Gestão da qualidade: saiba como implementá-la em sua empresa!

Tempo de leitura: 8 minutos

Com certeza, uma das maiores preocupações dos diretores de uma empresa é que os seus clientes estejam satisfeitos com o serviço ou o produto que consomem. Afinal, é isso que vai ditar o sucesso ou não do negócio! Mas para manter a sua organização no mercado e conseguir resultados positivos, você não deve prestar atenção somente ao que é entregue no momento da venda. É fundamental que você se atente a todos os processos da sua empresa!

Isso é o que diz a gestão da qualidade total, uma filosofia gerencial que surgiu na década de 1950 e que não é apenas um diferencial, mas fundamental para as empresas atualmente. Quer entender o que é isso e como aplicar a gestão da qualidade em seu negócio? É só continuar a leitura do artigo de hoje!

Entendendo o conceito de gestão da qualidade total

Como falamos, a gestão da qualidade total surgiu em 1950 como uma nova filosofia gerencial. Ela fala sobre o uso de técnicas, conceitos e métodos para que a qualidade seja um conceito aplicado em todo o sistema organizacional. Mas ela já vinha sendo estudada há muitos anos. Os sistemas baseados no conceito de qualidade começaram a ser construídos e introduzidos nas empresas pelo menos desde 1930.

Diferente dos estudos anteriores, a gestão da qualidade total representou um marco em que o foco de análise passou do produto para todo os processos da empresa. A primeira empresa a empregar essa filosofia foi a Toyota, no Japão, que adotou um sistema mais flexível de produção em que os empregados não desenvolviam apenas uma atividade.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Essa nova filosofia exigiu uma mudança na postura em relação à empresa. Isso porque se exige um maior empenho com o trabalho, já que a responsabilidade com a qualidade não é mais apenas de um setor e passa para todas as áreas da empresa.

Ao adotar a gestão da qualidade total, você acredita na capacidade das pessoas de resolverem os problemas no momento e no local que eles ocorrem. Com isso, as estruturas das empresas se tornaram mais descentralizadas e as relações internas mais participativas. As pessoas estão mais abertas para a criação e contam com metas a serem cumpridas, o que aumenta a produtividade dos negócios e estimula a inovação.

É por isso que no início dissemos que a gestão da qualidade total agora é fundamental para a sobrevivência e o sucesso das organizações! Com um mercado que corre cada vez mais rápido e é bombardeado por novidades a todo momento, você não pode ficar para trás. Aplicar ferramentas para a melhoria dos processos do seu negócio, das ferramentas de trabalho, dos serviços ou produtos que você oferece e de todos os aspectos que envolvem a sua organização é essencial para que a empresa alcance bons resultados.

E para cuidar da administração da empresa ao longo de todo o seu sistema – um dos conceitos básicos da gestão da qualidade total -, você precisa contar com o empenho e engajamento dos colaboradores de todos os setores.

Por isso, hoje vamos focar na solução para você garantir que tem os colaboradores ideais nas vagas certas em sua empresa. Assim, você garante o comprometimento dos profissionais na busca contínua por melhorias e também trabalha para alcançar o potencial máximo de produtividade da sua organização!

Aplicando medidas para a gestão da qualidade em sua empresa

Você já ouviu falar em Gestão Comportamental? Se não, aqui vai um resumo: é uma estratégia que tem como objetivo usar as informações sobre os comportamentos dos profissionais em sua empresa para garantir uma gestão de pessoas realmente eficiente e de qualidade.

E o que ela tem a ver com a gestão da qualidade? Bom, é simples: através da Gestão Comportamental você tem dados para adotar as melhores práticas relacionadas à gestão de pessoas em sua empresa. Isso, inclusive, cumpre um dos principais conceitos dessa filosofia gerencial: tomar decisões com base em fatos e dados concretos.

É fácil: você vai se basear no perfil comportamental dos profissionais para selecionar os que vão atender às necessidades da sua empresa e reposicionar os colaboradores que poderiam estar ganhando mais em qualidade ao desenvolver outras atividades.

Dessa maneira, você ganha nos indicadores da sua equipe de Recursos Humanos, já que os colaboradores estarão satisfeitos no trabalho e isso impacta em diversos outros índices, como a taxa de rotatividade e produtividade, por exemplo. Além disso, o seu setor de RH deixa de ser subjetivo e passa a ter dados concretos para trabalhar, o que traz ferramentas para orientar as lideranças e adotar medidas para engajar as equipes na busca de soluções inovadoras.

Mas não é só isso! Quando a gente se conhece, fica muito mais fácil potencializar as nossas capacidades e trabalhar de forma positiva as que precisamos desenvolver, certo? Conhecendo a si mesmos através da análise de perfil comportamental, os seus colaboradores podem focar no que devem progredir e, assim, evoluir as suas competências!

Descobrindo a solução ideal

Você sabia que é possível conhecer mais de 50 informações sobre o perfil comportamental do seu colaborador em apenas 7 minutos? Usando a ferramenta ideal, você consegue os dados necessários, gera relatórios e ainda otimiza diversos processos relacionados à gestão de pessoas de maneira simples e rápida.

Para você adotar a Gestão Comportamental de forma eficiente em sua empresa, nós desenvolvemos o Solides Gestão. Ele é a solução para você desenvolver a gestão da qualidade em seu RH, o que vai gerar impactos em todo o sistema da sua empresa.

Confira alguns dos processos que vão melhorar a qualidade – e muito! – através do uso de uma ferramenta para a Gestão Comportamental.

Recrutamento e Seleção

Como já falamos, para ter colaboradores engajados e comprometidos com os resultados da sua empresa, é fundamental contar com profissionais que se adequam às necessidades da sua empresa, da equipe em que atuam e que estão na função certa.

Esse é um ponto essencial a ser considerado para ter um processo de recrutamento e seleção realmente eficiente e de qualidade. Usando o Solides Gestão, você ou os responsáveis pelo processo seletivo em sua empresa conseguem fazer a análise de perfil comportamental dos candidatos a uma vaga, gerando informações que permitem um conhecimento profundo sobre o comportamento e as habilidades dos profissionais. Assim, é possível selecionar os profissionais que melhor se adequam ao que aquela função precisa.

Você sabia que o Brasil é o país em que os processos seletivos têm o maior tempo de duração? São quase 40 dias! É claro que isso impacta negativamente no restante da empresa: a equipe perde em produtividade sem um colaborador, os custos para o processo de recrutamento ficam mais alto e por aí vai.

Mas com a ferramenta de Gestão Comportamental ideal, além da contratação ser muito mais assertiva, você também reduz a duração do processo seletivo pela metade! Dessa forma, esse processo ganha em qualidade e ainda gera resultados positivos para todos os demais setores da empresa.

Comunicação interna

Para ter colaboradores engajados em ter processos cada vez melhores, você precisa que eles estejam comprometidos com o negócio. Isso só é possível se todos estiverem alinhados aos mesmos objetivos da sua empresa – e, para isso, você precisa fazer com que os colaboradores entendam as informações que você, a equipe de gestão de pessoas e as demais lideranças da empresa transmitem.

Por esse motivo, estabelecer uma comunicação interna eficiente com os seus colaboradores é fundamental para a gestão da qualidade! Mas como fazer isso?

Conhecendo o perfil comportamental das equipes, é possível saber a melhor forma de se comunicar com elas para que a informação seja bem compreendida e recebida de forma favorável.

Treinamentos

Outro ponto fundamental para ter processos cada vez melhores e mais eficientes, é identificar as necessidades de qualificação dos colaboradores e promover treinamentos com as equipes.

Mas para desenvolver treinamentos que trazem resultados reais, você e o time responsável precisam planejá-los de acordo com o perfil comportamental das equipes. Assim, você consegue desenvolver dinâmicas, atividades e a comunicação ideal para estimular os colaboradores a terem uma participação ativa e realmente fixarem o conteúdo.

Agora que você já conhece a importância da gestão da qualidade para a sua empresa, que tal usar o Solides Gestão gratuitamente por 14 dias e saber na prática quais são os benefícios dessa solução para a sua empresa? É só clicar aqui!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of