Qual a diferença entre gestão por competências e gestão por desempenho?

Tempo de leitura: 5 minutos

Gestão por competências ou gestão por desempenho? Qual o melhor tipo de gerenciamento em uma organização? O bom desempenho dos colaboradores de uma empresa depende do tipo de administração aplicada. Afinal, isso melhora a produtividade, o relacionamento interpessoal e o ambiente empresarial. Mas já pensou que essas duas gestões podem se complementar?

Elas são duas vertentes organizacionais que devem ser trabalhadas juntas. Modelos gerenciais que, para muitos, pode ser diferente, mas que são da mesma natureza. No entanto, possuem distinções que devem ser consideradas.

Você sabe qual os contrastes entre gestão por competências e gestão por desempenho? Mostraremos as diferenças desses modelos gerenciais para saber qual o melhor a ser adotado pelo seu RH. Ou, até mesmo, para você implementar os dois em sua organização. Continue acompanhando o post!

O que é gestão por competências?

A gestão por competências já é aplicada há algum tempo pelos profissionais de RH. Esse tipo de gestão se baseia nas qualificações técnicas e comportamentais do colaborador para exercer uma função. Ou seja, seus conhecimentos na área e suas habilidades como pessoa para ajudá-lo a ser um profissional de excelência.

Para cumprir as exigências do mercado atual, as empresas precisam que seus profissionais tenham avanço em seus conhecimentos. Ou seja, ter além de um diploma e buscar sempre o crescimento. Ter habilidades e atitude passou a ser algo importante em um processo de seleção.

A gestão por competências visa selecionar candidatos que possuam conhecimentos, habilidades e atitudes para que possam realizar suas funções e cumprir as metas estabelecidas. Por isso, para encontrar um profissional ideal em uma seleção de emprego, é preciso que o RH mude sua orientação em suas métricas de recrutamento.

As características da gestão por competências são:

  • constante mensuração das competências e mapeamento;
  • mudar os processos de recrutamento;
  • fazer uso de tecnologias;
  •  alterar os critérios de avaliação;
  • ter uma remuneração justa por competências;
  • enfatizar treinamentos e qualificações;
  • promover a cultura de desenvolvimento profissional dos colaboradores;
  • ter reconhecimento das competências.

Ao optar por adotar a gestão por competências em sua empresa, você estimulará os seus colaboradores a serem melhores. Não somente como profissionais, mas como seres humanos. Afinal, eles aprendem a trabalhar melhor em equipe e conseguem ver que um pode ajudar o outro a atingir seus objetivos. 

Com isso, os indicadores de RH melhorarão e os profissionais estarão mais aptos para atingir suas metas. Isso tudo sem nenhuma cobrança, pois eles estarão motivados a correr atrás dos resultados.

Isso porque o modelo de gestão por competências foca no profissional, em dar a ele condições para que a sua produção seja mais qualificada. Com esse tipo de gestão você terá vantagens como:

  • motivação e colaboradores mais satisfeitos;
  • rotatividade reduzida;
  • metas atingidas e, até mesmo, superadas;
  • produção maior.

O que é gestão por desempenho?

Outro modelo de gerenciamento de RH é a de gestão por desempenho. Esse tipo de gestão busca alinhar o desenvolvimento do funcionário com as metas que a empresa quer atingir. Por esse tipo de gestão é possível ter uma visão clara dos objetivos e recursos que a organização tem no momento.

O foco principal da gestão por desempenho é melhorar os resultados da empresa por meio de aprendizagem e desenvolver o colaborador individualmente. Por isso, o RH e os gestores de equipe precisam usar diversas ferramentas para conseguir identificar os talentos de seus profissionais.

Para a empresa, a gestão por desempenho permite aproveitar melhor o colaborador. Afinal, a equipe de RH consegue entender, por meio desse gerenciamento, o que os seus profissionais têm a oferecer para a organização. Cobrindo as possíveis lacunas abertas e melhorando os resultados.

Uma das maiores vantagens para os colaboradores é a visão de crescimento profissional. Pois quando são direcionados para desenvolverem um ponto específico, eles têm a oportunidade de se tornarem mais completos. Atendendo as expectativas de seus gestores.

Gestão por competências ou gestão por desempenho?

Afinal, qual tipo de gestão você deve implantar em sua empresa? Vale lembrar que elas são diferentes, mas podem se completar.

A gestão por competências foca nas necessidades dos colaboradores, em seu potencial e no que pode ser desenvolvido para aprimorar suas funções dentro de uma organização. Ela é uma gestão voltada para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades dos profissionais para que eles a usem de forma estratégica.

Por sua vez, a gestão por desempenho está focada nos resultados da organização. É um gerenciamento que tem a sua fase na execução de tarefas e em sua evolução para que as metas sejam alcançadas. O colaborador é observado para ver como ele pode contribuir para o crescimento da empresa.

O ideal é implantar as duas dentro de uma organização. Ambas as gestões possuem pontos importantes a serem trabalhados com o profissional, com pontos distintos a serem avaliados e objetivos diferentes. Dessa maneira, a empresa pensa no bem-estar do seu colaborador sem deixar de lado os resultados que almeja alcançar.

A combinação de gestão por competências e gestão por desempenho dará a equipe de RH a visão geral de como é realmente um profissional. Afinal, você poderá ver como as funções estão sendo executadas e quais as habilidades são necessárias para que o trabalho seja realizado com excelência.

A união dessas duas gestões é importante para o sucesso de uma empresa, pois são complementares e sua avaliação será benéfica para ambas as partes.

Dessa maneira, quando há preocupação com o colaborador e não somente com os resultados de uma organização, sua equipe se sente mais motivada. Eles percebem que são valorizados e entendem que existem um real investimento em suas habilidades. Em contrapartida, eles sentem-se mais aptos a atingir resultados melhores e maiores.

O modelo de gestão por desempenho já é implantado pela maioria das empresas. Que tal conhecer mais e desenvolver a gestão por competências em sua organização? Confira o nosso conteúdo exclusivo!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of