A gestão transparente é uma tendência que veio para ficar, afinal, a transparência é uma das características mais exigidas pelos profissionais das gerações atuais. Para eles, a sensação de que algo está sendo escondido acaba afetando a sua confiança na empresa e, consequentemente, a sua produtividade e engajamento.
Neste artigo, vamos explicar o que é, de fato, uma gestão transparente, qual é a sua relação com a cultura organizacional e os benefícios que ela proporciona para o negócio. Por fim, daremos algumas dicas valiosas para você garantir mais transparência em sua empresa. Confira!
O que é gestão transparente?
A gestão transparente é uma forma de administrar a empresa na qual as informações e a tomada de decisões importantes para a organização são compartilhadas com todos os integrantes da equipe. Trata-se de uma relação de confiança mútua entre colaboradores e gestores, que constroem, juntos, as estratégias de crescimento do negócio.
Qual é a relação da transparência empresarial com a cultura organizacional?
Para garantir uma gestão transparente, a empresa precisa ter a transparência como um dos pilares da sua cultura organizacional. Logo, esse valor deve fazer parte do cotidiano dos colaboradores e gestores, mais que isso, tem que ser algo completamente natural para todos eles. Do contrário, a imagem que é passada para o mercado e colaboradores se torna exatamente oposta à que se deseja transmitir.
Nesse sentido, a transparência empresarial precisa ser vivenciada de dentro para fora, em todos os níveis hierárquicos. As pessoas precisam perceber que estão a par de tudo o que se passa e que nenhuma informação estratégica está sendo omitida. Quando isso se enraíza na cultura da empresa, tudo passa a fluir de forma mais leve e simples.
Quais são os benefícios da transparência nas empresas?
Para quem tem um perfil mais conservador, a gestão transparente pode parecer bastante assustadora, já que ela deixa a administração mais exposta. Contudo, esse tipo de posicionamento proporciona muitas vantagens para o negócio, como veremos abaixo.
Consolidação da cultura organizacional
A relação entre a transparência empresarial e a cultura organizacional é uma via de mão dupla, na qual ambas são beneficiadas. Na medida em que as informações são mais compartilhadas e os colaboradores estão mais envolvidos nas tomadas de decisão, a cultura é fortalecida e as práticas transparentes são mais enraizadas.
Dessa forma, gera-se um ciclo virtuoso, onde quanto mais transparente as lideranças são com seus subordinados, mais eles internalizam esse valor e o replicam com os colegas e de volta com seus líderes.
Aumento da sensação de pertencimento dos colaboradores
O compartilhamento de informações é uma das premissas da sensação de pertencimento em um grupo, seja ele de qualquer natureza.
No ambiente de trabalho, quando o gestor se reúne com seu time para discutir assuntos mais delicados e que vão gerar impactos mais fortes na rotina de todos, cada um consegue assimilar melhor a sua importância para o grupo e para a empresa como um todo.
Fortalecimento das ações de employer branding
O fortalecimento do employer branding passa por diferentes tipos de ações, mas o ponto mais importante para que os resultados positivos sejam alcançados está na relação de confiança estabelecida entre a empresa e seus colaboradores.
Ainda, a prática do feedback como parte da cultura e a transparência em toda a comunicação fazem com que as demais iniciativas sejam mais confiáveis e ganhem força.
Melhoria da motivação e engajamento
Motivar e engajar os colaboradores é um grande desafio da gestão de pessoas em qualquer tipo de empresa. Mas lidar com as necessidades e limitações de pessoas com perfis comportamentais diferentes se torna muito mais fácil quando a transparência está presente nos diálogos e discussões.
Além disso, os profissionais ficam mais dispostos a darem o melhor de si, pois sabem e confiam no que está sendo feito. O acesso às informações ajuda a enxergar os cenários de forma mais ampla, fazendo com que eles se sintam instigados a buscar novas soluções com maior frequência.
Como implementar uma gestão transparente?
A principal premissa a ser seguida na implementação de uma gestão transparente é não ter medo de compartilhar informações com seus colaboradores. Assim, todas as ações devem se basear nisso, a fim de estabelecer uma relação de confiança mútua. Do ponto de vista prático, listamos algumas das providências que você pode tomar para ter mais transparência na sua organização.
Fortaleça a cultura de feedback
Mais do que apenas falar sobre pontos fortes e pontos a desenvolver com seus colaboradores, é fundamental saber como dar feedback corretamente para as pessoas. Aqui, a transparência tem um papel muito importante, pois ajuda a estabelecer um diálogo mais limpo e sem ruídos.
Logo, o feedback precisa se tornar um dos pilares da cultura da empresa, algo que seja praticado naturalmente por todos os colaboradores, de todos os níveis da organização. Só assim, a transparência e a confiabilidade conseguirão ser mantidas.
Inclua as pessoas nos processos de decisão
Ser transparente não se limita a deixar todas as informações à vista das pessoas. É importante que elas sejam envolvidas no processo de tomada de decisão, que sejam parte do grupo que define as estratégias da empresa. Isso ajuda a aproximar os profissionais, a desenvolvê-los em suas carreiras e, ainda, fortalece os vínculos com gestores e colegas.
Divulgue mais informações e mantenha os colaboradores atualizados
Estabeleça uma comunicação mais ativa com seus colaboradores. Para tanto, use a intranet como canal de fortalecimento do pilar de transparência e mostre que a empresa está disposta a se abrir. Ainda, não deixe que rumores sejam criados, esclareça todos logo no princípio e mantenha os times atualizados sobre acontecimentos e decisões mais recentes.
A gestão transparente é uma forma de aproximar os colaboradores do negócio e fazer com que eles se sintam cada vez mais importantes. O compartilhamento das informações e o incentivo à participação na tomada de decisão proporcionam vantagens tanto para a empresa quanto para os próprios profissionais. Então, aproveite as dicas e implante a transparência empresarial na sua organização.
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