Gestão de vagas no R&S: o que é, importância e como fazer da maneira correta

Tempo de leitura: 6 minutos

A gestão de vagas é um grande desafio que compete exclusivamente ao departamento de Recursos Humanos. Entre as responsabilidades do setor estão a correta análise dos profissionais que vão integrar a equipe ou que podem ser readequados em outra função.

Se você chegou neste conteúdo é porque gostaria de saber mais sobre o gerenciamento de oportunidades na empresa. 

Neste artigo, mostraremos o que é gestão de vagas, qual a importância dela para as organizações, como fazê-la no dia a dia e de que maneira a tecnologia pode ajudar. Continue a leitura e torne seus processos mais acertados, dinâmicos e organizados. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Veja também:
Planilha de Gestão de Vagas do R&S

O que é gestão de vagas?

Trata-se do gerenciamento dos postos de trabalho disponíveis em uma organização. Ainda, compreende diversas etapas, dentre elas o cadastramento e a manutenção das vagas, a triagem de candidatos e outras ações inerentes aos processos de seleção. 

Nesse sentido, o analista de RH é o profissional que conduz essa atividade, com o objetivo de recrutar e selecionar o perfil mais adequado para as vagas. Tudo isso conforme a área de atuação do profissional e considerando o fit cultural com a empresa.

À gestão de vagas também compete a tarefa de encontrar profissionais que se destacam em seus cargos. O objetivo, nesse caso, é preencher vagas com pessoas qualificadas e que já estão ambientadas com a cultura organizacional. Essa é uma forma de reter talentos na empresa. 

Além disso, a gestão de vagas está atrelada à gestão por competências e compreende os seguintes processos:

  • Mapeamento e mensuração: identifica soft e hard skills, além de suas necessidades para os cargos;
  • Seleção: reconhece quais candidatos preenchem as competências necessárias para a função;
  • Avaliação: com base nas competências, o analista considera se as vagas estão devidamente preenchidas por quem tem as habilidades necessárias para o desempenho das funções que o cargo exige;
  • Plano de desenvolvimento: cria um plano de desenvolvimento por competência, compilando ações necessárias para qualificar o perfil individual dos colaboradores.

Nesse sentido, gestores de Recursos Humanos que desenvolvem estratégias para o recrutamento e seleção colaboram para o sucesso da organização e para a satisfação dos profissionais que nela atuam. 

Qual a importância da gestão de vagas?

Administrar as vagas em uma empresa é fundamental para levá-la ao patamar desejado. Afinal, processos de recrutamento e seleção bem-sucedidos formam equipes de alto desempenho e qualificam a organização. Além disso, a empresa garante vantagens competitivas no mercado

Por outro lado, processos de R&S mal estruturados resultam em contratações equivocadas, gerando transtornos e prejuízos para a organização. O principal deles é o aumento nos índices de turnover

Por isso, monitorar as oportunidades em aberto permite entender quais estratégias estão funcionando no processo de recrutamento e seleção e o que precisa ser revisto e/ou melhorado

Como fazer Recrutamento e Seleção com a Sólides

Como fazer a gestão de vagas na empresa?

Administrar as oportunidades de trabalho na empresa é importante para a saúde dos negócios, mas como fazer a gestão de vagas, na prática? 

Definindo prazos

Comece analisando processos seletivos anteriores para mapear o tempo gasto no fechamento das vagas. Essa atividade permite entender quais posições mais demandam tempo para a contratação. Nessa análise, procure identificar se algum cargo exigiu prazos maiores ou além da média. Definir prazos é uma solução para resolver esse gap. 

Estabeleça um controle

Para controlar prazos, algumas empresas optam por uma ação muito usada na área de Tecnologia da Informação: o SLA. trata-se da sigla, em inglês, para Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço. 

Essa estratégia estabelece um entendimento entre as partes e define o prazo necessário para entregar o serviço combinado. No contexto da gestão de vagas, o SLA é a métrica para definir quais postos de trabalho estão sendo fechados no prazo e quais não. Nesse caso, as lideranças podem fazer ajustes e melhorias nos processos. 

Considere utilizar softwares de recrutamento e seleção

Softwares permitem acompanhar todas as fases do processo, fornecem estatísticas e métricas importantes para a tomada de decisão e melhoram a experiência dos candidatos. O resultado é a otimização do tempo, maior eficiência nas contratações e gerenciamento total das vagas.

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de vagas no Recrutamento e Seleção?

A tecnologia é protagonista no setor de Recursos Humanos. E as empresas podem contar com plataformas digitais para as mais diversas atividades, inclusive na gestão de vagas.

Para tanto, o mercado oferece softwares de recrutamento e seleção capazes de administrar todas as etapas, desde a divulgação de vagas, passando pela triagem e entrevistas. Por isso, considere alguns pontos para definir se determinada ferramenta atende às suas necessidades.

Fornece um banco de currículos?

Às vezes, a pessoa mais adequada para a vaga disponível já esteve em contato com a empresa em algum momento, não é mesmo?  Então, ter um banco de currículos ajuda muito a encontrar alguém que já se candidatou a uma oportunidade anterior. Assim, um banco de currículos integrado à plataforma de gestão de vagas facilita a busca pelo candidato ideal

Faz a triagem de currículos?

Em geral, essa é a etapa mais demorada do processo seletivo. Dessa forma, ferramentas com triagem de currículos permitem selecionar requisitos fundamentais para o exercício da função. Nessa hora, o próprio sistema vai cruzar as informações com os currículos e sinalizar o candidato ideal.

O software faz análise comportamental?

Estudos afirmam que a cada 5 demissões, 3 são por comportamento. Além disso, não é produtivo analisar apenas as habilidades técnicas de um candidato. As competências e tendências comportamentais são importantes para a escolha, pois sinalizam se o profissional terá bom desempenho na função. 

Nesse sentido, mapear o perfil comportamental ajuda no cruzamento de dados e aponta o profissional mais alinhado com as necessidades do cargo. 

Permite a integração com outras ferramentas?

Plataformas que integram os processos de RH são ideais para a gestão de vagas. Logo, um software que consegue receber cadastros automaticamente, armazená-los em um banco de currículos e acompanhar a trajetória dos colaboradores são primordiais. 

Dessa maneira, todas as informações relevantes sobre os recursos humanos da empresa ficam centralizadas. Ainda, a integração entre plataformas oferece avaliações de desempenho, apontam a necessidade de treinamentos e fornecem métricas importantes para as lideranças. 

É claro que existem outros fatores relevantes para escolher um software de gestão de vagas. Mas considerando esses aspectos, o analista de RH já estará no bom caminho, basta avaliar o melhor momento para dar um passo adiante.

Enquanto isso, que tal receber uma demonstração do software da Sólides, considerando as necessidades da sua empresa? Experimente e otimize a gestão de vagas no recrutamento e seleção.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments