Gestão Comportamental para consultores de RH: Entenda sua aplicação

Tempo de leitura: 9 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Você atua como consultor de RH, mas ainda tem dificuldade de trazer resultados tangíveis para as empresas clientes? Apostar em uma gestão de pessoas focada em soft skills pode ser a solução para uma atuação mais estratégica. Nesse sentido, a gestão comportamental para consultores de RH é uma ferramenta importante para mapear perfis e conhecer a fundo cada equipe de uma organização.

Neste post, explicamos melhor como essa estratégia pode ajudar em cada um dos processos realizados pelo consultor de RH e como você pode implementar a gestão comportamental nas empresas para as quais presta serviços. Tem interesse no assunto? Então, é só continuar a leitura!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que faz um consultor de RH?

A consultoria é um serviço prestado por um profissional ou empresa de RH com o objetivo de levantar as necessidades do cliente e indicar melhorias. Dessa forma, tem-se o auxílio de um especialista, que conseguirá identificar problemas e soluções, desenvolver, implantar e viabilizar projetos para uma melhor gestão de pessoas.

Nesse caso, o consultor de RH pode atuar em todos os processos do setor, no entanto, é mais comum que o profissional esteja focado em demandas específicas A seguir, listamos algumas delas.

Recrutamento e seleção

O consultor de RH pode ser de grande ajuda para gestores que não sabem ao certo como realizar processos de recrutamento e seleção. Dessa forma, esse tipo de profissional tem conhecimento de mercado suficiente para definir os requisitos e soft skills necessárias para cada vaga, realizando todo o processo seletivo de forma mais eficiente.

Desenvolvimento de talentos

Outra função exercida pelo consultor de RH é o desenvolvimento de talentos. Aqui, esse profissional pode ajudar as organizações a montar seus planos de desenvolvimento com foco nos objetivos buscados, além de auxiliar em todo o processo de upskilling e reskilling.

Identificação de pontos de melhoria no clima organizacional

Um bom clima organizacional é fundamental para que os colaboradores consigam atuar com produtividade e eficiência. Assim, qualquer ruído ou crise no ambiente empresarial pode impactar de modo direto nos resultados da organização.

Nesse cenário, o consultor de RH pode ser o personagem certo para identificar conflitos e pontos de melhoria, além de criar planos de ação para garantir um ambiente mais saudável e que proporcione qualidade de vida à equipe.

Gestão estratégica de pessoas

Outro papel importante que pode ser desempenhado pelo consultor de RH é a gestão estratégica de pessoas, buscando um capital humano mais evoluído e alinhado com os objetivos da organização. Assim, esse profissional consegue analisar todo o quadro de colaboradores e integrá-lo ao planejamento estratégico do negócio.

ebook gestão de talentos

O que é a gestão comportamental?

Trata-se de uma gestão de pessoas que utiliza como foco os perfis comportamentais e o modo como os indivíduos reagem a diferentes situações cotidianas. Esse tipo de mapeamento possibilita uma definição de cargos mais precisa, além de contribuir diretamente para a eficiência de processos seletivos. Isso porque, é possível buscar por profissionais alinhados com as características necessárias.

De acordo com o modelo, existem 4 perfis comportamentais distintos, que traduzem como cada pessoa reage a estímulos, além de mostrar seus pontos fortes e pontos de melhoria. Agora, vamos explicar melhor cada um desses perfis.

Analista

O perfil analista tem como característica a excelência e a qualidade em tudo o que faz. Trata-se de pessoas bastante exigentes consigo mesmas e, para garantir entregas com a máxima qualidade, podem demorar mais do que os demais na conclusão de tarefas. 

Além disso, gostam bastante de estudar e aprender coisas novas, no entanto, tendem a se recolher em situações de conflito e estresse.

Comunicador

Esse perfil é expansivo e tem facilidade em trabalhar em grupo e estabelecer conexões. Por isso, são vaidosos e têm certa dificuldade em receber feedbacks negativos. No entanto, são excelentes profissionais para cargos de mentoria e ensino, além de conseguirem manter o time motivado e unido.

Assim, o ponto para melhorar fica por conta da organização e foco. Mas precisam ser cobrados de forma mais incisiva em relação a prazos.

Planejador

Aqui, temos um perfil mais calmo e centrado, contudo, não gosta muito de mudanças ou surpresas e prefere ambientes controlados. Esse tipo de profissional não se dá muito bem em cargos dinâmicos e acaba ficando improdutivo e insatisfeito quando algo interfere em seus planos.

Por outro lado, são bastante empáticos e preferem avaliar as situações sob diferentes perspectivas, sempre buscando soluções que gerem menos impacto à equipe e à organização.

Executor

Por fim, o perfil executor é aquele que se dá melhor em cargos de liderança. Uma vez que são profissionais fortes e competitivos, que se sentem motivados por desafios, buscando sempre por crescimento. 

Ainda, tem dificuldades de lidar com pessoas muito lentas e centradas. Por conta do dinamismo e impaciência, podem agir de forma impulsiva, atropelando planejamentos e análises.

ebook mapeamento comportamental com a sólides

Quais as vantagens da gestão comportamental para consultores de RH?

Existem inúmeros benefícios da gestão comportamental para consultores de RH, isso porque, esse tipo de abordagem facilita os processos realizados para a organização, garantindo resultados tangíveis. Confira algumas das vantagens de investir nessa estratégia.

Processos seletivos mais eficientes

Um dos processos que mais se beneficia da gestão comportamental é o de recrutamento e seleção. Já que, com base nos perfis, é possível conhecer melhor os candidatos antes de integrá-los à equipe.

Além disso, o consultor consegue realizar uma análise do time e perceber quais soft skills e habilidades são complementares e devem ser buscadas para preencher as vagas em aberto.

Montagem de times de alta performance

Todos os perfis comportamentais são importantes para os bons resultados de uma empresa e, aproveitando os melhores talentos em cada perfil, é possível construir um time de alta performance, buscando os profissionais de acordo com a necessidade da organização, desde o processo seletivo.

Desse modo, o consultor consegue avaliar quais profissionais são mais indicados para cada posição, além de entender os pontos que devem ser desenvolvidos em cada indivíduo para que os times funcionem com mais produtividade.

Gestão e avaliação de desempenho

Por meio da gestão comportamental, é possível realizar análises e relatórios de desempenho constantes, monitorando resultados de toda a equipe. Com base nisso, e considerando os perfis comportamentais, pode-se analisar de forma mais estratégica as possíveis falhas, promovendo uma melhoria constante.

Melhora no clima organizacional

Um bom clima organizacional é determinante para garantir a motivação e a produtividade dos colaboradores. Assim, realizando uma boa gestão comportamental, o consultor de RH consegue utilizar os pontos de cada colaborador como ferramenta de melhora, criando um ambiente mais colaborativo, com uma equipe que atua junta na resolução de problemas.

Como o consultor pode implementar a gestão comportamental?

Até aqui, você já entendeu o que é a gestão comportamental e como ela pode auxiliar o consultor de RH. Mas afinal, como é possível colocar esse modelo em prática? A seguir, listamos alguns passos que podem ajudar.

Mapeie as equipes atuais

O primeiro passo que o consultor deve tomar é entender o cenário atual da organização. Para isso, é importante mapear o perfil comportamental das equipes e entender quais características predominam em cada uma. A ideia é compreender, de forma geral, como os colaboradores interagem entre si.

Alinhe o perfil desejado

Agora que você já sabe quais os perfis predominantes em cada equipe, é preciso realizar um alinhamento em relação às expectativas. Para tanto, entenda como deve ser a construção de cada time e quais características são necessárias para que, combinadas com os perfis existentes, tornem a equipe mais produtiva e eficiente.

Utilize ferramentas de mapeamento comportamental

Para que a gestão comportamental seja realizada de maneira eficiente, é fundamental contar com ferramentas de mapeamento. Esse tipo de sistema permite que os indivíduos sejam analisados de forma rápida, prática e segura, gerando um banco de dados importante para que o consultor consiga atuar de modo estratégico.

banner do ebook tudo sobre o profiler

Como o Profiler pode ajudar?

O Profiler é uma ferramenta robusta e poderosa que auxilia no mapeamento de perfis comportamentais, identificando informações importantes para uma gestão de pessoas mais estratégica.

Com a ferramenta, é possível definir perfis em menos de 5 minutos, gerando relatórios completos e detalhados que trazem mais de 50 informações e demonstram como o indivíduo se relaciona e reage a diversas situações do cotidiano.

Logo, o Profiler pode auxiliar diretamente o consultor de RH, fornecendo insights e dados tangíveis que ajudam na tomada de decisões, tanto para processos de recrutamento e seleção quanto na gestão de pessoas no dia a dia da organização.

Esse tipo de mapeamento é decisivo para possibilitar que o consultor atue de modo mais estratégico, entendendo limitações e potenciais de cada time e estabelecendo diretrizes para traçar planejamentos que possibilitem o alcance de metas.

A gestão comportamental para consultores de RH é um método de gestão de pessoas essencial para que o profissional consiga atuar de forma estratégica, trazendo resultados reais para as empresas que a contratam. Por meio dela, é possível mapear perfis comportamentais e entender quais pontos devem ser valorizados e desenvolvidos para que cada equipe consiga atuar com mais produtividade e excelência.

Agora que você já sabe como a gestão comportamental pode ajudar os consultores de RH, baixe nosso e-book e descubra como elaborar um PDI com a Sólides.

3 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments