Gestão de recursos humanos: entenda o People Analytics e a Gestão Comportamental

Tempo de leitura: 5 minutos

Há algum tempo, o setor de recursos humanos ganhou um importante aliado estratégico: o People Analytics. Através dessa tecnologia, conseguimos não apenas coletar e analisar os comportamentos dos colaboradores, mas também recrutar os profissionais mais talentosos. Assim, você pode alinhar a equipe aos objetivos da empresa na gestão de recursos humanos!

Mas as possibilidades de uso do People Analytics vão muito além dessas! No RH, uma forma de usar essa ferramenta para trazer resultados realmente efetivos é aliando-a à gestão comportamental. Pensando nisso, produzimos este artigo em que te explicaremos melhor sobre essa ligação. Continue a leitura e saiba como potencializar o seu setor de Recursos Humanos!

Qual a importância de uma gestão de recursos humanos estratégica?

A atuação estratégica do setor de RH é fundamental para as empresas que querem desenvolver seus colaboradores e alcançar os melhores resultados de mercado. Ela tem o objetivo principal de ajudar os profissionais de recursos humanos a adquirirem conhecimentos, habilidades e ter atitudes voltadas a uma gestão de pessoas de alta qualidade.

Quanto mais inovador for o setor, maiores são as chances de alinhar a equipe de maneira adequada à organização, mas também de adquirir valorização tanto para o departamento de RH, quanto para os colaboradores em geral. Consequentemente, isso garante uma série de benefícios como veremos melhor a seguir!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é o People Analytics?

O People Analytics é uma ferramenta fundamental para diversas áreas. No RH, ele se refere ao processo que vai da coleta à análise de dados do comportamento dos colaboradores, tendo como principal objetivo a contribuição para a tomada de decisões do RH. O setor consegue não só antecipar tendências, mas também aprimorar estratégias ligadas ao perfil dos profissionais, tornando-os mais engajados, felizes e produtivos.

Para que o People Analytics possa ser aplicado na gestão de recursos humanos, são coletadas diferentes informações sobre o comportamento dos colaboradores. A ideia é ter um panorama sobre os perfis comportamentais da equipe.

A partir desses dados, você pode identificar causas de problemas, como a dificuldade de retenção de talentos e a queda da satisfação dos colaboradores, além de criar estratégias para melhorar a sua gestão de pessoas e a alta rotatividade!

O que é gestão comportamental?

gestão comportamental usa as informações sobre o comportamento e as competências dos colaboradores para desenvolver uma gestão de pessoas voltada a resultados. Com profissionais ideais nas funções certas, a comunicação correta com cada equipe e o desenvolvimento do autoconhecimento, é possível ter equipes de alta performance e diminuir custos com rotatividade na empresa.

Entre os benefícios de adotar a gestão comportamental estão um diálogo mais consistente entre gestores e colaboradores, equipe mais focada e melhor ação diante de problemas corporativos.

Como o People Analytics e a gestão comportamental podem trabalhar juntos?

Como você deve ter notado, People Analytics e gestão comportamental se aproximam bastante. É importante lembrar que hoje as possibilidades de atuação em relação à gestão de pessoas são muito maiores, especialmente porque o acesso a dados permite que a equipe de RH tenha respostas reais sobre a situação da organização.

O People Analytics funciona justamente como o braço tecnológico dentro da gestão comportamental. Através dele você pode identificar os padrões e os perfis que mais se adequam aos objetivos de cada setor.

Imagine, por exemplo, que a sua empresa tenha uma equipe de vendas com alguns profissionais de destaque e outros que têm dificuldades em fechar negócios. Usando a gestão comportamental e os dados de People Analytics, você consegue identificar e provar aos gestores da área quais comportamentos e competências interferem diretamente no sucesso de vendas.

Através dessas informações, você vai conseguir desenvolver treinamentos que adequados ao perfil da equipe, com o objetivo de melhorar a performance do grupo como um todo!

Mas esse modelo de gestão não visa apenas a implementação de ações corretivas. Mais do que isso, a gestão comportamental busca conhecer os potenciais de cada colaborador, suas habilidades e também limitações, promovendo feedbacks constantes.

A gestão comportamental também traz resultados positivos para o processo de recrutamento e seleção. Além de reduzir custos, a empresa consegue selecionar profissionais mais talentosos e que tenham o perfil necessário para desempenhar as funções essenciais para a vaga.

Outro aspecto impactado é o índice de turnover. A rotatividade de pessoal é um dos maiores problemas para as organizações, já que além de gerar enormes gastos, faz com que os gestores tenham que desenvolver treinamentos para alinhar os novos profissionais, o que leva tempo.

Através de uma gestão comportamental aliada ao People Analytics, você pode identificar o que promove a satisfação dos colaboradores e, a partir disso, estabelecer estratégias como benefícios mais atrativos e planos de carreira que os façam permanecer na empresa.

Como implementar a gestão comportamental por meio do People Analytics?

Para aplicar a gestão comportamental e o People Analytics em sua empresa, você pode contar com um sistema que faz o mapeamento de perfil dos seus colaboradores. Por meio de um questionário que leva cerca de 7 minutos, você consegue mais de 50 informações sobre o profissional! Além disso, você conta com diversas funcionalidades que vão otimizar os seus processos de RH e te ajudar a construir um setor estratégico e cada vez mais voltado a resultados!

E então, gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre o People Analytics e como aplicá-lo à sua empresa? Leia nosso artigo: Gerenciamento de pessoas com dados: o guia definitivo para o seu RH!

4.5 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adão Paulino Longafeca

Questouno o seguinte: porquê que o departamento do recursos humanos quando estão pray recrutar peasants muitos anos de experiências?

[…] People Analytics é uma das maiores tendências atuais em RH, e significa simplesmente fazer análises com os dados sobre pessoas para embasar decisões e coletar indicadores. Aliado à Metodologia DISC é possível, por exemplo, mapear diversos padrões importantes para a gestão de pessoas. […]

[…] pode ser diferente! Na era do big data, até mesmo a gestão de pessoas pode ser mensurável. O People Analytics é uma realidade cada vez mais presente nas empresas, se tornando uma tendência […]