O que é gestão de pessoas e como fazê-la?

Tempo de leitura: 4 minutos

Sabendo que as pessoas são o mais importante para trazer resultados positivos para a empresa, o modo como os profissionais são tratados, faz toda diferença em uma organização. Se você já pensou sobre o que é gestão de pessoas e como fazê-la, continue a leitura.

Por meio da gestão de pessoas é possível mostrar ao colaborador seu papel e importância na equipe, garantindo seu comprometimento com o objetivo maior, que é o da empresa. 

Nas organizações, muito se fala em gestão de pessoas e muitas pessoas até a confundem com o setor de RH, porém, existem algumas diferenças históricas e também em suas funções. Surgindo na década de 30 nas empresas, o departamento pessoal tem como foco questões burocráticas e trabalhistas em uma organização. Mas, o que é então a gestão de pessoas?

Durante esta leitura, você entenderá melhor este conceito, aprenderá algumas estratégias para implementá-la no ambiente empresarial e irá perceber o quanto ela impacta nos resultados da empresa. Não deixe de ler até o final!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Entendendo o conceito

A gestão de pessoas é definida por um conjunto de estratégias, baseadas na psicologia organizacional, que têm como objetivo valorizar o capital humano nas empresas. Ela trabalha o envolvimento, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. Mostrando a cada um sua importância na equipe, a empresa alcança melhores resultados. 

Impactando as empresas por meio da gestão de pessoas

Por meio do avanço da tecnologia na área de recursos humanos, o profissional de RH tem a sua mão várias ferramentas de análises e coletas de dados, o que permite a tomada de decisões e implantação de estratégias mais eficazes. Como por exemplo, informatização de processos seletivos, recolhimento e armazenamento de dados (big data), informações e planilhas com o armazenamento na nuvem.

Uma boa gestão de pessoas também precisa saber trabalhar os conflitos dentro das empresas. Melhorar a comunicação interna, dar feedbacks responsivos, motivar e engajar o colaborador para que ele priorize todos os objetivos da empresa, dos individuais aos coletivos. 

Com o RH se tornando mais estratégico e voltado para decisões, por meio da gestão de pessoas, colaboradores certos serão contratados para cada setor, diminuindo a rotatividade. Com a redução do turnover, a produtividade e eficácia irão aumentar, melhorando o clima organizacional e, consequentemente, melhores resultados serão obtidos para a empresa.

Colocando em prática

Por meio da gestão de pessoas, com alguns passos iniciais, é possível melhorar o clima organizacional e os resultados na empresa. Acompanhe!

Motivação

Não é tarefa fácil, porém, motivar o colaborador, é essencial na gestão de pessoas. Um profissional desmotivado, se desligará na primeira oportunidade, trazendo prejuízos financeiros, além de desvalorizar a marca da empresa.

Essa motivação vai além de bons salários e premiações. Um bom plano de carreira, investimentos em cursos e treinamentos, dentro ou fora da empresa, flexibilidade de horários como home office, são excelentes alternativas para motivar o colaborador.

Comunicação

Incentivar o diálogo entre os setores da empresa com os colaboradores, informações claras e acessíveis, são quesitos essenciais para quebrar hierarquias e fortalecer a organização. Algumas das alternativas para melhorar a comunicação são as reuniões de equipe, palestras, dinâmicas de grupo, entre outras. 

Informativos por escrito, sejam impressos ou por meio da internet, facilitam o compreendimento de informações importantes, evitando distorções. Sempre que possível também aplique feedbacks pois, eles direcionam o colaborador ao saber os pontos em que precisa melhorar. 

Trabalho em equipe

Fazer com que os colaboradores apoiem uns aos outros, também é fundamental na gestão de pessoas. Reuniões entre as equipes de setores que se complementam, incentiva o pensamento coletivo e pode trazer muitos benefícios nos resultados da empresa.

Criar momentos de descontração, também é fundamental. Happy hours, festas de alcance de metas ou encerramentos de semestres, entre outras, podem também trazer muito entrosamento entre os colaboradores. 

Esses foram alguns dos passos iniciais para uma boa gestão de pessoas. Estar sempre presente e acessível ao ouvir o que os colaboradores têm a dizer, estimular o desenvolvimentos dos mesmos por meio da participação em decisões e também comemorar suas conquistas, são fatores essenciais para o desenvolvimento do capital humano.

Gostaria de implantar a gestão de pessoas na sua equipe? Confira 5 livros que ajudará você na implementação e aprimore os resultados da sua empresa!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Everton Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Everton
Visitante
Everton

Excelente artigo