Conheça as 15 habilidades mais valorizadas no mercado para 2021

Tempo de leitura: 8 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

2020 foi difícil em todos os aspectos e não precisamos enumerar as razões. Assim, para fazer sua carreira decolar no ano que se inicia, é preciso saber quais serão as habilidades mais valorizadas para 2021.

Particularidades impostas nesse período de crise, como o isolamento e a necessidade de cuidados com a saúde mental, exigiram de todos uma grande capacidade de adaptação. Sem contar o trabalho remoto e o crescimento das atividades online, condições que mostram o que devemos esperar do ano que começa.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Neste post, em uma espécie de ranking, elencamos as 15 competências mais desejadas pelas empresas, muitas delas desenvolvidas durante 2020, no qual começamos a viver a pandemia da Covid-19. Então, curiosos para conhecer cada habilidade? Continue a leitura e descubra!

1. Capacidade de trabalhar em ambiente virtual

Entre as habilidades mais valorizadas para 2021, a capacidade de trabalhar em ambiente virtual já foi bastante exigida no ano que termina. As adversidades impostas pela pandemia fizeram com que nosso ambiente de trabalho fosse ressignificado. 

Nesse sentido, quem pôde trabalhar de forma remota, precisou se adaptar a essa nova condição. Com isso, as relações profissionais passaram a acontecer exclusivamente online. 

Assim, aqueles profissionais que conseguiram conciliar uma rotina de trabalho à distância, participando de videochamadas e apresentações virtuais, têm boas chances de se destacar no próximo ano. 

Vale lembrar que, mesmo que a vacina contra a Covid-19 chegue, especialistas apostam que o mundo profissional não será mais o mesmo e que o home office veio para ficar. 

2. Colaboração e trabalho em equipe

Outra habilidade bastante praticada em 2020 também será exigida em 2021. Trabalhar em equipe — mesmo à distância — nunca será tão importante. A colaboração entre as equipes será muito valorizada. Ainda, ações como ensinar, apoiar e ouvir darão ênfase às relações de trabalho

Dessa forma, o profissional que conseguir desenvolver a mentalidade de coach, ou seja, saber ouvir, ter empatia, demonstrar coragem e colaborar para resolver problemas, facilmente será notado pelas empresas. 

3. Pensamento crítico

Essa habilidade já tem sido valorizada pelas empresas que buscam pessoas capazes de analisar diferentes cenários e propor soluções. Em 2021, ter pensamento crítico será ainda mais importante, pois o mundo pós-pandemia apresentará novos desafios às empresas.

Além disso, as equipes precisarão demonstrar capacidade de inovação, flexibilidade e criatividade para enfrentar imprevistos. 

4. Flexibilidade e gerenciamento do tempo

Em 2020, muito se falou sobre o novo normal. Mas é evidente que temos pouca certeza sobre o futuro. Inclusive, apostamos no planejamento estratégico para organizar o retorno pós-Covid. 

Diante desse cenário de incertezas, uma das habilidades mais valorizadas para 2021 será a flexibilidade e o gerenciamento do tempo. O mercado vai valorizar aqueles profissionais capazes de lidar com transformações e com mudanças repentinas. 

Da mesma forma, colaboradores com domínio do tempo, que saibam administrar suas demandas terão destaque nas organizações. Por isso, priorizar tarefas e manter a produtividade, seja no trabalho presencial ou no home office, será bem-visto pelos gestores. 

Banner-Calculadora

5. Resiliência e adaptabilidade

O ambiente profissional frequentemente impõe desafios e alguma pressão. Nesse sentido, é importante ter a capacidade de se recompor e permanecer “intacto” e produtivo diante das dificuldades, a chamada resiliência. 

Isso porque, as organizações desejam ter em seus quadros aquelas pessoas dispostas a superar obstáculos, persistir e seguir adiante. 

6. Dedicação

Sabemos que 2020 não foi um ano fácil e apresentou muitos desafios. E ninguém deverá ser punido por se sentir desanimado em algum momento. Entretanto, os bons profissionais continuaram aplicando o mesmo nível de dedicação que demonstravam antes da pandemia. 

Por isso, apostamos na dedicação como uma das habilidades mais valorizadas em 2021. Para tanto, o colaborador deverá se manter produtivo e continuar em dia com suas entregas. 

7. Empatia e inteligência emocional

O exercício de se colocar no lugar do outro para compreendê-lo e sentir o que ele sente é chamado de empatia. Ela é fundamental para gerir as equipes e o relacionamento com clientes em situações onde é preciso negociar ou ouvir reclamações. 

Trata-se de uma qualidade bem-vinda na vida pessoal e profissional, devendo ser praticada por todos, mas principalmente pelos gestores. 

Ainda, espera-se que os líderes saibam reconhecer as particularidades de cada liderado, perceber seus problemas e limitações. Para isso, é preciso ter inteligência emocional.

Outra soft skill que será muito valorizada nas empresas em 2021, já que a  hierarquia não pode estar acima da humanidade. 

Soft Skills

8. Criatividade e inovação

Ser criativo e saber inovar são diferenciais no mundo corporativo. E isso também valerá no próximo ano. Assim, os colaboradores ainda continuarão se adaptando ao mundo digital, reinventando suas entregas e desenvolvendo soluções. 

Mas é notório que a criatividade não é um dom nato. Entretanto, pode ser desenvolvida e as lideranças devem auxiliar nesse processo, disponibilizando informações, conhecimento e oportunidade de praticar

Por fim, a capacidade de inovação também continuará sendo um fator competitivo de mercado. Portanto, essa habilidade para encontrar soluções rapidamente será um diferencial na carreira. 

9. Liderança

A liderança não pode ficar de fora das habilidades mais valorizadas para 2021. Nesse sentido, as características de um líder são percebidas quando ele se comunica bem e tem facilidade para o trabalho em equipe.

Líderes são criativos e praticam a empatia no cotidiano da empresa. Ainda, assumem as responsabilidades, encaram os desafios, engajam, apoiam suas equipes e sabem extrair o melhor das pessoas. 

10. Capacidade de analisar dados

Analisar dados sempre foi uma prática comum nas empresas. Afinal, elas são norteadas pelo cumprimento de metas e a busca de resultados

Para a sorte das organizações, o universo tecnológico conta com inúmeras formas de mensurar dados de maneira fiel, principalmente em relação a vendas, público-alvo, engajamento, visualizações, interesses, perfis, entre outros. 

Por isso, entre as habilidades mais valorizadas para 2021, apontamos a capacidade de analisar dados. Logo, busque essa expertise para se destacar profissionalmente. 

como fazer people analytics - baixe o ebook

11. Comunicação

Na sua empresa, todos falam o mesmo idioma e isso significa se comunicar bem, correto? Errado! A boa comunicação no ambiente de trabalho vai mais além. Para funcionar, as ideias devem ser bem transmitidas e interpretadas da maneira exata

Assim, seja no diálogo interno ou externo, com fornecedores, clientes e parceiros, a comunicação precisa fluir. 

Nesse sentido, o indivíduo que souber ouvir, escrever bem e se comportar adequadamente nas diferentes situações que o cotidiano oferece, estará bem cotado para ser um profissional de sucesso em 2021. 

12. Aprendizado contínuo

Colaboradores curiosos, pró-ativos e dispostos a aprender farão a diferença no cenário do novo ano. E as empresas vão valorizar mais ainda essas habilidades. Por isso, citamos o aprendizado contínuo — também chamado de aprendizado ágil — como uma competência fundamental para o mercado de trabalho em 2021.

As empresas já sabem disso e deverão dar condições para que essa habilidade se desenvolva. Só assim poderão continuar sendo competitivas. Quem desenvolve essa competência comportamental consegue atualizar suas competências técnicas. Pense nisso! 

13. Autogerenciamento

Representa a capacidade de executar suas tarefas profissionais sem a supervisão pessoal de superiores. Essa habilidade pode ser um desafio para pessoas conservadoras ou que procrastinam, mas será essencial tê-la em 2021. 

Assim, para conquistar essa competência, é fundamental organizar a rotina com disciplina, de modo a cumprir metas e objetivos sem precisar de cobranças ou repreensões. Logo, invista na sua capacidade de autorresponsabilidade e autogerenciamento para ser um profissional desejado em 2021. 

14. Solução de problemas complexos

A 14ª habilidade mais valorizada para 2021 já figura no ranking de soft skills há muito tempo. Mas nem por isso ela deverá ficar de fora da nossa lista. Sabemos que o mercado espera que o profissional saiba pesquisar e se aprofundar nos desafios impostos pelos negócios, solucionando problemas mais complexos e estruturais.

Nesse contexto, para chegar a esse patamar, invista com dedicação em estudo de lógica e tenha noção geral do cenário empresarial. 

15. Noção de Growth Hacking

Trata-se da capacidade de trabalhar, experimentar e testar com foco no crescimento dos negócios. Ter essa habilidade em 2021 será um grande diferencial nas empresas. Mas para exercê-la, o profissional precisa ter práticas melhores, construídas a partir de hipóteses e experimentos. 

O Growth Hacking procura formas para o empreendimento crescer em curto espaço de tempo e com orçamentos enxutos. Ser um growth hacker (ou especialista em crescimento) fará de você um profissional com muitas possibilidades no ano que inicia. 

Pronto! Essa é a aposta da Sólides sobre as habilidades mais valorizadas para 2021. Mas se você não tiver muita clareza sobre o assunto, experimente nosso Mapeamento Comportamental para se aprofundar mais sobre o tema.

5 3 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments