Golden Circle: Entenda como aplicar e a importância do propósito da empresa

Tempo de leitura: 9 minutos

Golden Circle talvez seja um conceito desconhecido para você, mas acredite: muitas empresas e pessoas utilizam esse método, que está até no nosso cotidiano. Basta pensar nas marcas ou personalidades que nos inspiram

Essa é a proposta do Golden Circle: ser aplicado para fazer com que as empresas gerem confiança e aumentem seu êxito no mercado. 

Se está buscando crescimento e prosperidade para seu negócio, esse conteúdo é para você. Aqui, apresentaremos o conceito de Golden Circle, como ele foi desenvolvido e por quem, maneiras de aplicá-lo e sua importância. Acompanhe a leitura e entenda porquê sua empresa precisa utilizar esse método agora mesmo para se destacar no mercado e ser próspera. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é Golden Circle?

Golden Circle ou Círculo Dourado é um conceito preconizado por Simon Sinek, especialista em liderança. O objetivo dessa metodologia é melhorar a atuação das empresas em seus segmentos

Assim, o Golden Circle propõe desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha, por meio da maneira de pensar, agir e comunicar. Para isso, o método de Sinek se orienta por três perguntas: o quê?, como? e por quê? Veremos melhor como essas questões são aplicadas na prática, a partir do conceito do Golden Circle. 

Quem foi Simon Sinek?

Além de especialista em liderança, Simon Sinek é escritor e palestrante motivacional. O criador do conceito Golden Circle é conhecido mundialmente por ajudar líderes e organizações a inspirarem pessoas. Além disso, tornou-se referência para empreendedores que desejam criar negócios de impacto. 

Ainda, é autor do livro Comece pelo porquê – Como grandes líderes inspiram pessoas (Editora Sextante, 2018). Nessa publicação, Sinek introduz o conceito Golden Circle e mostra como algumas lideranças são capazes de influenciar pessoas, enquanto outras não. Ademais, escreveu também Por Quê? Como grandes líderes inspiram ação (Editora Saraiva, 2017), entre outros.  

Por fim, Sinek também publicou obras sobre empreendedorismo e desenvolveu sua trajetória profissional em agências de publicidade. Com a experiência profissional que conquistou, fundou seu próprio empreendimento, o Sinek Partners. Além, é claro, de ser reconhecido como o criador da metodologia Golden Circle. 

Como Simon Sinek desenvolveu a metodologia Golden Circle?

Para desenvolver sua teoria, o especialista em liderança pesquisou o histórico de empresas, como a Apple, e personalidades, como Martin Luther King. Em seus estudos, Sinek conseguiu comprovar que as grandes marcas e lideranças inspiram as pessoas por três razões: nunca desistem, mantêm-se firmes e têm propósitos bem definidos. 

Desse modo, essas características de grandes lideranças nortearam as pesquisas de Simon Sinek. Para ele, as pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz determinada ação. 

Outra conclusão de Sinek é que as motivações dos grandes líderes são responsáveis por esse sentimento que inspira as pessoas ditas “comuns”. Ainda, essa inspiração resulta da capacidade que as lideranças têm de planejar, pensar, agir e se comunicar, sempre da mesma maneira. 

Outro ponto verificado por Sinek diz respeito à relação desses personagens com dinheiro, fama e poder. Aqui, ele observou que líderes e empresários não trabalham apenas para lucrar, e sim se dedicam ao que acreditam e a motivação é pessoal. Portanto, dinheiro é consequência de um trabalho bem-feito e com propósito. 

Qual a importância do Golden Circle?

O Golden Circle, com suas três esferas de trabalho, é importante para orientar a empresa a extrair seu potencial máximo e, assim, alcançar lugar de destaque diante da concorrência. Trata-se de um método bastante útil, por ajudar empreendedores a causarem impacto e terem algum propósito. 

Nesse sentido, o Golden Circle atua como um guia capaz de auxiliar o gestor na condução da empresa e dos negócios. Para tanto, suas ações serão direcionadas pelos três questionamentos básicos do método: por quê, como e o quê. As respostas obtidas darão foco e inspiração para o empreendedor tomar as decisões corretas. 

Na prática, a metodologia Golden Circle é importante, pois:

  • desenvolve a comunicação com colaboradores e fornecedores;
  • engaja clientes;
  • inspira pessoas;
  • melhora a imagem da empresa no mercado;
  • faz com que ela se destaque da concorrência. 

A seguir, veremos como as três perguntas de ouro do método podem ser aplicadas na empresa para alcançar os objetivos. 

Qual a aplicação do Golden Circle?

Muitas empresas investem grandes somas em campanhas de marketing para divulgar seu produto ou serviço. Nesse contexto, esquecem de enfatizar a missão do seu negócio e deixam de levar inspiração ao seu público. 

Não há problema nisso, mas existe um caminho alternativo para mostrar aquilo que você produz como a melhor opção do mercado. Entenda que para ter um negócio de sucesso, é preciso mostrar que seu produto ou serviço faz a diferença no mundo.

Um empreendimento com propósito sabe que não basta apenas vender, mas vender para pessoas que verdadeiramente acreditam na missão da empresa e na sua cultura organizacional.

Para alcançar esses resultados, o gestor deve aplicar o método, na prática. Acompanhe!

Why (por que fazemos)? — A parte central do Golden Circle

Define o propósito do seu negócio, o empreendedorismo, as iniciativas, projetos e campanhas relacionadas a ele. Uma empresa cresce e se torna próspera quando define com clareza a razão da sua existência. A partir disso, ela consegue desenvolver campanhas, produtos e serviços de qualidade, capazes de atrair a atenção do seu público-alvo. 

Portanto, seu negócio precisa ter um propósito bem definido. E esse é o ponto de partida para o Golden Circle. Ao se perguntar “por quê?”, o empreendedor consegue definir o caminho a seguir. 

Sendo assim, questione-se: por que o negócio existe ou será criado? Qual é o propósito dele? Qual causa será minha motivação para colocar em prática projetos, ações e campanhas?

How (como fazemos)? — A parte intermediária do Golden Circle

A maneira como a empresa vai alcançar seus objetivos é a segunda esfera do Golden Circle. A pergunta “como?” deve ser respondida mostrando as práticas que o empresário adotará para atingir suas metas. Logo, é preciso explicitar qual é o plano de negócios da empresa, ou seja, definir seu planejamento estratégico

Nessa etapa, os propósitos, valores e missão da organização devem estar presentes. E são justamente essas características que vão se destacar perante a concorrência, fazendo do seu negócio uma empresa inspiradora e sólida. 

What (o que fazemos)? — A esfera externa do Golden Circle

A terceira e última etapa do Golden Circle é a mais simples. No entanto, ela é essencial. É o momento de definir o que você faz ou vende. Para ter crescimento em um negócio é necessário saber tudo sobre o produto ou serviço que ele oferece. Assim, responder à pergunta “O que fazemos?” possibilita expandir o núcleo do seu negócio e, se for possível, diversificar sua cartela de produtos ou serviços

Nessa etapa, reflita sobre o que você entrega ao consumidor, de fato. A competitividade no mercado é grande, novos produtos são lançados diariamente, a inovação é constante, o público tem muitas opções de um mesmo produto. 

Logo, é preciso ser diferente da concorrência. Desse modo, empresas com propósito estão um passo à frente das demais. Lembre-se: a função do Golden Circle é inspirar pessoas e motivá-las a tomar a decisão de compra. 

Portanto, procure construir relacionamentos. Mas não baseados somente no consumo de produtos. Assim, venda causas e você terá sucesso

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Como fazer ou qual o raciocínio por trás do Golden Circle?

A diferença entre líderes inspiradores e pessoas comuns é a maneira como eles seguem o Golden Circle. Lideranças que verdadeiramente inspiram aplicam o método de dentro para fora e não o contrário. 

Seguindo essa linha de raciocínio, primeiramente, é possível que o empresário direcione o foco naquilo que defende e acredita. Dessa forma, ele define seus objetivos com clareza e consegue perceber quais atitudes precisa tomar para alcançar suas metas

Por fim, empresas que adotam esse modelo buscam profissionais com os mesmos valores. Juntos, eles almejam o crescimento mútuo e se dedicam para serem mais produtivos. 

Como a Sólides aplica o Golden Circle?

A Sólides é uma empresa que aplica o Golden Circle e usufrui de todos os benefícios que esse método oferece. Por isso, conquistamos o status de uma organização estável que desperta o interesse de clientes, colaboradores e profissionais que desejam fazer parte dela. 

Na Sólides, as três perguntas fundamentais do Golden Circle são respondidas e resultam nos produtos e serviços que oferecemos.

O que fazemos (What)?

A Sólides tem uma plataforma completa de Gestão de Talentos, com People Analytics e Gestão Comportamental. Essas são as ferramentas que criamos para colocar em prática nosso propósito de desenvolver pessoas, talentos e empresas. 

Como fazemos (How)?

Automatizamos o RH na Atração, no Desenvolvimento e na Retenção de Talentos, usando inteligência de dados para reduzir erros de contratação e para aumentar a performance dos colaboradores. 

Por que fazemos (Why)?

Queremos transformar as empresas por meio das pessoas. Essa é a resposta que encontramos quando definimos o propósito do nosso negócio, nossa razão de existir. Ainda, acreditamos no potencial humano e valorizamos as habilidades dos profissionais. Assim, todas as iniciativas, projetos e campanhas que desenvolvemos estão focados nessa missão. 

Conclusão

Esperamos que esse conteúdo desperte a liderança inspiradora que há em você para alavancar os negócios. Temos certeza que o Golden Circle pode auxiliar muito para fortalecer sua marca e definir o propósito da sua empresa. 

Agora, que tal aprender tudo sobre outro conceito muito importante para o crescimento de um negócio? 

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