Conheça a origem e a importância da gestão de RH numa empresa 

Tempo de leitura: 5 minutos

Aperte o play e ouça a narração deste artigo sobre gestão de RH:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

Já parou para pensar sobre o que você conhece a respeito da gestão de RH? O tópico se tornou cada vez mais relevante, dado o crescimento dessa área dentro das empresas, além, é claro, da influência direta dela na produtividade e no sucesso do negócio.

Isso se deve ao fato de que essa área cuida do desenvolvimento e da potencialização do capital humano de uma empresa. Nela, existem duas grandes frentes: o Departamento Pessoal, que envolve as questões administrativas; e o RH, que lida com questões mais gerenciais e estratégicas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Então, qual é a origem dessa área? Por que ela é importante dentro do funcionamento de uma empresa como um todo? O que faz o gestor de RH? Nesse conteúdo, vamos responder a todas essas questões para você entender tudo sobre o assunto. 

Qual é a origem da gestão de RH?

Para chegar ao RH do futuro que conhecemos hoje, essa área passou por diversas transformações desde a origem, na Revolução Industrial do século XIX. Naquela época, ela se chamava Relações Industriais e tinha a função de estabelecer um bom relacionamento entre empresários e trabalhadores por meio de processos burocráticos bem definidos.

Algum tempo depois, o setor passou a ser chamado de Departamento Pessoal e contava com as funções que conhecemos atualmente. Nos anos 1990, as empresas perceberam que a retenção e a valorização de talentos eram diferenciais de competitividade, por isso o RH passou a se focar nesses pontos.

Hoje, a gestão de RH é totalmente voltada para a montagem de estratégias de recrutamento e seleção, planos de carreira, desenvolvimento e retenção de talentos. Por isso, é uma área extremamente valorizada, que faz parte das decisões centrais das organizações.

Baixe o Ebook Grátis: Gestão de RH: conheça mais sobre liderança e como organizar equipes de alta performance

O que faz um gestor de RH dentro de uma empresa?

Sabendo mais sobre o que é gestão de Recursos Humanos, você deve ter percebido que é uma área bem extensa. Assim, o profissional desse setor deve escolher entre ser mais generalista ou se especializar em uma das subáreas. Confira mais sobre o papel desse colaborador em cada uma das frentes:

Gestor de RH generalista

O gestor de RH generalista é aquele que cuida de diversas atividades dentro do setor. Elas podem ser focadas apenas no Departamento Pessoal ou envolver todo o RH. Nesse caso, é importante que o profissional tenha um conhecimento amplo dos subsistemas da área. 

É um cargo bem comum nas empresas de pequeno porte, onde a equipe é menor e uma pessoa concentra as habilidades para fazer a gestão de RH.

Gestor de RH especialista

Já o gestor de RH especialista é uma pessoa que foca em alguns dos subsistemas do RH, como recrutamento ou departamento pessoal. Esse profissional possui um conhecimento aprofundado sobre as atividades que faz, tornando-se um especialista. É um cargo comum em empresas de médio e grande porte.

Por ser uma posição em que a excelência é um diferencial, o crescimento profissional é bem comum. É interessante que quem opta por seguir essa carreira faça cursos de gestão de RH para se aprofundar cada vez mais nas próprias tarefas. 

Qual é a importância da gestão de RH em uma empresa?

Após entender a origem da gestão de RH e o que faz o profissional dessa área, está na hora de compreender por que ela é importante no funcionamento de uma empresa. Você já deve ter percebido que o trabalho desses profissionais está muito ligado às pessoas, ajudando elas a alcançarem objetivos e resultados.

Pensando nisso, a gestão de RH traz benefícios para os colaboradores e a corporação como um todo. Confira aqui uma lista de vantagens que esse trabalho traz para as empresas:

1. Eficiência nas contratações

O recrutamento e a seleção de talentos é uma tarefa muito importante da gestão de RH. Com ferramentas como mapeamento comportamental, é possível selecionar os profissionais ideais para cada cargo em processos seletivos mais eficientes, alinhando as habilidades deles com a cultura organizacional da empresa.

2. Retenção de talentos

A gestão de RH promove atividades que valorizam a experiência dos colaboradores, como treinamentos, capacitações, benefícios e planos de carreira. Isso é essencial para o funcionamento da empresa, já que ajuda a reter os talentos e minimizar as taxas de turnover.

3. Melhora na produtividade e motivação da equipe

A motivação e a valorização do trabalho dos colaboradores estão entre as principais ferramentas da gestão de RH. É por meio disso que a área consegue engajar os profissionais nos processos da empresa e, por consequência, aumentar a produtividade e o rendimento das equipes.

4. Melhora no clima organizacional

Quando falamos em clima organizacional, referimo-nos a como o colaborador se sente no ambiente de trabalho e como ele se vê dentro da empresa. Uma boa gestão de RH promove atividades que despertam um sentimento de pertencimento, engajamento e satisfação na equipe.

Os softwares de RH são ótimos aliados para a gestão entender melhor o que os colaboradores precisam para se sentir confortáveis no ambiente de trabalho. As pesquisas de clima organizacional são um exemplo de ação voltada para isso.

5. Alinhamento dos objetivos corporativos

Alinhar os objetivos e as metas da empresa com a expectativa dos colaboradores é um passo muito importante para o sucesso. Por isso, a gestão de RH deve ter sempre uma comunicação aberta e transparente com os profissionais, por meio de ações como eventos internos, reuniões, integração de novos funcionários e feedbacks.

banner para baixar ebook sobre Recursos Humanos: o guia completo para quem quer apostar na área-gestão de rh

Conheça mais sobre o universo do RH!

Viu como a gestão de RH é muito importante para uma empresa? Então vamos para o próximo passo, acesse este conteúdo especial e descubra como se tornar um gestor de Recursos Humanos!