Saiba mais sobre gestão estratégica de custos de um software de RH

Tempo de leitura: 6 minutos

Nos últimos anos, o RH sofreu profundas transformações. Além da inserção das ferramentas tecnológicas, o foco da área passou a ser a estratégia. É por isso, que tópicos, como a gestão estratégica de custos de um software de RH, passaram a ter grande importância na administração interna.

Mas você sabe medir o custo-benefício de adotar uma plataforma desse tipo? Conhece os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio? Descubra mais sobre esses assuntos nos tópicos a seguir!

Qual é a importância da gestão estratégica de custos de um software de RH?

Manter a competitividade de uma organização sempre em alta é um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores. Existem inúmeras maneiras de fazer isso, porém, uma das mais eficazes é por meio da correta gestão dos recursos da empresa.

Afinal, os setores precisam funcionar em perfeita sinergia, e para isso é necessário investir nos pontos certos. A gestão estratégica de custos de um software de RH é uma tarefa que tem por objetivo levar em consideração os benefícios da tecnologia e compará-los ao valor cobrado pelo fornecedor pelo uso da ferramenta. Ao fazê-la, a organização consegue trabalhar melhor com os seus recursos evitando distorções, retrabalhos e perda de competitividade, visto que atinge diretamente os profissionais.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Como escolhê-lo?

Para escolher corretamente o software de RH que será implementado na sua empresa, alguns pontos devem ser analisados. Eles o ajudarão a fazer uma opção mais acertada e a conquistar os benefícios que listaremos no próximo tópico.

Identifique as necessidades do RH

Imagine, por exemplo, que o RH da sua empresa não lide diretamente com processos de recrutamento e seleção, sendo este um serviço terceirizado. Logo, ter um software com essa função não chega a ser uma necessidade. Por outro lado, é importante ter um ranking de performance dos colaboradores, que permita fazer uma análise sobre a necessidade de treinamentos.

Sendo assim, é preciso levantar todas as necessidades do setor que impactam diretamente as outras áreas da empresa a fim de escolher aquela opção que atenderá melhor o seu negócio.

Pesquise preço e qualidade

Antes de pesquisar sobre o preço é importante ter uma ideia do orçamento da sua empresa para investir na ferramenta. No entanto, vale a pena lembrar que é preciso levar em conta também as economias em curto, médio e longo prazo. Nem sempre o preço mais baixo é o melhor para o seu negócio!

Outra pesquisa deve ser relacionada à qualidade do software. Faça uma investigação minuciosa na web, procure por informações técnicas, avaliações de usuários etc. Aliás, sobre esse último aspecto, é sempre interessante estar atento aos “reviews” de outras empresas, isso o ajudará a evitar dores de cabeça no futuro.

Solicite um teste

A dica final para avaliar o custo-benefício da ferramenta é solicitar ao fornecedor uma versão teste do software. Essa ação o ajudará a ter uma percepção mais clara sobre o atendimento das necessidades da empresa por meio do sistema.

Ademais, você poderá verificar se o fornecedor oferece suporte necessário caso surjam problemas, bem como a flexibilidades das suas funções, adaptação da equipe, integração com os demais sistemas da empresa, entre outros pontos.

Quais são os benefícios trazidos pelo software de RH?

Depois de entender como avaliar o custo-benefício do software de RH, chegou a hora de conhecer os benefícios de adotar a ferramenta. Confira!

Maior produtividade da equipe

O uso de tecnologias avançadas evita retrabalhos e aumenta a eficiência do trabalho desenvolvido na organização, consequentemente, a produtividade é diretamente impactada.

Por exemplo, o RH precisa realizar diversas tarefas burocráticas, como contratação e emissão de folha de pagamento. Como cada demanda tem as suas especificidades, com a ajuda do software fica mais fácil não só realizar as ações corretamente, mas também permite aos profissionais do setor focarem em atividades mais estratégicas do negócio.

Melhor atendimento das demandas da organização

O setor de RH é o responsável direto por atender as demandas dos outros departamentos da empresa relativos ao pessoal. Isso faz com que muitas vezes os profissionais precisem abandonar as suas atividades a fim de realizar esse atendimento.

Com o uso de tecnologias fica mais fácil resolver pequenas pendências e aumentar a qualidade dos serviços sem perder a produtividade. Isso acontece porque muitas das solicitações podem ser feitas de maneira digital e resolvidas nesse mesmo ambiente.

Resultados mais satisfatórios nos treinamentos

Uma das principais preocupações de uma empresa é com o desempenho dos seus funcionários. Não basta oferecer programas de treinamento e desenvolvimento, é preciso adequá-los às demandas internas, o que só é possível com um acompanhamento próximo do gestor.

Um software de RH permite não só avaliar os resultados dos treinamentos, mas também as lacunas deles, ajudando na construção de estratégias reparadoras. Isso acontece porque a ferramenta tem mecanismos essenciais nesse processo de correção, como os indicadores de performance.

Redução de custos

A ferramenta tem outra função muito importante: a análise comportamental. Esse recurso visa traçar perfis mais alinhados aos objetivos da empresa, não só para melhores contratações, mas também para o treinamento dos funcionários já atuantes.

Isso faz com que a empresa consiga engajar os colaboradores; reduzir erros na contratação, selecionando os melhores talentos; reduzir a taxa de turnover, visto que as admissões serão mais qualificadas; e desenvolver os funcionários de acordo com a cultura organizacional. Todos esses aspectos convergem para que a companhia gaste menos com a saída de talentos e a realização de processos seletivos, já que terá mais eficiência nas contratações.

Maior segurança das informações

A segurança das informações é uma preocupação constante das organizações. O software de RH ajuda a empresa nesse sentido ao prover a integridade dos dados para que eles sejam armazenados adequadamente, sendo protegidos por criptografias e senhas seguras.

Aliás, essa é uma grande vantagem, já que os órgãos regulamentadores e fiscalizadores podem solicitar uma vistoria na empresa, e ela deve apresentar todas as informações corretas a fim de evitar restrições e multas.

Alta capacidade de gestão

Como não poderia ser diferente, a adoção de um software de RH melhora a capacidade de gestão da empresa. Processos estruturados e automatizados ajudam a companhia a entender as ações estratégicas que devem ser colocadas em prática e que melhorarão o desempenho organizacional.

Além disso, com informações confiáveis os gestores conseguem atuar de maneira mais tática e estratégica. Afinal, os dados já estão estruturados, automatizados e são fundamentados.

A gestão estratégica de custos de um software de RH é possível quando os gestores sabem exatamente quais são as necessidades da empresa e adquirem ferramentas alinhadas a elas. Os benefícios adquiridos são capazes de elevar a companhia a um patamar ainda mais competitivo.

E a sua empresa, já utiliza um software de RH? Ainda não? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções em ferramentas!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of