Quais habilidades um gestor de marketing precisa ter?

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o passar dos anos e o crescimento exponencial dos meios de comunicação cada vez mais globalizados, a demanda por estratégias de marketing modernas e efetivas está cada vez mais presente no meio corporativo.

Com o objetivo de tornar esse cenário mais real, o gestor de marketing é responsável por pensar e colocar essas estratégias em prática a fim de gerar valor para a marca, produto ou serviço oferecido. Para que essas estratégias sejam bem calculadas e eficientes, esse gestor deve ser quem coordena os processos, cria projetos e mensura resultados.

Com isso em mente, pensamos em algumas habilidades que formam um combo que não pode faltar em um gestor de marketing de sucesso!

Ser curioso ao extremo!

Naturalmente, pessoas que têm grande curiosidade por algum assunto que as interessam, têm mais facilidade para criar novas ideias, acompanhar os acontecimentos recentes e fatores externos que influenciam de alguma forma. No marketing, isso é uma característica praticamente crucial.

Como se trata de um mercado moderno e que está mudando toda hora, é essencial que o gestor de marketing seja curioso e muito interessado pelo que acontece ao redor do mundo. Não apenas pelas novas tendências da internet, como também pelas novas tecnologias, acontecimentos no mundo das pessoas famosas, premiações, cinema, enfim, tudo que esteja, de alguma forma, provocando reações nas pessoas que têm alguma relação com a sua empresa.

Além disso, essa curiosidade também pode ser utilizada em pesquisa de mercado para entender quem é a concorrência, investigar elementos que ocasionam o sucesso ou insucesso da empresa e diversas outras coisas.

Enxergar aspectos analíticos

Em todo setor empresarial, um gestor precisa ter uma visão ampla de negócio, sendo capaz de transformar todos os dados coletados em informações úteis e contextualizadas.

Por isso, a habilidade analítica em um gestor de marketing possibilita que ele seja realista com com as propostas, com o orçamento e acompanhe métricas. Ao analisar todo o contexto e a situação, o profissional também pode pensar em planejar o projeto em etapas mais bem estabelecidas e baseadas em análises prévias.

Pensar e agir como um líder

O papel de um gestor e um líder é muito mais amplo do que apenas dar ordens. Obviamente, no caso do marketing não é diferente. Talvez, saber dar ordens nem seja a responsabilidade mais importante de um líder.

Para que toda a equipe continue trabalhando e pensando no mesmo “ritmo”, cabe ao gestor de marketing frequentemente compartilhar com toda a equipe a importância do trabalho que vem sendo realizado. Uma equipe precisa enxergar que o trabalho feito é de extrema importância para toda a corporação e que nada do que eles fazem é insignificante.

Além disso, o gestor de marketing tem o dever de manter todo o time informado dos acontecimentos do setor, dando feedbacks constantes sobre determinadas campanhas e ações de marketing além de dar espaço para que as ideias e opiniões dos colaboradores sejam ouvidas.

Entender algumas questões financeiras

É relevante sempre lembrar sobre o quão benéfico é quando os diversos setores de uma empresa estão relacionados de alguma forma. Pensando nisso, o setor de marketing com certeza não está excluído desse processo, uma vez que ele precisa estar regularmente ciente sobre certas questões financeiras da empresa.

Com o objetivo de tornar essa relação entre setores mais real e aplicável, cada vez mais se cobra dos gestores de marketing algum tipo de conhecimento em análises de ferramentas financeiras para que eles sejam capazes de analisar os retornos financeiros de cada atividade dentro do plano de marketing da empresa. Com essa habilidade, o gerenciamento certamente se torna mais eficaz e concreto.

E na sua empresa? Como está a gestão de marketing?

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