Hard Skills: como testar e comprovar até as mais difíceis

Tempo de leitura: 6 minutos

Texto desenvolvido por Mayara Toyama, do time de Conteúdo da Revelo

Hard skills podem ser definidas como conhecimentos e habilidades específicas que são adquiridas por meio de estudos, treinamentos ou, até mesmo, experiências profissionais acumuladas por determinada pessoa.

Com o mercado de trabalho aquecido e a ascensão de novas funções e profissões, a área de recursos humanos, além de buscar o melhor profissional para preencher vagas cada vez mais diversas, encontram outro desafio: testar e validar as hard skills dos candidatos. 

Garantir que um potencial talento tem as habilidades e conhecimentos para uma função, demanda a aplicação de testes e tempo. 

Por isso, continue a leitura para saber quais são as hard skills mais buscadas no mercado, quais tipos de testes são comumente aplicados e como otimizar o seu tempo nesta etapa do recrutamento. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Hard Skills: as mais procuradas pelo mercado 

Existem diversas hard skills que podem ser identificadas em candidatos, principalmente aqueles que almejam vagas mais técnicas e com atividades muito específicas. 

Exemplos de hard skills 

No início deste ano, o LinkedIn divulgou uma pesquisa onde apostou quais seriam as hard skills mais procuradas no mercado em 2019, aqui vão algumas delas:

  • Computação em nuvem: utilização de ferramentas armazenadas e processadas em local acessível para muitos usuários pela internet, em qualquer lugar do mundo; 
  • Inteligência Artificial (IA): simulação da inteligência humana por meio de processamento de dados; 
  • Pensamento analítico: hoje, o volume e orientação a dados nas empresas está muito alto. Por isso, empresas estão em busca de profissionais que possam analisá-los de forma inteligente, com boas tomadas de decisões;
  • Gestão de pessoas: antes de profissionais, são todos humanos. Com isso em mente, encontrar profissionais que têm habilidades de gerir pessoas é essencial; 
  • Design UX: user experience (UX) ou em português, experiência do usuário, é o conjunto de elementos responsável por projetar boas experiências a usuários e clientes. 

Além das listadas acima, encontram-se também: desenvolvimento mobile, produção de vídeo, liderança de vendas, tradutores, cientista de dados, etc. Isso sem mencionar hard skills mais genéricas, como domínio de excel, gestão de projetos e fluência em um segundo idioma. 

Como identificar e avaliar hard skills em candidatos

Agora que já sabemos o que e quais são (algumas) hard skills, chegou a hora de entender como identificar essas habilidades e conhecimentos nos candidatos. 

Teste de conhecimentos específicos 

Os testes de conhecimentos específicos são preparados de acordo com o perfil que a vaga demanda. Seu estilo pode variar de acordo com as necessidades e preferências do recrutador, sendo organizados em questões de múltipla escolha ou discursivas. 

Neste caso, ele pode ser utilizado para medir o conhecimento em temas como nível de Excel ou português instrumental, por exemplo, sendo uma boa forma de identificar se o candidato se enquadra aos requisitos essenciais da vaga.  

Utilize teste de conhecimentos técnicos

Podem ser aplicados testes técnicos caso o cargo demande um conhecimento mais técnico e aprofundado sobre determinado tema, como linguagens de programação, nível de conhecimento em ferramentas de análise de dados, marketing digital ou quaisquer outras atividades específicas.

Os testes técnicos são importantes na fase do recrutamento, uma vez que dá ao gestor uma noção do nível de senioridade do futuro colaborador. 

Nesta etapa, é importante que o planejamento das questões e dinâmicas dos testes seja realizado por um especialista no assunto, considerando a complexidade dos temas.

Faça testes de raciocínio lógico

Método bastante utilizado para avaliar a capacidade de raciocínio lógico. Podem ser utilizadas provas matemáticas, Bateria de Provas de Raciocínio (BPR). 

Testes como estes são válidos para realização de análise de desempenho de uma pessoa na solução de problemas, interpretação de textos, planejamento e tomada de decisões em um curto espaço de tempo. 

Use a criatividade

Por mais que existam inúmeros testes disponíveis no mercado, avaliar a capacidade dos candidatos em habilidades específicas, podem ser realizadas de formas não convencionais.

Hackathons, live coding, resolução de cases e até mesmo entrevistas por competências são ótimos exemplos de como as avaliações de hard skills podem ser realizadas e que podem proporcionar experiências melhores aos que candidatam em seu processo seletivo. 

Avaliar hard skills e otimizar o tempo: é possível?

Atender a demanda de abertura de vagas, traçar estratégias de atração e recrutamento, selecionar a pessoa que mais se adequa à vaga, ajustar agendas entre entrevistador e candidato, além de avaliar hard e soft skills de todas as pessoas escolhidas na triagem… Ufa! Muita coisa, não é? E isso tudo com SLA apertado, sem mencionar as demais atividades fora do seu escopo de responsabilidades. 

Parece exagero, mas essa é a realidade de muitas equipes de RH: demandas aumentando e o tempo diminuindo. 

Por isso, as empresas mais inovadoras e produtivas contam com o auxílio da tecnologia para otimizar o tempo dos recrutadores, possibilitando que a triagem técnica possa ser automatizada e ao mesmo tempo absolutamente precisa

Uma dessas soluções é a Revelo. Ela reúne os melhores talentos que, para ingressar na plataforma, precisam passar por testes técnicos e análises criteriosas, 100% focadas em comprovar suas hard skills. 

Por mais específica que seja a habilidade, como em casos de linguagens de programação ou análise de dados, os algoritmos da Revelo selecionam apenas os mais capacitados, diminuindo significativamente essa etapa do trabalho. 

Além de tudo, economizando tempo com avaliações técnicas, é possível dar atenção a aspectos igualmente importantes, como o fit cultural e mapeamento comportamental de um possível talento para a sua empresa. E, para isso, você pode contar com a Sólides, empresa de software de Gestão Comportamental de Pessoas. 

Quer saber mais? Acesse a base de talentos Revelo e acelere seu processo seletivo.

Parceria Sólides e Revelo

A Sólides e a Revelo estão fechando uma parceria para garantir o máximo de qualidade no processo seletivo das empresas.

A plataforma da Revelo contará com o teste de perfil comportamental, assim será possível ter o máximo da avaliação das habilidade técnicas e socioemocionais dos candidatos em todo o processo seletivo!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of