Gestão de RH: O que é, como se desenvolver na área e como a Sólides pode ajudar

Tempo de leitura: 12 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Você sabe o que é gestão de RH e o que faz um profissional dessa área? O departamento pessoal já foi um setor de pequena importância, focado apenas nos processos burocráticos dentro das organizações. 

Com o passar dos anos, no entanto, esse setor conquistou maior relevância, atuando de forma estratégica e sendo um dos principais influenciadores para a produtividade e o sucesso do negócio. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Neste post, explicamos um pouco mais sobre a área, quais as principais funções do gestor de RH e como a tecnologia da Sólides pode ajudar a otimizar processos. Quer ficar por dentro do assunto? Então, confira! 

O que é gestão de RH?

Gestão de RH é uma área estratégica dentro da empresa que visa o desenvolvimento e a potencialização de talentos do capital humano. Seu foco principal está no gerenciamento dos colaboradores da organização.

A área de Recursos Humanos é uma evolução do antigo Departamento Pessoal, que era responsável por todas as burocracias que envolviam os colaboradores, como contratações, pagamentos e afastamentos.

No entanto, nos anos 90, as organizações começaram a voltar os olhos para a retenção e a valorização de talentos, percebendo que essas estratégias seriam um importante diferencial competitivo.

Dessa forma, ficou definido que a área de Recursos Humanos, que além de exercer as atividades burocráticas do Departamento Pessoal, também atuaria de modo mais estratégico, estabelecendo critérios de recrutamento e seleção, planos de carreira e desenvolvimento e retenção de talentos.

Hoje, a gestão de RH é considerada uma fórmula essencial para garantir a produtividade do negócio e melhorar o desempenho da empresa no mercado. 

Qual a importância da gestão de RH?

A gestão de Recursos Humanos é uma área estratégica que atua com foco nas pessoas, buscando ajudá-las a alcançar metas e resultados. Dessa forma, ela traz diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. A seguir, listamos algumas das vantagens que a área pode proporcionar.

Contratações mais eficientes

Com uma boa gestão de RH e utilizando ferramentas como o mapeamento comportamental, é possível realizar processos seletivos mais eficientes e encontrar talentos que contem com as habilidades desejadas e estejam alinhados com a cultura organizacional da empresa.

Retenção de talentos

Implantando treinamentos, capacitações, benefícios e planos de carreira, o RH consegue valorizar a experiência do colaborador, retendo talentos importantes e minimizando as taxas de turnover.

Melhora na produtividade e motivação da equipe

A valorização das pessoas e o reconhecimento de resultados promovido pelo RH também é uma poderosa ferramenta para motivar e engajar os colaboradores. Dessa forma, é possível melhorar a produtividade da equipe e conquistar um aumento de rendimento em até 50%.

Melhora no clima organizacional

Chamamos de clima organizacional a forma como o colaborador vê a empresa e se sente em seu local de trabalho. Assim, uma boa gestão de RH é fundamental para despertar um sentimento de pertencimento, engajamento e satisfação na equipe, melhorando as relações interpessoais e, consequentemente, a produtividade do time.

Alinhamento dos objetivos corporativos

Outra vantagem de uma boa gestão é a possibilidade de alinhar os objetivos e metas da organização com as expectativas dos colaboradores.

Por meio de ações de comunicação, eventos internos, reuniões, integração de novos funcionários e uma cultura de feedbacks, é possível melhorar o engajamento da equipe e criar um canal de comunicação transparente entre RH e colaboradores, possibilitando o impulsionamento das pessoas em busca dos propósitos da empresa.

como fazer pesquisa de clima - ebook

Quais as funções do gestor de RH?

A área de RH é bastante dinâmica e atribulada, por conta disso, os gestores precisam administrar um grande número de atividades e demandas. Agora, explicaremos algumas delas.

Recrutamento e seleção

A área é responsável pela atração, seleção, entrevistas, contratações e integração de novos colaboradores. Assim, ela atua desde a elaboração da vaga e definição de pré-requisitos até a divulgação da oportunidade em diversos canais.

Departamento Pessoal

As atividades burocráticas de Departamento Pessoal também são funções do RH. Logo, esse setor é responsável por recolher documentos, gerenciar a folha de pagamento, recolher FGTS e INSS, acompanhar bancos de horas, entre outras demandas diárias.

Remuneração e benefícios

Outra função do RH é a gestão de benefícios adicionais, como plano de saúde e odontológico, e a criação do plano de cargos e salários, que possibilita a implementação de planos de carreira e possibilidades de crescimento dentro da organização.

Gerenciamento do clima organizacional

Como já citamos, um bom clima organizacional é fundamental para garantir o bem-estar dos colaboradores e uma equipe produtiva. Portanto, a gestão de RH também é responsável por gerenciar esse clima e atuar na resolução de conflitos.

Treinamento e desenvolvimento

O RH também atua no desenvolvimento de programas e treinamentos de capacitação, com o intuito de garantir colaboradores atualizados, produtivos e valorizados, proporcionando, assim, uma maior retenção de talentos.

Cumprimento da legislação trabalhista

Por fim, uma função importante do departamento é o acompanhamento da legislação vigente. Para tanto, o RH deve estar atento para verificar se a organização está cumprindo todas as obrigações trabalhistas, bem como, acompanhar mudanças e adequações nas leis. Assim, é possível minimizar problemas futuros e reduzir custos com processos.

Quais características um bom gestor de RH precisa ter?

O gestor de RH é o profissional responsável por desenvolver e engajar os colaboradores. Sendo assim, é importante que ele conte com algumas características e habilidades específicas, como:

  • saber motivar e engajar;
  • bom gerenciamento de tempo;
  • perfil inovador;
  • boa comunicação;
  • proatividade;
  • organização;
  • persuasão;
  • liderança;
  • capacidade de trabalhar sobre pressão;
  • visão estratégica;
  • foco em resultados;
  • confiança;
  • empatia.

Mas mesmo que o gestor já conte com algumas dessas habilidades, é importante estar sempre atualizado, buscando por programas de treinamento e capacitação que ajudem a desenvolver e complementar as soft skills.

Afinal, como se desenvolver na área?

Como vimos, o gestor de RH deve buscar novos conhecimentos e se desenvolver para atuar na área com mais eficiência. Para tanto, ele precisa recorrer a treinamentos, cursos e materiais que possam complementar suas habilidades e ajudar no desenvolvimento de novas competências.

A seguir, listamos 7 dicas de alguns cursos online gratuitos e livros interessantes que podem ser úteis para quem quer se desenvolver na área.

Cursos e treinamentos

Além da graduação em gestão de RH, é importante que o profissional busque por treinamentos específicos para cada uma das funções da área. A Universidade Sólides conta com alguns cursos online gratuitos que você precisa conhecer.

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Esse curso aborda a importância do PDI e como ele pode ser implantado na prática em sua empresa, melhorando o foco, a motivação e a produtividade dos colaboradores.

Além de informações sobre o conceito e benefícios do PDI, o aluno também aprenderá a fazer o plano na prática, considerando forças, fraquezas e o perfil comportamental.

Recrutamento e seleção

O programa de recrutamento e seleção da Universidade Sólides aborda os processos a partir do viés comportamental e ajuda o profissional a entender cada um dos perfis, quais as suas características predominantes e como montar equipes de alta performance.

Dessa forma, é possível realizar processos seletivos com mais eficiência e agilidade, além de customizar dinâmicas e entrevistas conforme o perfil desejado.

Gestão comportamental na prática

A gestão comportamental é uma ferramenta muito importante para o gestor de RH e é sobre ela que o aluno aprenderá neste treinamento.

Com um programa bastante completo, o curso aborda a aplicação da estratégia em diversos processos, desde o recrutamento, passando por treinamentos e desenvolvimento de lideranças, até a gestão de conflitos e cultura de feedbacks.

Soft skills e hard skills

Neste curso da Universidade Sólides, o aluno aprenderá um pouco mais sobre as soft e as hard skills, além de estratégias para o desenvolvimento dessas habilidades e a importância de considerá-las na gestão de pessoas.

Livros

Os livros também são boas ferramentas para ajudar o profissional de RH a adquirir conhecimento e aplicá-lo no dia a dia corporativo. No mercado, é possível encontrar uma grande oferta de obras escritas por especialistas no assunto. Para ajudar você a escolher algumas, listamos três dos principais livros sobre gestão de pessoas. Acompanhe!

Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações — Idalberto Chiavenato

Uma das obras básicas para quem trabalha na área de RH, esse livro se desenrola a partir dos desafios enfrentados por profissionais da área. Para gerenciá-los, o autor propõe seis métodos de gestão: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e aplicar pessoas.

Comunicação Não-Violenta — Marshall B. Rosenberg

Focado em uma comunicação mais leve e livre de ruídos, esse livro é um manual prático e didático que propõe aprimorar os relacionamentos interpessoais por meio de novas técnicas de comunicação. A obra é uma boa pedida para quem deseja melhorar o clima organizacional e construir uma relação agradável entre as equipes.

O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança — James C. Hunter

A obra conta a história de um executivo que se tornou monge. Em paralelo a isso, o autor ressalta as qualidades que um bom líder deve desenvolver e como ele pode influenciar a equipe de modo positivo. As propostas abordadas no livro são boas dicas para o gestor de RH aplicar no dia a dia do departamento.

como fazer people analytics - baixe o ebook

Como a tecnologia pode ajudar a gestão de RH?

Aderir a soluções e tecnologias mais modernas pode ser a chave para melhorar a qualidade dos processos de RH e proporcionar uma estratégia mais eficiente.

No entanto, com tantas novidades, é normal que o profissional acabe ficando em dúvida e até um pouco perdido. Para ajudar nessa situação, vamos apresentar algumas tecnologias e cases de sucesso que podem ajudar na sua gestão e garantir mais produtividade para o departamento. 

Melhora nos processos seletivos com mapeamento comportamental

O Profiler é o sistema de mapeamento comportamental desenvolvido pela Sólides. A ferramenta identifica perfis de comportamento e competências dos profissionais com base em quatro perfis: analista, comunicador, planejador e executor.

Dessa forma, é possível realizar processos seletivos mais alinhados e eficientes, buscando profissionais que apresentem as características certas para cada vaga, não só no que diz respeito às competências técnicas, mas também às soft skills.

Um case de sucesso da ferramenta é a Hotmart, que já utiliza o Profiler há mais de 3 anos, tanto no Brasil quanto em outros 7 países. De acordo com o líder de recrutamento e seleção, a solução trouxe resultados de sucesso e é uma etapa fundamental em seus processos seletivos.

Redução de Turnover por meio de pesquisas de clima

Já falamos anteriormente sobre como um bom clima organizacional é importante para garantir o bem-estar dos colaboradores e reduzir problemas, como o absenteísmo e as taxas de turnover.

No entanto, para conseguir dados relevantes sobre o clima, é preciso apostar em ferramentas que consigam mensurar as percepções da equipe. Nesse sentido, uma solução bastante eficiente é a Pesquisa de Clima da Sólides.

Com essa ferramenta, o RH consegue automatizar, personalizar e acompanhar relatórios em tempo real, mapeando um panorama sobre o clima e criando estratégias para o desenvolvimento dos profissionais.

A solução foi a escolha do Grupo Salsa, uma empresa que atua há mais de 50 anos no varejo de joias. De acordo com os gestores de RH da organização, a ferramenta foi de grande ajuda na tomada de decisões sobre planos de carreira e treinamentos e fez com que o turnover fosse reduzido de 10% para 0,5%.

Contratações mais rápidas e otimizadas com People Analytics

Ferramentas de análise de dados, inteligência artificial e People Analytics também são uma aposta para otimizar processos burocráticos do RH e fazer com que eles fiquem mais rápidos.

Assim, você consegue desafogar os profissionais do departamento e dar mais tempo para que eles foquem em outras demandas. 

Essa foi a experiência da Unimed Federação Minas ao contratar a plataforma Sólides. A equipe precisava dedicar muito tempo na triagem de currículos e acabava perdendo oportunidades de atuar de forma estratégica na gestão dos colaboradores.

Após adquirir a solução para Recrutamento e Seleção, a empresa conseguiu automatizar processos e acompanhar com mais proximidade os candidatos e colaboradores, criando uma engenharia de cargos eficiente.

A gestão de RH é uma área importante e estratégica para o sucesso da organização, isso porque, ela é responsável pela captação, treinamento e desenvolvimento de pessoas e auxilia diretamente na produtividade e eficiência dos colaboradores. Para que o gestor de RH consiga realizar suas demandas de forma mais otimizada, a dica é apostar em ferramentas e tecnologias.

Agora que você já conhece melhor a gestão de RH e as demandas do profissional da área, baixe nosso e-book e descubra tudo o que você precisa saber sobre gestão de talentos.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments