Gestão transparente: Vantagens e cuidados sobre a cultura de transparência

reunião entre funcionários para uma gestão transparente
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A gestão transparente é uma tendência que veio para ficar, afinal, a transparência é uma das características mais exigidas pelos profissionais das gerações atuais. Para eles, a sensação de que algo está sendo escondido acaba afetando a sua confiança na empresa e, consequentemente, a sua produtividade e engajamento.

Neste artigo, vamos explicar o que é, de fato, uma gestão transparente, qual é a sua relação com a cultura organizacional e os benefícios que ela proporciona para o negócio. Por fim, daremos algumas dicas valiosas para você garantir mais transparência em sua empresa. Confira! 

O que é gestão transparente?

A gestão transparente é uma forma de administrar a empresa na qual as informações e a tomada de decisões importantes para a organização são compartilhadas com todos os integrantes da equipe. Trata-se de uma relação de confiança mútua entre colaboradores e gestores, que constroem, juntos, as estratégias de crescimento do negócio.

Qual é a relação da transparência empresarial com a cultura organizacional?

Para garantir uma gestão transparente, a empresa precisa ter a transparência como um dos pilares da sua cultura organizacional. Logo, esse valor deve fazer parte do cotidiano dos colaboradores e gestores, mais que isso, tem que ser algo completamente natural para todos eles. Do contrário, a imagem que é passada para o mercado e colaboradores se torna exatamente oposta à que se deseja transmitir.

Nesse sentido, a transparência empresarial precisa ser vivenciada de dentro para fora, em todos os níveis hierárquicos. As pessoas precisam perceber que estão a par de tudo o que se passa e que nenhuma informação estratégica está sendo omitida. Quando isso se enraíza na cultura da empresa, tudo passa a fluir de forma mais leve e simples.

Quais são os benefícios da transparência nas empresas?

Para quem tem um perfil mais conservador, a gestão transparente pode parecer bastante assustadora, já que ela deixa a administração mais exposta. Contudo, esse tipo de posicionamento proporciona muitas vantagens para o negócio, como veremos abaixo.

Consolidação da cultura organizacional

A relação entre a transparência empresarial e a cultura organizacional é uma via de mão dupla, na qual ambas são beneficiadas. Na medida em que as informações são mais compartilhadas e os colaboradores estão mais envolvidos nas tomadas de decisão, a cultura é fortalecida e as práticas transparentes são mais enraizadas.

Dessa forma, gera-se um ciclo virtuoso, onde quanto mais transparente as lideranças são com seus subordinados, mais eles internalizam esse valor e o replicam com os colegas e de volta com seus líderes. 

Aumento da sensação de pertencimento dos colaboradores

O compartilhamento de informações é uma das premissas da sensação de pertencimento em um grupo, seja ele de qualquer natureza. 

No ambiente de trabalho, quando o gestor se reúne com seu time para discutir assuntos mais delicados e que vão gerar impactos mais fortes na rotina de todos, cada um consegue assimilar melhor a sua importância para o grupo e para a empresa como um todo.

Fortalecimento das ações de employer branding

O fortalecimento do employer branding passa por diferentes tipos de ações, mas o ponto mais importante para que os resultados positivos sejam alcançados está na relação de confiança estabelecida entre a empresa e seus colaboradores

Ainda, a prática do feedback como parte da cultura e a transparência em toda a comunicação fazem com que as demais iniciativas sejam mais confiáveis e ganhem força.

Melhoria da motivação e engajamento

Motivar e engajar os colaboradores é um grande desafio da gestão de pessoas em qualquer tipo de empresa. Mas lidar com as necessidades e limitações de pessoas com perfis comportamentais diferentes se torna muito mais fácil quando a transparência está presente nos diálogos e discussões. 

Além disso, os profissionais ficam mais dispostos a darem o melhor de si, pois sabem e confiam no que está sendo feito. O acesso às informações ajuda a enxergar os cenários de forma mais ampla, fazendo com que eles se sintam instigados a buscar novas soluções com maior frequência.

Como implementar uma gestão transparente?

A principal premissa a ser seguida na implementação de uma gestão transparente é não ter medo de compartilhar informações com seus colaboradores. Assim, todas as ações devem se basear nisso, a fim de estabelecer uma relação de confiança mútua. Do ponto de vista prático, listamos algumas das providências que você pode tomar para ter mais transparência na sua organização.

Fortaleça a cultura de feedback

Mais do que apenas falar sobre pontos fortes e pontos a desenvolver com seus colaboradores, é fundamental saber como dar feedback corretamente para as pessoas. Aqui, a transparência tem um papel muito importante, pois ajuda a estabelecer um diálogo mais limpo e sem ruídos.

Logo, o feedback precisa se tornar um dos pilares da cultura da empresa, algo que seja praticado naturalmente por todos os colaboradores, de todos os níveis da organização. Só assim, a transparência e a confiabilidade conseguirão ser mantidas.

Inclua as pessoas nos processos de decisão

Ser transparente não se limita a deixar todas as informações à vista das pessoas. É importante que elas sejam envolvidas no processo de tomada de decisão, que sejam parte do grupo que define as estratégias da empresa. Isso ajuda a aproximar os profissionais, a desenvolvê-los em suas carreiras e, ainda, fortalece os vínculos com gestores e colegas.

Divulgue mais informações e mantenha os colaboradores atualizados

Estabeleça uma comunicação mais ativa com seus colaboradores. Para tanto, use a intranet como canal de fortalecimento do pilar de transparência e mostre que a empresa está disposta a se abrir. Ainda, não deixe que rumores sejam criados, esclareça todos logo no princípio e mantenha os times atualizados sobre acontecimentos e decisões mais recentes.

A gestão transparente é uma forma de aproximar os colaboradores do negócio e fazer com que eles se sintam cada vez mais importantes. O compartilhamento das informações e o incentivo à participação na tomada de decisão proporcionam vantagens tanto para a empresa quanto para os próprios profissionais. Então, aproveite as dicas e implante a transparência empresarial na sua organização.

Gostou do artigo? Como vimos, a forma como a cultura organizacional é desenvolvida pode impactar diretamente nos resultados de um negócio. Então, que tal fortalecê-la de maneira mais produtiva? Baixe agora mesmo o nosso e-book: Cultura empresarial: como aumentar a produtividade dos colaboradores.

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
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