Descubra a importância da Gestão de Pessoas para ter sucesso na Black Friday

SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

A Black Friday é, com certeza, uma das datas mais importantes do varejo. Nesse período, as empresas estão focadas em aumentar as vendas e garantir ainda mais lucratividade. Mas será que sobra tempo para pensar na Gestão de Pessoas? Embora sejam um pouco negligenciadas nesta época do ano, as ações do RH podem ajudar (e muito) no alcance das metas. 

Neste material, vamos explorar um pouco melhor a relação entre a Gestão de Pessoas e o sucesso das vendas na Black Friday, mostrando como o RH pode contratar, treinar e motivar os talentos para garantir mais produtividade e desempenho. Confira a leitura na íntegra. 

Qual o papel da Gestão de Pessoas na preparação para a Black Friday?

A Gestão de Pessoas tem uma influência direta no sucesso e nos resultados de uma organização. Dessa forma, seu papel também é importante ao longo de datas especiais como a Black Friday. 

Para a equipe alcançar os resultados esperados pela empresa, ela precisa trabalhar em sintonia, com engajamento e objetivos alinhados. O RH, portanto, deve estar próximo ao time de vendas para entender o ânimo dos profissionais e se existem problemas que possam impactar negativamente na motivação dos colaboradores. 

Além disso, algumas funções do RH são primordiais para garantir que as vendas durante a Black Friday sejam satisfatórias. Algumas delas são:

  • Recrutar e selecionar os candidatos certos;
  • Treinar os profissionais;
  • Garantir uma comunicação interna eficiente;
  • Oferecer benefícios e incentivos;
  • Monitorar o clima organizacional;
  • Acompanhar a performance e corrigir gaps de forma contínua.  

Integrar o RH e o time de vendas é uma forma de influenciar positivamente nos resultados da estratégia, potencializando resultados e fomentando um relacionamento mais forte entre empresa e profissionais. 

Ebook Gestão de Pessoas e Black Friday

Como se preparar para a contratação de profissionais temporários?

Uma das principais tarefas do RH durante datas como a Black Friday é a contratação de profissionais temporários para auxiliar na alta demanda do time de vendas. 

Nesse contexto, é importante se preparar para planejar e executar um processo seletivo eficiente. A seguir, listamos algumas dicas do que considerar nesse momento e como conduzir o recrutamento da melhor forma, confira. 

Conheça a legislação 

Antes de iniciar um processo de contratação de temporários, é importante que o empreendedor conheça a legislação acerca dessa modalidade de contrato. Isso impedirá que ele sofra com problemas jurídicos e processos trabalhistas no futuro. 

O regime de contrato temporário é regulamentado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e conta com algumas características especiais em relação ao modelo tradicional. É importante destacar, contudo, que o empregado temporário tem os mesmos direitos de um colaborador efetivo. 

Dessa forma, ele deve dispor de:

  • Assinatura na carteira de trabalho;
  • Remuneração equivalente à recebida pelos colaboradores da mesma categoria;
  • Jornada de trabalho diária;
  • Horas extras, se houver;
  • Vale-transporte;
  • Férias proporcionais;
  • Repouso semanal remunerado;
  • 13º salário proporcional;
  • Depósito no FGTS;
  • Proteção previdenciária;
  • Seguro contra acidente do trabalho correspondente a 1/12 do salário;
  • Indenização caso seja demitido sem justa causa antes do término do contrato.

Esse modelo de contratação só pode ser realizado por intermédio de uma Agência de Trabalho Temporário, devidamente registrada na Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. Os contratos têm duração de 180 dias e podem ser prorrogados uma única vez por até 90 dias corridos. 

Identifique as prioridades

É importante que o time de RH se reúna com as lideranças para entender o fluxo de novas tarefas e identificar as prioridades de contratação para o período. Mapear as principais necessidades nesse momento, ajuda você a realizar contratações mais assertivas e alinhadas às expectativas do negócio. 

O ideal é analisar os diferentes setores com alguma antecedência, se baseando em experiências anteriores de datas sazonais. Dessa forma, será possível planejar todo o processo de recrutamento e seleção com mais tranquilidade. 

Estabeleça salários e benefícios atrativos

Pensar em salários e benefícios competitivos é importante para garantir boas contratações antes da Black Friday. 

Como vimos no tópico anterior, os salários e benefícios do trabalhador temporário devem ser iguais aos dos colaboradores fixos que exercem a mesma função dentro da organização. No entanto, é importante evidenciar os diferenciais que a empresa oferece quando for anunciar suas vagas, tornando-as mais atrativas no mercado.

Defina o perfil desejado

Por fim, é preciso definir o perfil de profissional que você precisa para suprir as demandas sazonais. É importante determinar quais habilidades técnicas e comportamentais serão úteis para cada função, elencando requisitos obrigatórios e desejáveis. 

Por exemplo, se seu time precisa trabalhar com determinada ferramenta para a gestão de tarefas do dia a dia, é interessante buscar por profissionais que já tenham alguma familiaridade com essa solução. 

Profissionais com boa capacidade de adaptação e conseguem lidar com a alta pressão e com metas são bastante indicados. Além disso, vale priorizar perfis dinâmicos, organizados e proativos. 

? Baixe grátis: Guia completo sobre recrutamento e seleção

Dicas de capacitação e treinamento para atender à demanda sazonal

Um time bem alinhado e integrado fará toda a diferença nos resultados da sua campanha, por isso, a Gestão de Pessoas precisa tirar um tempo para treinar e capacitar os colaboradores, tanto os temporários, quanto os fixos. Confira algumas dicas para garantir uma equipe preparada. 

Alinhe metas e objetivos

O planejamento da campanha é essencial para que sua empresa venda mais na Black Friday, mas não basta que as lideranças saibam como tudo acontecerá, essas informações precisam ser compartilhadas com o time

Dessa forma, converse com os colaboradores e esclareça o tempo de duração da campanha, quais serão os descontos, entre outras informações. Além disso, alinhe as metas de vendas e os objetivos de cada ação, para garantir que todos estejam cientes do aumento da demanda.

Forneça treinamento sobre produtos e serviços

É importante que os novos colaboradores, assim como os antigos, tenham total conhecimento sobre os produtos e serviços comercializados pela empresa e que consigam tirar dúvidas e prestar um atendimento eficiente. 

Assim, o primeiro treinamento que deve ser oferecido é justamente esse. Além disso, é importante apresentar a empresa aos colaboradores temporários, expondo os valores, o posicionamento da marca e a cultura organizacional. 

Capacite o time de atendimento

O time de atendimento precisa de uma atenção maior quanto à capacitação. Afinal, eles serão os porta-vozes da marca ao longo de toda a campanha. Vale a pena investir em cursos e treinamentos voltados para a abordagem de clientes, além de focar em uma boa comunicação e no uso correto da linguagem. 

Os colaboradores responsáveis pelo atendimento devem ser capazes de construir mensagens coerentes e gramaticalmente corretas, além de serem educados e cordiais. Assim, é extremamente importante alinhar o tom de voz para evitar problemas e confusões.

Potencialize os talentos que você já tem

Cada profissional é único e tem suas próprias qualidades e pontos fortes. Sendo assim, é válido potencializar os talentos individuais, garantindo que a empresa conseguirá aproveitá-los ao máximo. 

Se um vendedor tem mais experiência e afinidade com determinado produto, por exemplo, isso provavelmente fará com que ele tenha mais entusiasmo na hora de apresentá-lo a um cliente. 

Assim, tente mapear junto aos gestores, os pontos fortes de cada profissional para pensar em estratégias que destaquem essas habilidades. Entre as competências mais importantes para profissionais de venda, podemos citar:

  • Carisma;
  • Empatia;
  • Iniciativa;
  • Persuasão;
  • Otimismo;
  • Persistência. 

Nova call to action

Formas de motivar a equipe em momentos de alta pressão

Sabemos que o período da Black Friday pode ser bastante estressante por conta do aumento de demanda e da pressão por resultados. Mas como fazer com que os colaboradores vistam a camisa e se mantenham motivados durante a campanha? 

A seguir, reunimos algumas dicas que podem ajudar a levantar a moral da equipe. 

Defina metas e incentivos

As metas e incentivos são ferramentas muito úteis para engajar os colaboradores a melhorarem seu desempenho. No entanto, elas devem ser pensadas com cautela, para não gerarem um efeito contrário. 

Metas inalcançáveis e pouco palpáveis, por exemplo, podem acabar fazendo com que os profissionais fiquem desmotivados. Assim, é importante estabelecer objetivos que não sejam fáceis nem difíceis demais, que tenham prazos e que sejam desafiadores. 

Definir incentivos a cada meta batida também é uma boa estratégia. Nesse caso, nem sempre o dinheiro é a única opção de bonificação. O RH também pode considerar conceder folgas, créditos a mais no vale-refeição, cupons em aplicativos de delivery, entre outros. 

Reconheça os esforços

Também é preciso reconhecer os esforços dos colaboradores durante esse período tão sobrecarregado. Mostrar que o time é importante, que a empresa valoriza o esforço de cada um é uma forma de aumentar o sentimento de pertencimento e a motivação do time. 

Uma forma de criar esse clima de reconhecimento é pensar em um kit especial para a equipe entrar no clima. A empresa pode fornecer camisetas com a identidade da marca ou frases divertidas sobre o evento, garrafinhas, canetas e outros acessórios temáticos. 

Incentive a cooperação

É normal que esse tipo de evento acabe gerando um clima competitivo na empresa, mas é primordial manter essa competitividade em um nível saudável, para evitar que os profissionais acabem adoecendo a longo prazo. 

Assim, a dica é sempre incentivar a cooperação e o trabalho em equipe, mostrando que somar esforços e habilidades é uma forma de potencializar os resultados de todos.

Cuide das equipes em plantões

Algumas organizações acabam utilizando plantões de atendimento e vendas durante a Black Friday, ou seja, os colaboradores precisam ficar além do horário de trabalho nesse dia. 

Se esse for o caso da sua empresa, lembre-se de se certificar de que os profissionais estarão em situação confortável, com alimentação disponível e intervalos regulares. Pensar em um buffet com cardápio variado para almoço, lanches e jantar, por exemplo, é uma forma de tornar as horas extras mais gostosas e os colaboradores mais animados. 

Faça a gestão do estresse

A Black Friday é um período desgastante para os colaboradores e, nem sempre, eles conseguem lidar bem com toda a pressão que envolve a campanha. Sendo assim, o RH deve se esforçar para manter o clima organizacional o mais saudável possível. 

Criar um ambiente festivo e animado, comemorando cada meta batida, por exemplo, é uma boa forma de descompressão. Além disso, é possível programar happy hours e momentos de descontração entre os plantões. 

As lideranças também devem ser bem treinadas, para atuarem de forma humanizada, sem pressão excessiva sobre o time. Assim, incentive a empatia e a compreensão. 

Ferramentas e recursos para otimizar a Gestão de Pessoas

Algumas ferramentas e tecnologias podem ajudar o RH e os empreendedores a garantirem uma Gestão de Pessoas muito mais eficiente durante a Black Friday. Confira as principais. 

Softwares de recrutamento

Os softwares de recrutamento ajudam a otimizar e agilizar todo o processo de recrutamento e seleção de temporários, garantindo que as decisões sejam tomadas de forma mais assertiva e rápida para suprir a demanda sazonal. 

Plataformas de treinamento online

Para capacitar os novos colaboradores, a empresa pode utilizar plataformas de treinamento online, que possibilitam uma aquisição de conhecimento mais flexível, inclusive em organizações que contam com colaboradores em diferentes pontos do país. 

Ferramentas de mapeamento comportamental

Conhecer as habilidades e o perfil comportamental dos colaboradores é uma forma de potencializar talentos e extrair o melhor de cada um deles. Uma ferramenta que pode auxiliar nesse diagnóstico é o mapeamento de perfil comportamental. Com ele, é possível levantar pontos fortes e pontos de melhoria de cada um, construindo equipes de alta performance. 

Recursos de comunicação corporativa

Por fim, é válido investir em ferramentas e recursos de comunicação interna, como a intranet e as redes sociais corporativas. Com elas, é possível alcançar todos os colaboradores e transmitir mensagens de forma mais direta, sem ruídos. Isso ajudará a alinhar expectativas e metas e a manter todos por dentro das novidades da campanha. 

As ações de Gestão de Pessoas podem contribuir para que os resultados da Black Friday sejam ainda mais expressivos. Não se esqueça que os colaboradores são a principal força de trabalho de qualquer negócio, por isso, eles devem ser priorizados para que você alcance os objetivos que deseja. 

Quer conquistar resultados ainda mais estratégicos? Conheça a gestão comportamental e entenda definitivamente como ela pode impactar a sua empresa. 

Baixe nosso material gratuito. 

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima