Gestão de talentos: confira as melhores dicas para contratar na era digital

Tempo de leitura: 5 minutos

Com o enorme alcance da internet hoje em dia, a relação entre as empresas e o público em geral mudou consideravelmente. Isso inclui diversas áreas, desde a divulgação de seus produtos e serviços até a contratação e gestão de talentos. Considerando todas as mudanças no mercado e o aumento da concorrência, reter talentos é cada vez mais importante.

Por muitos anos, as ferramentas disponíveis para encontrar e administrar profissionais de talento foram bem limitadas. Agora, na era digital, esse trabalho é cada vez mais fácil e eficiente, desde que você saiba como se adaptar e aproveitar os recursos disponíveis.

Infelizmente, muitas empresas não querem alterar seu modo de operar ou não conhecem os novos processos, o que as impede de acompanharem o desenvolvimento do mercado.

Para que você não fique para trás na era digital, o melhor a fazer é se atualizar, não acha? Ajudaremos falando sobre a nova forma de gerir e contratar talentos, e dar algumas dicas práticas e muito mais ágeis. Acompanhe.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A importância da gestão de talentos hoje em dia

O processo de contratação de colaboradores é um dos componentes básicos para o crescimento de toda empresa. Afinal, sem uma equipe bem qualificada é impossível aumentar a produtividade para acompanhar o crescimento das novas demandas.

Conseguir preencher todas as vagas necessárias, tanto em quantidade quanto em qualidade, é muito importante para manter ou aumentar o ritmo. Profissionais de talento possuem alto valor para seu negócio, pois eles são capazes de produzir mais e melhor.

Quanto mais desses indivíduos você possui no seu quadro, mais fácil é se diferenciar dos concorrentes e conquistar um público maior. Considerar o poder da internet para aproximar público e marca, é fundamental para se destacar.

6 dicas para fazer uma boa gestão de talentos na era digital

Agora que você entende a importância dos talentos, é hora de adaptar seus processos para fazer melhores captações. Com as novas ferramentas disponíveis na era digital, você poderá ampliar consideravelmente seu alcance e encontrar os melhores candidatos disponíveis.

Veja aqui algumas dicas para utilizar melhor os novos recursos a seu favor.

1. Crie um processo seletivo digitalizado

Com as novas tecnologias à sua disposição, o mais natural a fazer é justamente digitalizar a sua gestão de talentos.

Em vez de exigir que todos os candidatos se desloquem até a empresa logo de cara, você pode iniciar o processo com mais antecedência, eliminando aqueles que não se encaixam no perfil desejado e economizar muito tempo.

Isso beneficia também o candidato e melhora sua experiência, pois ele pode completar o processo seletivo preliminar no seu próprio tempo e no local que preferir.

Questionários, análise de currículo, entrevistas online, entre outras coisas, auxiliarão em sua decisão. Quando for necessário fazer uma avaliação presencial, você terá menos profissionais para avaliar.

2. Busque candidatos nos lugares certos

A internet é um campo amplo e variado, mas também é subdividido com base em inúmeros critérios específicos, como localidade, nicho de atuação, grupos de interesse, entre outras coisas. Isso significa que, para encontrar seu candidato ideal, você deve entender esses critérios e descobrir onde procurá-lo.

Redes sociais, sites de empregos, fóruns, entre outros espaços virtuais são frequentados tanto por novos profissionais quanto pelos mais experientes no ramo. Além disso, cada site atrai um perfil diferente de indivíduo. Se você busca por um candidato específico, vale a pena estudar também os perfis de comportamento mais comuns em cada área.

3. Aprenda mais sobre as novas formas de trabalho

Outra coisa a ser considerada hoje é a possibilidade do trabalho remoto. Mais do que nunca, práticas como o Home Office são comuns em diversas empresas, especialmente para serviços prestados por meio da internet.

Dependendo do perfil da empresa e do tipo de vaga a ser preenchida, vale a pena ponderar sobre essa questão pois isso se reflete diretamente na gestão de talentos dentro do negócio.

Há competências necessárias que devem ser avaliadas quando o candidato trabalhará remotamente para manter a qualidade de seu trabalho como, por exemplo, disciplina e capacidade para o cumprimento de prazos.

Identificar os indivíduos que melhor se encaixam nesse modo de trabalho será mais vantajoso no momento da contratação.

4. Desenvolva a imagem do seu negócio

É impossível atrair profissionais de talento para uma empresa não muito promissora, especialmente os mais experientes no mercado. Quando você divulga uma nova vaga, o interessado conferirá o histórico do seu negócio e determinar se a sua empresa é mesmo o lugar onde deseja trabalhar.

Mais uma vez, você precisa se destacar da concorrência para garantir bons candidatos. Construir a imagem do seu negócio, tanto na divulgação de vagas quanto na dos seus produtos e serviços, tornará sua empresa atrativa aos de maior valor e facilitará bastante o trabalho de captá-lo.

5. Invista na melhor comunicação interna

“Comunicação” é a palavra de ordem para resolver muitas coisas em Recursos Humanos nos dias de hoje, inclusive na gestão de talentos. O processo de contratação envolve vários setores, mas o foco principal deve estar entre o RH e o setor no qual o candidato trabalhará.

Para garantir que a vaga será preenchida corretamente, uma boa comunicação entre essas duas áreas é extremamente importante. Exige treinamentos para elaboração de e-mails informativos, bancos de dados unificados, entre outras coisas que evitarão vários erros nesse processo.

6. Utilize plataformas digitais no processo

Por fim, mas não menos importante, é ter uma plataforma digital com um banco de currículos online. Nele você poderá ter todas as informações necessárias sobre cada profissional interessado na vaga disponível e, assim, compreender melhor seu perfil e suas capacidades.

A BURH oferece uma das melhores e mais completa plataforma de contratação, que disponibiliza testes de perfil profissional e ferramentas inteligentes para identificar os melhores candidatos para cada função.

Além disso, ela também permite acompanhar a produtividade da equipe dentro da empresa, disponibilizando mais informações para remanejamentos de pessoal ou intervenções nos processos de execução do trabalho.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of