Gestão do Tempo: O que é, importância e dicas para fazer

Já teve dificuldades para concluir suas atividades? Talvez, isso esteja acontecendo pela falta de gestão do tempo. Entenda sobre o assunto!
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Você já teve a sensação de que por mais que se esforce muito, nunca consegue concluir suas atividades?

Talvez isso esteja acontecendo porque te falta uma gestão do tempo mais eficiente.

Saber como gerir o seu tempo pode trazer mais tranquilidade e produtividade para a sua rotina.

Afinal, quando as suas tarefas estão organizadas você consegue visualizar como será o dia, evita distrações e consegue entregar melhores resultados.

Ficou curioso? Continue a leitura para aprender mais sobre gestão do tempo!

O que é a gestão do tempo?

De acordo com o Dicionário Online, o termo gestão significa: “Ação de gerir, de administrar, de governar ou de dirigir negócios públicos ou particulares; administração”.

Neste contexto, imagine que o seu tempo é um capital e você é o representante responsável por fazer os investimentos de forma estratégica e eficiente para, assim, gerar lucros. 

Se você investir muito capital (seu tempo) em, por exemplo, um fundo imobiliário que está sofrendo forte desvalorização, você estará perdendo dinheiro.

Por outro lado, se você investe em ações de uma companhia sólida no mercado, as chances de obter lucro são muito maiores.

Ou seja, para fazer a gestão do tempo eficiente você precisa saber como aproveitar os recursos disponíveis e, mais importante, entender quais tarefas mais merecem a sua atenção,

Para fazer essas otimizações, existem técnicas de organização que podem transformar a forma como você lida com o tempo.

E isso impacta diretamente a sua vida pessoal e profissional, assim como a rotina das organizações de trabalho.

Gestão do tempo e produtividade

A gestão do tempo e a produtividade estão intimamente ligadas. Enquanto a primeira reúne o conjunto de técnicas necessárias para otimizar a agenda, a segunda é um resultado direto da boa gestão.

A importância da gestão do tempo no trabalho

Trabalhar de forma inteligente é infinitamente mais produtivo do que apenas trabalhar muito. 

Quando um profissional consegue fazer a gestão do tempo, ele produz mais, evita atrasos e a pressão que eles geram.

Se as suas tarefas não forem planejadas, a tendência é que na ânsia de produzir, você acabe estressado, mau humorado e, até mesmo, doente.

Portanto, planejar a sua rotina e gerenciar o seu tempo traz benefícios não somente ao campo profissional, mas também para a sua saúde.

Uma rotina mais organizada também é uma rotina mais leve. Você tem mais tempo para pôr em prática os bons hábitos e cuidar melhor de si mesmo. 

Por isso, desde já comece a repensar na forma como você lida com suas tarefas e horários.

Esse pode ser um ponto de virada importante para a sua qualidade de vida como um todo.

Quais são as vantagens de fazer a gestão do tempo no trabalho?

gestão do tempo vantagens

A verdade é que tanto o colaborador quanto a instituição só têm a ganhar quando introduzem a gestão do tempo. Veja alguns dos principais benefícios!

Eficiências

Como falamos a pouco, quando existe um ciclo de organização, é natural que as tarefas fluam com maior rapidez e qualidade. Isso, na prática, nos torna mais eficientes no meio corporativo.

Cumprimento de prazos

Você já perdeu o prazo de entrega de algum trabalho importante e precisou pedir mais tempo? Com a gestão do tempo esse tipo de ocorrência é quase zero. 

Os prazos são cumpridos porque existe a otimização na realização das tarefas, o que melhora todo o ecossistema de produção da empresa.

Reduzir o estresse e ansiedade

Um cronograma vai deixar você ciente de quais atividades precisa realizar. Isso colabora para que você não fique ansioso, estressado ou sobrecarregado.

Afinal, você sabe que tem um tempo x para cumprir com aquele compromisso.

Aumenta a confiança

Saber fazer a gestão do tempo, priorizando as tarefas que são mais importantes, é uma habilidade muito reconhecida no mercado de trabalho em geral. Isso te dá mais confiança profissional para alçar voos maiores.

Proporciona resultados positivos

Se você se organiza e trabalha com afinco, o natural é que os bons resultados venham.

As metas podem ser batidas mais facilmente e o saldo para a empresa e para o colaborador tende a ficar no positivo.

Veja também:

Gestão de Pessoas: O que é, pilares, importância e aplicação

Métodos e técnicas para fazer a gestão do tempo

gestão do tempo metodos

Existem várias técnicas que podem ser aplicadas para fazer a gestão do tempo, indo desde as que são desenvolvidas com lápis e papel, até a adoção de softwares especializados. 

Abaixo nós vamos apresentar duas das mais conhecidas, o método Kanban e o Pomodoro.

Kanban

O Kanban é uma metodologia que ultrapassa a gestão do tempo.

É uma técnica de gerenciamento de projetos adotada por grandes empresas. No entanto, pode ser aplicada em sua versão mais simples para planejar o seu dia a dia, tanto pessoal quanto profissionalmente.

O método consiste em agrupar todas as tarefas em quadros e dividir o status delas através da criação de listas. Por exemplo:

A iniciar Em andamentoConcluída
- Entrega de relatório mensal
- Atualização de planilha de compras
Montagem da apresentação dos novos colaboradoresProcesso de seleção do novo estagiário.

As listas devem ser organizadas de acordo com o cumprimento das etapas de cada tarefa.

Dessa forma, você consegue visualizar tudo o que precisa ser feito e focar nas atividades prioritárias.

Pomodoro

O método Pomodoro foi criado na década de 1980 e consiste em dividir os fluxos de trabalho. A cada 25 minutos você faz um intervalo de 5 minutos.

Após quatro “pomodoros” você faz um intervalo maior de cerca de trinta minutos.

O ciclo se repete até a conclusão da tarefa. 

O método tem como objetivo deixar o cérebro mais ágil e evitar a dispersão natural que temos quando nos mantemos fixados por muito tempo em uma única atividade.

Como fazer uma boa gestão do tempo na prática?

gestão do tempo como fazer

Mas afinal, como fazer uma boa gestão do tempo? Listamos as principais dicas práticas para se organizar. Confira!

Planejamento

O primeiro passo é planejar quais serão os seus passos. Isso vale tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal, afinal, uma é complemento da outra.

Metas e objetivos

Tenha sempre em mente quais são as suas metas e objetivos.

Se por exemplo, você precisa estar com todos os relatórios prontos até o fim do mês, estabeleça essa necessidade como meta e, através do planejamento, você vai conseguir cumprir.

Prazos

Definir prazos é primordial para a boa gestão do tempo. Caso contrário, você abre muita margem para um hábito nada produtivo: a procrastinação,

Priorização de tarefas

Defina quais são as atividades mais importantes e foque em completá-las primeiro. Dessa forma, você consegue fazer a gestão de tarefas e terminar suas demandas de forma sequencial.

Delegação de tarefas

Você não precisa fazer tudo sozinho, isso é contraproducente! Delegue as tarefas que podem ser feitas por outras pessoas.

Essa é a base do trabalho de equipe: compartilhar!

Como a Solides pode te ajudar?

O Solide possui um software que pode auxiliar todas as atividades do RH, centralizando todas as informações em um só lugar e otimizando o seu dia a dia.

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Conclusão

A gestão do tempo é fundamental em todas as esferas da vida. Ela auxilia você nas suas atividades e te proporciona mais tempo para curtir as melhores coisas da vida.

Por isso, não perca tempo e coloque as dicas em prática agora mesmo!

Veja também

Gestão de Talentos: Guia completo de como implementar

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