Como usar a gratificação para aumentar a satisfação dos colaboradores?

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Provavelmente você já deve ter visto notícias com algum ranking das melhores empresas para se trabalhar. Mas o que essas organizações têm em comum e que tornam esse ranking algo tão especial? Elas estão preocupadas com a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, isso é um ponto positivo para a imagem da marca no mercado. Além de trabalhar para o desenvolvimento dos profissionais, muitas delas oferecem a gratificação para impulsionar o rendimento das equipes.

Neste artigo, explicaremos melhor por que é tão importante ter funcionários satisfeitos, qual é o impacto da gratificação do dia a dia deles e os principais benefícios para as empresas. Confira!

Por que é importante ter funcionários satisfeitos?

Imagine que você começou a fazer exercícios físicos a algum tempo, mas não tem visto resultados dos seus esforços. É bastante provável que você se sinta desmotivado e até tenha menos afinco daqui para a frente. Esse exemplo serve para explicar o que também acontece nas organizações.

Se os colaboradores se esforçam para realizarem as suas tarefas, buscam melhorias, mas não recebem reconhecimento, com o tempo eles vão se sentindo desmotivados nas suas atividades, o que pode culminar em menor compromisso com elas. Afinal, ele pensa que não fará diferença, visto que não é reconhecido nem mesmo quando se esforça.

Quando a empresa se preocupa com a satisfação dos funcionários por meio do reconhecimento, bem como procura oferecer um ambiente agradável, investe no desenvolvimento da equipe e tem uma cultura de valorização de colaboradores, há uma maior motivação e uma redução no nível de faltas e na taxa de turnover.

Qual é a importância de dar gratificações para aumentar a satisfação da equipe?

O ser humano é movido por estímulos tanto positivos quanto negativos. Focando no aspecto positivo, a partir do momento que um profissional é gratificado, ele sente que o seu trabalho é reconhecido e valorizado, e passa a se esforçar cada vez mais para oferecer o melhor à empresa.

Mas não é só a valorização que é impactada por meio da gratificação. O colaborador tende a se sentir peça importante para o funcionamento da companhia. Ou seja, tem aquela sensação de pertencimento, que é essencial no cumprimento das metas dentro da organização. Se a empresa alcança resultados cada vez melhores, mais ela desejará crescer e, assim, as gratificações aumentarão, tornando o ciclo virtuoso.

Quais são os principais benefícios dessa prática para as empresas?

Antes de falarmos sobre os benefícios para as empresas, é importante destacarmos as maneiras de gratificar os colaboradores. Isso pode ser feito por meio de bonificações salariais, participação nos lucros, aumento da cesta de benefícios, inserção em campanhas de incentivo que oferecem prêmios, como viagens.

As empresas que adotam a gratificação conseguem, por exemplo:

Maior produtividade da equipe

Ao verem as gratificações oferecidas por desempenho, os colaboradores tendem a produzir mais e melhor. Ou seja, eles procrastinam menos e se preocupam mais com a qualidade dos produtos e serviços que serão oferecidos aos clientes.

Melhora no ambiente de trabalho

Colaboradores motivados costumam tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Ou seja, há um índice menor de estresse, as equipes costumam ser mais alinhadas, pois sabem que têm muito a ganhar com o trabalho em conjunto, entre outros benefícios.

Retenção de talentos e diminuição da taxa de turnover

Uma das maiores preocupações da atualidade dentro das empresas é com a retenção de talentos. Afinal, substituir bons profissionais não é uma tarefa simples. A partir do momento em que a organização oferece benefícios para que os colaboradores permaneçam na companhia, é reduzida a taxa de turnover, o que, consequentemente, diminui custos com demissão e novos processos seletivos, além de manter o nível de qualidade na execução dos trabalhos.

A gratificação é a chave do sucesso para as empresas. Lembre-se de que funcionários satisfeitos produzem mais e melhor, além de colaborarem para a maior competitividade da organização no mercado.

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