Gestão humanizada: o que é e quais são as suas vantagens?

Tempo de leitura: 8 minutos

Muito se ouve sobre a necessidade de metodologias e ferramentas que otimizem o ambiente de trabalho e o tornem mais agradável para todos. A gestão humanizada é um desses elementos, e pode ser responsável pelo sucesso da gestão interna da empresa.

Um bom gerenciamento interno está diretamente ligado a um clima agradável e colaborativo dentro de uma companhia. Isso ocorre porque pessoas que trabalham felizes e satisfeitas se tornam mais produtivas e dispostas, enriquecendo o trabalho como um todo. 

Quando se pensa em um tipo de gestão que leva em conta cada colaborador dentro da empresa, valorizando as suas particularidades e pessoalidades, é possível perceber que muitos benefícios serão alcançados. 

Afinal, um dos maiores bens que uma companhia pode ter são as pessoas engajadas em oferecer o seu melhor, o que faz com que o estabelecimento possa crescer e se desenvolver de forma direta e potencializada. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Uma empresa de ônibus fretado, por exemplo, depende do trabalho de cada colaborador, e para isso precisa que eles estejam sempre dispostos a contribuir não apenas para uma rotina mais leve, como também para promover bons serviços para os clientes. 

No entanto, se não há um clima interno positivo no estabelecimento, certamente essas características poderão ser mais difíceis de serem conquistadas, o que pode prejudicar o trabalho e deixá-lo menos produtivo. 

Vale lembrar que um local de trabalho muito pilhado, que mais pressiona e aflige os colaboradores do que os exalta e ajuda, cria um ambiente desmotivador, impactando negativamente as demandas internas e a qualidade do trabalho como um todo. 

Nesse sentido, adotar a gestão humanizada em qualquer segmento do mercado é uma das melhores alternativas para transformar o local por meio da construção de relacionamentos profissionais mais éticos e colaborativos. 

Se você tem uma empresa e se preocupa em promover um clima de trabalho melhor para todos, esse artigo é para você. Por isso, siga na leitura dele e saiba mais sobre a gestão humanizada e os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio. 

O que é a gestão humanizada?

Qualquer tipo de empresa, seja ela uma clínica de psicologia ou um escritório de contabilidade, precisa ter objetivos claros em relação ao seu estabelecimento, tanto no que diz respeito ao crescimento da companhia quanto nas relações do dia a dia. 

Muito se investe na comunicação com os clientes, que são parte importante para que o negócio atinja um bom faturamento e possa expandir. Mas outro ponto que precisa ser bem elaborado é, justamente, o do relacionamento com os funcionários. 

A gestão humanizada surge nesse cenário como um meio de alcançar objetivos como:

  • Bem-estar dos funcionários;
  • Engajamento dos colaboradores;
  • Retenção de talentos;
  • Aumento de produtividade.

Esses elementos são indispensáveis dentro de uma empresa e, por isso, precisam ser bem trabalhados por meio de diferentes ações que os tornem possíveis. 

Nesse sentido, a gestão humanizada é o que considera cada colaborador como único, considerando as suas características em particular. Afinal, todos possuem expectativas, desejos e dificuldades, e considerar esses pontos aprimora a relação com os funcionários. 

A partir disso, busca-se um ambiente mais agradável e saudável dentro do estabelecimento, ao contrário do que seria em um local que passa por cima dos seus colaboradores para atingir metas e que cause maior pressão no dia a dia. 

Como a gestão humanizada busca oferecer o suporte emocional necessário, cria-se relações de confiança e um maior companheirismo no time de profissionais, além de que os líderes se tornam acessíveis e promovem um contato mais humano. 

Nesse sentido, assim como uma gestão de entregas é necessária para o bom funcionamento de uma transportadora, a gestão de pessoas é o caminho mais importante para o desenvolvimento de uma empresa, independentemente do seu setor de atuação. 

Os benefícios da gestão humanizada

Como não poderia deixar de ser, a gestão humanizada traz benefícios diretos tanto para a empresa quanto para a sua equipe, o que mostra que ela pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento de uma companhia. 

Para se ter ideia do quanto isso é promissor, a USP (Universidade de São Paulo), por meio da sua Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), desenvolveu um projeto chamado Empresas Humanizadas no Brasil, para entender melhor esse cenário. 

Assim, aplicou uma pesquisa para compreender o nível de satisfação dos consumidores dessas empresas, obtendo como resultado um aumento de 240%. Em relação aos colaboradores, esse número atingiu os 225%.

Outro dado coletado foi o de que empresas humanizadas são mais sustentáveis, de modo que em um período entre 4 e 16 anos de funcionamento, elas ainda conseguiram dobrar a sua rentabilidade. 

Isso mostra que uma clinica de acupuntura que queira implementar a gestão humanizada na sua rotina já está traçando um caminho de sucesso, tanto para a sua marca quanto para os seus colaboradores. Há ainda outros benefícios, conforme veremos a seguir. 

1. Crescimento do engajamento

Ver um profissional trabalhando satisfeito pode ser bastante recompensador para o empresário. Por isso, é indispensável que tanto as lideranças quanto a equipe de recursos humanos estejam atentas e realizando um trabalho para melhorar o relacionamento interno. 

Isso se dá ao implementar uma cultura que valoriza a história de vida de cada colaborador, respeitando a diversidade e mantendo o respeito acima de tudo. 

Afinal, quando isso é visto de forma ampla dentro da empresa, os funcionários se sentem reconhecidos o suficiente para dar o melhor de si, vestindo a camisa da companhia e se conectando mais profundamente com o estabelecimento.

2. Aumento da produtividade

É verdade que o investimento em uma melhor infraestrutura pode ser responsável por otimizar todo o trabalho de uma empresa. Assim, instalar uma lousa digital interativa ou implementar o uso de um novo maquinário tende a acelerar o trabalho interno do local. 

No entanto, apenas os novos equipamentos não fazem com que a rotina de trabalho se torne mais produtiva. É a participação e o comprometimento da equipe que melhoram esses resultados. 

Por isso, uma gestão humanizada faz parte do aumento da produtividade interna, pois deixa de lado cobranças em excesso e foca no bem-estar dos colaboradores, que justamente por se sentirem mais acolhidos acabam por produzir muito mais. 

Nesse caso, é até comum que o profissional acabe por buscar uma escolas de cursos profissionalizantes SP para se especializar ainda mais na sua área, o que vai trazer ainda mais benefícios para a empresa.

3. Conquista de novos talentos 

Qualquer pessoa que esteja buscando boas oportunidades no mercado de trabalho deseja encontrar um estabelecimento que valorize as suas características e que promova uma boa relação corporativa. 

Em geral, esses talentos estão sempre indo atrás de empresas que sejam reconhecidas pelo seu bom trabalho e relação com a equipe, uma vez que diferentes companhias o procuram e desejam inseri-lo no seu time de profissionais. 

Sendo assim, um bom profissional ativo no mercado certamente vai priorizar fazer parte de um estabelecimento que tenha uma cultura preocupada em reconhecer o seu time e valorizar a sua equipe. 

4. Diminuição da rotatividade

As empresas que não investem em boas políticas de relação com os seus funcionários, e que não criam um ambiente de trabalho mais agradável para todos, estão sujeitas a passar por uma grande rotatividade de colaboradores. 

Depois de obter uma experiência ruim dentro do estabelecimento, é comum que os profissionais percebam que aquele local não é o ideal para se dedicar e oferecer um bom trabalho, e saem em busca de novas oportunidades. 

Para evitar esse tipo de acontecimento, a empresa precisa investir em uma gestão humanizada, aplicando pesquisa de qualidade de vida no trabalho, conversando com a sua equipe e trazendo maiores vantagens para cada um dos seus colaboradores. 

Com ações como essas, é possível diminuir a rotatividade de funcionários, pois eles certamente vão querer fazer parte da empresa por longos anos. 

Esses são apenas alguns dos benefícios que uma gestão humanizada pode trazer para a empresa e, por isso, investir nesse elemento pode fazer toda a diferença na construção de um clima organizacional mais saudável e produtivo. 

Considerações finais

Fazer com que o seu negócio seja um bom local de trabalho é importante por vários motivos, e em especial para que os colaboradores se sintam acolhidos e possam oferecer uma participação muito mais engajada e funcional. 

Sendo assim, não deixe de garantir que o seu estabelecimento mantenha uma relação mais próxima com os profissionais, que ofereça toda a infraestrutura necessária, que aplique treinamentos de segurança do trabalho e que estabeleça a confiança entre as partes. 

Com esse tipo de ação, é possível construir uma companhia que valoriza a sua equipe, graças a uma gestão humanizada que preza pelos seus profissionais e ajuda a desenvolver um clima organizacional eficiente e produtivo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments