RH em geral. Não se sabe exatamente porque isso tem acontecido mas é certo que a ascensão da gestão de pessoas dentro do mercado tem influenciado, e muito, essa situação.

Apesar do momento e de toda a modernidade que está inserida nas empresas, a valorização do capital humano dentro das organizações é uma tendência que parece não parar de crescer.

Desde o momento em que entendeu-se que problemas com gestão comportamental era um dos grandes motivos para o fracasso de diversos negócios, o setor de RH viu necessidade em reformular a forma de lidar com esse capital.

Esse tipo de habilidade não é conquistada de maneira simples. Lidar com pessoas e ser capaz de compreendê-las é algo extremamente complexo e que requer treinamentos, auxílio de tecnologia e muita vontade.

Por essa razão, já existem ferramentas capazes de mapear o perfil comportamental dos colaboradores com o objetivo de apoiar e guiar os profissionais de RH no relacionamento com funcionários.

4. Conhecimento em tecnologias para RH

Como já começamos a falar no tópico anterior, o uso de tecnologias para RH pode mudar toda a realidade do departamento. Se todos os setores do mercado estão se modernizando de alguma forma, seria estranho se os profissionais de Recursos Humanos ficassem de fora, não acha?

As tecnologias que foram sendo desenvolvidas para otimizar o trabalho dos Recursos Humanos são diversas e focadas em vários pontos diferentes.

Por esse motivo, o real RH matador, além de estar ciente de tudo isso, precisa ser alguém que saiba utilizar esses tipos de ferramenta de forma realmente eficiente.

Existem softwares de mapeamento de perfil comportamental, de gestão de tarefas e cálculo de produtividade para otimizar as habilidades de RH. O papel desse setor é entender qual melhor estratégia se encaixa para o crescimento da empresa.

Você gostou do nosso artigo e quer descobrir como alavancar ainda mais seu RH? Baixe o nosso e-book Planejamento Estratégico: como alavancar meu RH e não deixe seu RH de fora!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tonia
Tonia
2 anos atrás

Gostei

Roselaine vargas
Roselaine vargas
9 meses atrás

Quero muito aprender mais sobre gestão de pessoas e RH.
Como ser cada vez mais útil para minha empresa.

Giuliano Sales
Admin
9 meses atrás

Oi, Roselaine. Tudo bem?
Você veio ao local certo! Nosso blog está com muitos conteúdos sobre gestão de pessoas e o importante papel do Recursos Humanos para o crescimento estratégico da empresa.
Assine a nossa newsletter para receber materiais exclusivos sobre esses pontos.
Muito obrigado pelo feedback e conte com a gente.
Abraços.

Marcia regina brito de almeida
Marcia regina brito de almeida
2 meses atrás

Tenho certeza que depois que examinar todo conteúdo que receberei , novos rumos serão traçados para minha vida profissional e cotidiana, pois como estudande de Rh tenho que estar antenada nas habilidades e competências exigidas para o cargo.