O que é gestão de metas e como aplicar na sua empresa para melhores resultados

Tempo de leitura: 9 minutos

Qual o segredo das empresas que conseguem bater suas metas e crescer de forma consistente? Ainda, por que outras ficam estagnadas, apesar de trabalharem com afinco? A resposta está na gestão de metas

Por mais que elaborar objetivos para as equipes e para o negócio seja um processo difícil para muitos gestores, é ela quem auxilia as empresas a alcançarem resultados. 

Neste conteúdo, você aprenderá o conceito de gestão de metas, qual sua importância e os benefícios para a empresa e para os colaboradores. Além disso, para colocar em prática, mostraremos a maneira de efetivá-la de modo descomplicado. 

O que é gestão de metas

Em latim, a palavra “gestão” significa “ação de administrar”. Logo, fazer gestão em uma empresa significa administrar os recursos existentes. Esses recursos são representados por três variáveis aplicadas no planejamento estratégico da empresa: tempo, dinheiro e pessoas

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Nesse sentido, a gestão de metas administra esses recursos, buscando excelência nas tarefas. Consequentemente, ajuda a alcançar os objetivos definidos pela organização. Para tanto, ela deve estar presente desde o planejamento até a implementação e controle das etapas. Assim, será possível corrigir desvios e direcionar as equipes para os resultados esperados. 

Importância da gestão de metas

Estabelecer metas inteligentes, tangíveis e desafiadoras é importante para estimular os colaboradores da empresa. Dessa forma, as equipes se sentem motivadas para atingirem os objetivos e fazem isso com determinação e engajamento

Benefícios da gestão de metas para a empresa

É bastante comum, no contexto empresarial, que nem todos os colaboradores compreendam as estratégias de negócio ou o que a organização espera deles. Em geral, isso acontece quando os objetivos da empresa não estão alinhados com os objetivos pessoais dos colaboradores. 

A seguir, confira os principais benefícios da gestão de metas para a empresa. 

Crescimento da margem de lucro

Quando os colaboradores conhecem os objetivos da empresa e sabem que eles estão alinhados com suas metas profissionais, executam suas funções com mais eficiência, aumentando a produtividade

Assim, se a empresa produz mais, aumenta sua margem de lucro de forma orgânica. Dessa forma, quando a organização está engajada e trabalhando em conjunto, a oportunidade de atingir os objetivos estabelecidos é real. 

Aqui, a gestão de metas é importante para manter a chama acesa entre os times, uma vez que eles conhecem suas metas e podem vê-las se concretizar. Logo, o trabalho em equipe, o sentimento de pertencimento e a noção da responsabilidade reforçam no colaborador a vontade e a expectativa de começar e concluir seus objetivos. 

Capacidade de executar estratégias da empresa com mais agilidade

Alinhar os objetivos da organização aos dos colaboradores permite que o grupo adquira a capacidade de executar as estratégias com maior precisão e em menor tempo. Isso é possível porque as lideranças destinam os recursos financeiros com mais eficiência e direcionam bem as equipes para alcançar as metas. 

Em resumo, os gestores compreendem com clareza as responsabilidades exigidas para atingir cada meta e se concentram em tarefas e projetos específicos. Dessa maneira, conseguem direcionar as equipes para o que realmente importa: os objetivos reais da empresa. 

Redução do turnover

Colaboradores alinhados com as metas da organização e engajados são mais produtivos. Consequentemente, trabalham mais comprometidos e sentem-se parte do negócio. Esse cenário contribui para a redução e controle do turnover, ou seja, a rotatividade das pessoas na empresa. 

Por esse motivo a gestão de metas é tão importante. Já que ela permite que o colaborador consiga visualizar qual é seu papel nas conquistas da organização. Assim, ele sabe que seu trabalho gera resultados. 

Outro ponto positivo da aplicação de um modelo de gestão é a criação de um programa de incentivos, que servirá para reconhecer talentos e valorizá-los. 

como diminuir a rotatividade

Benefícios da gestão de metas para o coaching

O consultor, contratado para auxiliar o desenvolvimento pessoal ou profissional dos colaboradores, ou seja, o coach, também tem vantagens quando utiliza a gestão de metas. 

Identifica a necessidade de treinamentos

Identificar e compreender necessidades de treinamento para as equipes de trabalho é uma tarefa realizada internamente e de maneira integrada. Nesse sentido, o coach pode ajudar no processo.

Algumas ações práticas, utilizadas para fazer um levantamento da necessidade de treinamentos, são:

  • avaliações de desempenho;
  • avaliações técnicas;
  • observação;
  • aplicação de questionários;
  • solicitações das áreas de trabalho;
  • reuniões;
  • relatórios, análises e descrições de cargos;
  • entrevistas de desligamento. 

Melhora a comunicação entre gestores e colaboradores

Invariavelmente, pode acontecer de um gestor não se sentir tão próximo do colaborador quanto gostaria. Nesses casos, o coach se vale da gestão de metas para melhorar a comunicação entre as partes. Os benefícios da comunicação eficaz são muitos. Conheça alguns:

  • assertividade nos processos;
  • engajamento e motivação dos colaboradores;
  • diminuição dos pontos de conflito;
  • melhora do clima organizacional.

Melhora a autoestima dos colaboradores

Profissionais com baixa autoestima têm sua rotina de trabalho diretamente afetada. Isso acontece porque o colaborador passa a acreditar que não é capaz de realizar suas tarefas, resultando em frustração e procrastinação. 

A consequência é a baixa produtividade, pois ela está diretamente ligada à autoestima dos funcionários. Nesses casos, o coach pode apostar na gestão de metas para situar o colaborador no contexto da empresa.

A ação passa por fortalecer a autoconfiança e definir metas reais e atingíveis. Gradualmente, o profissional acredita em si mesmo e no seu potencial para fazer funcionar a engrenagem da organização. 

Banner-Coach

Benefícios da gestão de metas para os profissionais

A gestão de metas não traz benefícios somente para a empresa. Os profissionais envolvidos nos processos também conquistam vantagens com a aplicação desse método. Confira!

Estímulo para as equipes de trabalho

Quando os colaboradores sabem onde a empresa quer chegar e o que fazer para atingir resultados, o trabalho de cada um tem um propósito. É como se as equipes tivessem uma direção certa a ser seguida. 

Para isso, as organizações podem criar estratégias para induzir (e motivar) seus colaboradores na conquista dos objetivos. Há muitas maneiras de se fazer isso, mesmo naquelas empresas onde o orçamento é limitado. 

Alguns modos de incentivar têm gasto zero ou custam muito pouco. A exemplo, podemos citar: estabelecer um dia de folga remunerada, uma vaga exclusiva no estacionamento da empresa ou reconhecimento público diante dos colegas de trabalho. 

Incentivo para o espírito de equipe

O capital humano é a base para o crescimento da organização. Trata-se de pessoas que, embora diferentes, seguem juntas para atingir resultados comuns. Por isso, sem espírito de equipe e união entre os colaboradores, é possível que os objetivos não saiam do papel. 

Mas metas reais e atingíveis dão direção ao negócio, além de senso de urgência e propósito ao trabalho. Esses fatores influenciam diretamente na união das equipes e no comprometimento dos profissionais que atuam na empresa. Como resultado, percebe-se forte união, comprometimento e espírito de equipe. 

banner capital humano

Como fazer a gestão de metas

Para fazer uma gestão de metas que realmente funcione e conquiste resultados para a organização, elencamos alguns passos. 

Planejamento das metas

A falta de planejamento não contribui para o crescimento de uma organização. Em muitas empresas, o momento de planejar é ignorado ou mal desenvolvido. Como consequência, os gestores criam metas difíceis de atingir e acabam desestimulando as equipes. 

Para evitar esse problema, há fatores que devem ser observados ao estabelecer metas para a empresa, como serem:

  • específicas;
  • mensuráveis;
  • alcançáveis;
  • relevantes;
  • temporais.

Esses fatores, originalmente em inglês, formam o padrão SMART (Specific, Mensurable, Attainable, Relevant e Time-based). 

Portanto, para ter sucesso na etapa de planejamento voltado à gestão de metas, evite que elas sejam genéricas demais, acompanhe o progresso, considere que devam ser realistas e relevantes. 

Ainda, tudo isso deve acontecer de acordo com cronogramas claros e bem definidos. De preferência, pensados para curto, médio e longo prazo. 

Implementação das metas

Este não é o principal passo, mas é tão importante quanto o primeiro. Uma implementação mal executada pode prejudicar todo o processo. A responsabilidade nessa etapa começa com os gestores, que devem comunicar as equipes sobre novas metas e dirimir dúvidas.

Essas ações podem garantir que os colaboradores compreendam o que foi decidido e assumam o compromisso com as tarefas. 

Um bom momento para fazer isso? Organize uma reunião com sua equipe, explique detalhadamente quais metas são importantes e porquê serão implementadas. Para fechar essa etapa com sucesso: ofereça recompensas ou vantagens para engajar ainda mais os times e atingir os resultados esperados. 

Acompanhamento e controle das metas

Depois de planejar e implementar metas, chegou o momento de acompanhar o desempenho dos envolvidos. Esse passo é fundamental na gestão de metas, principalmente para evitar que o interesse dos colaboradores se dilua e fique de lado.

Acompanhar de perto significa oferecer feedbacks constantes, sinalizando às equipes sobre como está sendo trilhado o caminho que leva até os objetivos. Os esforços estão sendo suficientes? Os colaboradores estão se aproximando ou ainda estão distantes das metas?

Para refletir sobre esses questionamentos, vale realizar novas reuniões para discutirem, em conjunto, o que pode ser feito para qualificar o desempenho e garantir o êxito da tarefa. 

Agora que você conhece o conceito e como aplicar a gestão de metas, percebeu o quanto ela está ligada ao fator humano nas empresas? Por isso, é fundamental investir nas pessoas, pois elas são a melhor ferramenta para levar a organização aos resultados. Que tal aprender como formar e manter equipes de alto desempenho, capazes de produzir muito mais em menor tempo?

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments