Gestão Humana: benefícios e sua importância para a empresa e colaboradores

Tempo de leitura: 9 minutos

A Gestão de Pessoas vem passando por várias transformações ao longo das últimas décadas, principalmente no que diz respeito à forma como ela é vista e implementada nas empresas. Se antes os funcionários eram vistos apenas como mais um dos recursos a serem administrados, hoje, a abordagem tem se voltado para a Gestão Humana

Neste artigo, vamos explicar o conceito de Gestão Humana e todas as suas implicações nas organizações. 

Ainda, abordaremos sua função, importância e principais benefícios. Também falaremos da estreita relação entre a Gestão Humana e a Gestão Comportamental. Acompanhe!

O que é Gestão Humana?

Trata-se de uma abordagem da Gestão de Pessoas que visa administrar de forma mais efetiva as habilidades e comportamentos dos colaboradores. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O grande contraponto desse viés em relação à gestão de RH tradicional está no foco das ações. No RH Day 2021, promovido pela Sólides, o professor Chiavenato trouxe uma fala muito importante:

foto do professor idalberto chiavenato que fala sobre gestão humana

“Os recursos de uma organização são administráveis, porque eles são inertes, estáticos, sem vida própria, imóveis e padronizados. As pessoas não são mais administradas, porque elas são inteligentes, competentes, ativas e proativas e são dotadas de iniciativa própria.”

Dessa forma, vemos a evolução do RH, que através da Gestão Humana, considera as várias nuances inerentes do ser humano no ambiente organizacional.

Qual é a função de uma Gestão Humana?

A função da Gestão Humana é proporcionar uma Gestão de Pessoas mais eficiente para a empresa. 

No sentido de entender melhor cada indivíduo, com suas características técnicas e comportamentais, respeitando-os e aproveitando-os da melhor forma para ambos as partes.

Mas é importante destacar que, por mais que o RH tenha os subsídios necessários para criar um ambiente organizacional mais favorável, a Gestão Humana precisa ser exercida pelas lideranças em todos os níveis da hierarquia da empresa. 

Isso porque estamos falando de práticas que serão incorporadas à cultura organizacional e devem ser vividas no dia a dia das relações entre cada gestor com seu time.

Por que a Gestão Humana é tão importante?

Quando falamos da Gestão de Recursos Humanos, sob o viés de uma gestão humanizada, conseguimos enxergar a importância desse tipo de abordagem, em especial, nos quesitos que veremos a seguir.

Potencialização das competências dos colaboradores

A Gestão Humana tem como premissa o entendimento mais aprofundado das competências dos colaboradores.

Com isso, torna-se mais fácil encontrar os possíveis pontos de atenção a serem trabalhados, seja para correção, seja para fortalecimento.

Nesse sentido, as melhorias podem ser voltadas para o desenvolvimento de algum conhecimento ou habilidade que esteja afetando negativamente o desempenho do colaborador. E, ainda, para o alinhamento entre o plano de evolução do profissional com as perspectivas de crescimento da empresa.

Foco na gestão dos talentos das pessoas

Voltando à fala do professor Chiavenato, em que ele menciona que as pessoas não são mais administráveis, a abordagem da Gestão Humana busca gerenciar o talento dos colaboradores, e não eles em si

Na prática, as lideranças precisam observar melhor o que cada pessoa do seu time tem a oferecer e tem entregado de resultado para pensar em ações de aprimoramento sobre esses fatores.

Assim, uma meta de faturamento, por exemplo, pode ser batida de diferentes formas pelos vendedores. Haverá aqueles que venderam em maior volume e aqueles que venderam com maior ticket médio. 

Ambas as estratégias são válidas e o gestor não deve forçar ninguém a seguir por um ou outro caminho. Cabe a ele entender melhor as opções dadas para aproveitá-las da melhor maneira.  

Desenvolvimento estratégico das equipes

O desenvolvimento de equipes é um assunto muito importante nas organizações. Mas para fazer isso de forma estratégica, é fundamental que a liderança esteja atenta às competências de cada um dos seus liderados e na forma como elas se integram entre si. 

Voltando ao exemplo do time de vendas, cada perfil de vendedor pode ser direcionado a um perfil específico de cliente. 

Ainda, o processo de vendas pode ser adaptado para aproveitar as habilidades de cada profissional em pontos específicos da negociação. Tudo isso permite que o time tenha resultados melhores.

banner para baixar ebook sobre Capital humano: o que é e como desenvolvê-lo para uma gestão humanizada ao lado de ilustrações de pessoas felizes em cima de barras de gráficos

Quais os benefícios de ter a Gestão Humana na empresa?

A Gestão Humana é um conjunto de ações que trazem consequências positivas sob diferentes aspectos, desde o processo de admissão até o desligamento de um profissional. 

Agora, veja quais são os principais benefícios:

Fortalecimento da cultura organizacional

A Gestão Humana permite que as lideranças de todos os níveis estejam devidamente alinhadas em relação aos valores e diretrizes a serem seguidas, o que garante uma transmissão natural para suas equipes. 

Como consequência, a cultura organizacional, que é uma das frentes mais importantes a serem observadas na Gestão de Pessoas, torna-se mais forte e presente no dia a dia dos colaboradores.

Melhoria na experiência do colaborador

A experiência do colaborador tem um papel crucial na relação que é construída entre a empresa e seus colaboradores. Já que é ela que vai determinar o nível de satisfação de cada profissional em relação ao seu cargo, suas atribuições, seus colegas de equipe e sua liderança. 

Aqui, a Gestão Humana cumpre a função de sempre buscar que as experiências vividas pelos colaboradores sejam positivas. 

Mais que isso, ela se mantém atenta a tudo o que acontece para que, em caso de situações negativas, providências sejam tomadas tanto para mitigar o problema quanto para minimizar suas consequências.

Melhoria no clima organizacional

Uma gestão mais humanizada influencia diretamente na qualidade do clima organizacional, em especial no que diz respeito à relação dos líderes com seus liderados e vice-versa.

Os conflitos gerados nesse tipo de relação são os mais comuns e também os mais prejudiciais, quando não tratados.

Nesse contexto, gestores humanizados criam ambientes mais saudáveis e favoráveis ao desenvolvimento das pessoas.

Em níveis hierárquicos mais altos, isso gera um efeito cascata muito interessante, no qual os benefícios vão sendo disseminados nos níveis inferiores até atingir a base da estrutura, abarcando toda a organização.

Aumento no engajamento dos times

Engajar funcionários é um desafio grande para muitas empresas, mas para quem adota uma gestão humanizada é apenas uma consequência natural.

Diante dos benefícios citados até aqui, não é tão difícil chegar à conclusão de que a Gestão Humana gera engajamento dos times.

Com uma cultura fortalecida, boas experiências aos colaboradores e um clima organizacional saudável, os profissionais têm todos os ingredientes necessários para se manterem ativos e motivados. 

Consequentemente, os times estarão mais dispostos a enfrentar novos desafios, promovendo o desenvolvimento de cada membro e da empresa como um todo.

Qual o papel da Gestão Comportamental na Gestão Humana?

A Gestão Comportamental e a Gestão Humana são diretamente complementares.

É praticamente impensável uma gestão que se propõe a ser mais humanizada sem que haja uma preocupação com questões comportamentais ao longo desse processo. 

Desse modo, podemos destacar três aspectos principais dessa relação, conforme abaixo.

Identificar os perfis comportamentais

O primeiro passo para se ter uma gestão mais humana é entender quem são as pessoas que estarão sob sua responsabilidade como líder. 

A identificação do perfil comportamental de cada membro da equipe permite um conhecimento mais aprofundado sobre cada um, desde a forma como aprendem as informações até o modo como reagem em diferentes tipos de situações.

A aplicação do Profiler é a providência mais recomendada nesse sentido, já que a ferramenta é capaz de identificar mais de 50 informações diferentes sobre o perfil comportamental de uma pessoa através de um único assessment.

Essa identificação ajuda a liderança a lidar melhor com seus liderados, além de possibilitar uma montagem de time mais estratégica.

Baixe o ebook gratuito: Perfil Comportamental: o guia completo para sua carreira e gestão

Elaborar um plano de desenvolvimento de talentos mais inteligente

A Gestão Comportamental entrega um entendimento maior sobre o que gera motivação no trabalho para cada perfil de colaborador. 

Com base nisso, a elaboração de planos de desenvolvimento se torna mais precisa e eficiente, alinhando as expectativas de crescimento do negócio aos objetivos de médio e longo prazos de cada profissional.

Potencializar a retenção de talentos

Por fim, a retenção de talentos, que é uma grande dor de muitas organizações, torna-se muito mais descomplicada quando se tem uma Gestão Humana

Os problemas deixam de se acumular para serem tratados apenas pelo RH, em momentos pontuais ou de grande estresse, pois são identificados e resolvidos logo no início, de forma simples e natural.

Desse modo, em lugar de pensar em grandes esforços, como treinamentos exaustivos e conversas tensas, a retenção é vivida no dia a dia. 

Cria-se um ambiente favorável a uma comunicação mais livre entre líderes e liderados, na qual qualquer tipo de situação é discutida e tratada com tranquilidade e respeito mútuo.

Conclusão

Como vimos, a Gestão Humana é uma importante evolução na Gestão de Pessoas. 

Ela muda a perspectiva de entendimento dos colaboradores, que deixam de ser um recurso a ser administrado e passam a ser vistos como seres humanos, dotados de vontades, desejos e, acima de tudo, inteligência. 

Adotar esse viés na gestão, em todos os níveis hierárquicos da empresa, traz excelentes benefícios tanto para o negócio quanto para os próprios profissionais.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para potencializar o seu aprendizado sobre técnicas e estratégias para engajar os colaboradores da sua empresa. Acesse o nosso Guia Completo sobre engajamento de funcionários.

Veja também:

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments